Autor Tópico: Os problemas do foco híbrido/contraste  (Lida 739 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Online: 05 de Dezembro de 2018, 13:57:58
Creio que, ainda, seja pouco conhecido/comentado.

Por isso abri aqui.

O foco híbrido escolhe por software, se ele utilizará o contraste ou microscópicos pontos de Phase.

É necessário porque os pontos de Phase, na Mirrorless, são muito pequenos (eles precisam ficar entre os pixels ou, o mais comum, matam pixels, ficando no lugar deles e são, portanto, em torno do mesmo tamanho). Nas DSLR, os Phase são mais de 200x maiores e isto não acontece.

Deu preguiça de procurar meus arquivos e peguei essas fotos na net mesmo.

Esse problema acontece comigo em torno de uma vez por evento de 2-4hrs.

Não sei se a Canon se aplica ao exemplo porque usa DualPixel. Com DualPixel nunca me aconteceu, nem nunca consegui reproduzir forçadamente nas Canon R, 70D e 7D MkII

Lembrando que há muito mais nas câmeras do que sistemas de foco:

As simulações de filme da Fuji
A praticidade do tamanho das M4/3
A velocidade e os altos Mpix de algumas Sony...

Portanto, vai de cada aplicação.

Mas a precisão de foco é importante em certos casos profissionais. Observe isto:

Ao turista, fotografar gente com excesso de luz e luzes atrás e lantejoulas na roupa, é raro. Por isso, muitos nunca cairão nessse exemplo (aqui foi criado de propósito)

Ginástica artística, rítmica, ballet e todos os esportes e danças que envolvem roupas brilhantes e altas luzes, podem, eventualmente, cair nisso.

Ao profissional é o mais comum. Acontece também na rua, à noite, se houver muitas luzes.

Acontece porque o foco de contraste (ou híbrido) se confunde e, às vezes, foca nessas figuras geométricas criadas pelas luzes.

É raro, como eu disse, em torno de uma  vez por evento mas, pode ser drástico perder uma foto importante (caso seja um movimento de dança ou de ginástica)

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2018, 14:00:04
O objetivo é instruir do porquê, se opta por não usar câmeras com foco de contraste/híbrido em certas atividades  :ok:

#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2018, 14:01:38
Muitos aqui, jamais cairão nesses cenários mas, vale informar a quem busca equipamento profissional para usar neste tipo de atividade.

#DeFérias

nandoespinosa

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2018, 15:42:33
Acontece raramente comigo... Mesmo usando a 5D MK III.
A conclusão que eu chego é: caguei nessa.. "X" e vamos pra próxima...  :assobi: :hysterical:

No meu caso os "erros de foco" da câmera estão normalmente associados a baixa luminosidade mesmo.
No resto é problema no apertador do botão.  :assobi:
Como uso ponto de AF simples, às vezes os bailarinos mexem um tantinho entre o AF e o disparo e perco o foco...
Mas achei interessante esse caso que tu expuseste.. Mesmo com boa luz a câmera ratear deve ser frustrante.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2018, 15:42:55 por nandoespinosa »

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2018, 01:07:00
Conforme citado em outro tópico mas, 100% pertinente a este.

Finalmente um artigo internáutico confirmando o que eu digo há anos:

MirrorLess nunca teve foco Phase de DSLR.. Inventaram outra coisa "estilo phase" que chamaram de Phase para enganar o público.

Todas.

https://m.dpreview.com/articles/0349022850/the-essential-pro-feature-that-no-mirrorless-camera-offers

"Another complication is that phase-detection pixels live behind the colored filters that allow most cameras to interpret color in the scene, so may not even see any red light. .... "

----

É uma vergonha que põe em cheque todos os reviews pró-ML que omitiram isso até então.

Escondido por ONZE anos daqueles internautas que só acreditam em sites e em youtubers e desconhecem eletrônica... E quem conhece eletrônica e comentava a verdade (como eu) era tratado por doido e muitas vezes humilhado.

Muitos investiram milhares de reais em um sistema que ainda não está pronto e ninguém sabe se um dia funcionará à  noite e em locais fechados de forma tåo eficiente quanto o DSLR. O mesmo vale para TELEOBJETIVAS...mas aí, é outra história...

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 01:24:08 por Ernesto »
#DeFérias