Autor Tópico: ISO digital é fake???  (Lida 3862 vezes)

Lindsay

• Trade Count: (19)
  • Referência
Online: 20 de Fevereiro de 2019, 10:30:57
ISO digital é fake???

Quem já fez a mesma foto com duas câmeras diferentes, usando a mesma lente, a mesma velocidade, a mesma abertura e o mesmo ISO, e encontrou resultados diferentes???

Então, por que isso ocorre???

Excetuando as outras duas variáveis tecnicamente iguais (abertura e velocidade), o motivo da diferença seria o fato do ISO ser uma regulagem presente em sua câmera, mas sem padrões comparáveis entre os modelos dos diversos fabricantes???

E a partir dai, todas as demais medidas que levam em consideração o ISO, como por exemplo DR ficariam comprometidas???

Pessoalmente eu penso que sim, que o ISO e suas variações não passam de uma ampliação digital do sinal recebido pelo sensor, e que não existe parâmetro comparável que possa determinar com precisão tais variações, a não ser o a observação pratica do resultado obtido pela foto.
Conhecimento importa mais que equipamento.

Lindsay

• Referência
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 10:43:24
Eu estava conversando com o Carlos sobre DR em outro tópico, e essa relação com o ISO veio a tona, e concomitantemente, aproveito para trazer tbm um vídeo recente que me provocou para abrir essa discussão.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 11:05:36
Já teve um tópico disso sobre aps-c não ter a mesma exposição de FF.

Eu fiz 2 fotos, com FF e aps-c, usando a mesma lente e as mesmas configurações e as fotos saíram idênticas, salvo o crop.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Claudio Barros

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 11:13:03

ISO digital é fake???

Quem já fez a mesma foto com duas câmeras diferentes, usando a mesma lente, a mesma velocidade, a mesma abertura e o mesmo ISO, e encontrou resultados diferentes???

As duas câmeras que foi feito o teste são digitais ou uma é analógica?

ISO digital é fake???

Excetuando as outras duas variáveis tecnicamente iguais (abertura e velocidade), o motivo da diferença seria o fato do ISO ser uma regulagem presente em sua câmera, mas sem padrões comparáveis entre os modelos dos diversos fabricantes???

Não posso afirmar 100%, mas acredito que se for a mesma câmera digital de empresa bem conceituada no mercado, exista sim um padrão de regulagem do sensor para a mesma câmera.
O ISO é um sistema de auto ganho feito com filtros em CI's comparadores. O que pode variar são os resistores por causa de tolerância e temperatura. Mas para ISO mais baixos não causariam diferenças, mas em ISOs mais altos talvez.
Mas o que compromete mesmo é a sensibilidade do sensor.

Lindsay

• Referência
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 11:15:29
As duas câmeras que foi feito o teste são digitais ou uma é analógica?

Duas câmeras digitais Canon...

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 13:05:59
Sinceramente, fora o problema do DR que varia de sensor para sensor, nunca reparei o problema.
Na verdade faço isso com certa frequência até com as Fujis e as Panasonic.
Se aconteceu, me escapou.
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

nandoespinosa

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 13:50:28
Então... O ISO digital é fake sim... Sabemos disso. É uma amplificação, uma multiplicação de um valor real obtido pelo sensor.
Sendo assim. O resultado vai mudar conforme TODOS os componentes incluídos nesse processamento.
Estranho isso né? Mas mesmo circuitos eletrônicos idênticos têm performances ligeiramente diferentes.
Porém, na maioria das vezes isso não é importante ou perceptível.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • 1° Mecenas do Forum
Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 15:39:13
Sim, é fake.

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
"You can fool all the people some of the time and some of the people all the time, but you cannot fool all the people all the time." - Abraham Lincoln

bjorn

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 18:43:54
Vixi ...  >:(  ... assunto para MUITA discussão  ...
Dá uma briga das boas ...

Circuitos eletronicos podem sim ter pequenas e sutis variações e são previstas essas pequenas variações. O quanto é previsto e o quanto é aceitável eu NÃO consigo supor , muito menos quantificar . Pelo fato do ISO ser uma variante deste circuito , é aceitavel haver pequenas oscilações nos resultados . Nas câmeras analogicas , NÃO havia essas variações pelo fato do ISO ser um componente mecânico de todo um sistema .

Se , se está procurando variações na casa do MILI pode - se até encontrar , mas quando se começa a procurar na casa do ANGSTRON ai será mesmo impossivel .

A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !

bjorn

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 18:46:36
Pessoalmente eu penso que sim, que o ISO e suas variações não passam de uma ampliação digital do sinal recebido pelo sensor, e que não existe parâmetro comparável que possa determinar com precisão tais variações, a não ser o a observação pratica do resultado obtido pela foto.

Concordo com sua tese ....  ;)
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !

Lindsay

• Referência
Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 18:53:56
Imaginem um sensor de uma geração anterior, que tem menor sensibilidade que um sensor atual. Como é que se pode dizer que o ISO 100 de ambos é igual???

Indo um pouco adiante, se pegarmos para comparar sensores com tecnologias diferentes, como bayer vs. xtrans vs. foveon, o resultado não será a mesma coisa.

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 19:57:53
Standard que nao é standard.  :ponder:
Quanto custa uma camera?
Uma cerveja....

Lindsay

• Referência
Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 20:00:54
Aqui o cara demonstra que tirar uma foto em ISO 1600 e aumentar 2 stops na edição, é a mesma coisa que fotografar em ISO 6400.

ARTIGO:
http://www.clarkvision.com/articles/iso/
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 20:04:01 por Lindsay »

Lindsay

• Referência
Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 20:03:42
Mais adiante no mesmo artigo, ele demonstra o seguinte:

UM ISO MAIS ALTO NÃO AUMENTA A SENSIBILIDADE DO SENSOR

http://www.clarkvision.com/articles/iso/

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 20:07:53
Imaginem um sensor de uma geração anterior, que tem menor sensibilidade que um sensor atual. Como é que se pode dizer que o ISO 100 de ambos é igual???

Indo um pouco adiante, se pegarmos para comparar sensores com tecnologias diferentes, como bayer vs. xtrans vs. foveon, o resultado não será a mesma coisa.

Cara o que é chamado de ISO 100 é definido por uma norma. É uma definição e ponto final.
Mesmo nos filmes havia uma tolerância de mais ou menos 10%, e além disso a sensibilidade de um filme varia com a temperatura. Isso é fato mais do que conhecido e até muito explorado em fotografia astronomica de filme, a chamada técnica de hipersinsibilização.

O ISO 100 a principio seria ISO 100 em qualquer lugar, não tem nada a ver com o iso base do sensor. O sensor tem um iso base e os valores mais altos são feitos por amplificação do sinal combinado com o aumento da corrente de polarização.

Se o ponto de ISO 100 for calibrado direito, a princípio não deveria haver diferença. Já construí fotometros de uso especializado na área cientifica usando sensores completamente diferentes e bater ou não o ISO é simplesmente questão de fazer uma curva de calibração da maneira correta.

Pode ser que os fabricantes tenham algum outro motivo obscuro para não respeitarem isso. Pode ser a relação sinal/ruido, a faixa dinâmica ou sei lá o que. Aí o cara diz que o ponto equivalente ao ISO 80 é ISO 100 e por aí vai. Eu acho isso muito errado pois esculhamba uma coisa que se chama padrão.

Vendo o grafico ai, pode ser que eu não tenha notado a diferença porque na época que comparei eu tinha Pentax K3/K5, 5D e Pana G2. Talvez se tivesse uma K3 e uma XT2 eu tivesse notado.
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj