Pessoal, fiz uma breve pesquisa aqui no Fórum e não encontrei nenhuma orientação para se fazer uma lente(de lupa) Close-up para essa câmera. Todos que possuem as câmeras FujiFilm S5200/S5600 (acho que vale tb p/ S5100, não sei das outras), sabem que o macro dela não é muito bom, se limita a uma distância de 10cm, pois por questões técnicas(zoom) não é possível mais que isso. Para corrigir essa deficiência existem lentes close-ups para proporcionar tal aproximação, mas tb pra quem não sabe, essas lentes são bem caras e não tão fáceis de encontrar.
Então resolvi dar minha contribuição para se fazer uma adaptação com uma lupa. Vamos lá:
Obs: todas as fotos aqui estão sem crop(corte).
Alguns testes sem a lupa:Macro no máximo(10cm)

Agora em modo Tele

A aproximação fica é pior.
Agora usando a lente(lupa) close-up

Neste caso, com a lente, vc tem que usar o Tele(zoom) se vc quiser obter um macro maior possível, quanto mais zoom(pode chegar ao máximo) mais aproximação vc terá. Obtive essa aproximação com o zoom no máximo e a câmera numa distância um pouco menos de um palmo. Uma dica é vc usar o foco manual(p/ fixar o foco) no melhor foco possível e movimentar a câmera pra frente e pra trás até encontrar o foco ideal.
Outra macro que tirei (no meu website tem mais, é só olhar na minha assinatura):

Aqui em tamanho maior:
http://www.mundofotografico.com.br/outros/artigosetutoriais/artigos/ronald/2007010700347cs.jpgComo fazer?Primeiro você compra uma lupa de 50mm, embora nossa câmera tenha encaixe para close-ups de 55mm é interessante vc comprar uma lupa de 50mm para dar um encaixe perfeito, já que se trata de uma adaptação. Veja a lupa que comprei:

Você pode procurar em livrarias ou em lojas que vendem equipamentos para relojoeiros. Comprei a minha por R$ 3,80. A única atenção que vc tem que ter é observar a impureza (minúsculos pontinhos) da lente, pois inicialmente comprei uma que era assim, cheia de impureza, aí era ruim de dar o foco e mesmo quando eu conseguia a imagem ficava meio turva, exemplos:
Com uma lupa ruim(com muita impureza):

É ruim de focar e a imagem fica turva.
Com uma lupa boa(com baixa impureza):

É bem fácil de focar e a imagem fica boa.
Nota: pra vc ver se tem impureza coloque a Lupa contra a luz (indiretamente e afastada do seu olho a uma distância que não dê foco pra não queimar sua vista) e observe a lente.
É importante que você procure ver pelo menos 3 fabricantes diferentes de Lupa antes de escolher a sua, ou então, tente comprar a mesma marca de lupa daquela foto mais acima, é ela que estou usando atualmente, se vc achar uma melhor, então será melhor. Escolhida a lente, corte o cabo e passe 01 (deve ser o suficiente) volta de fita isolante para aumentar um pouco seu diâmetro e dar um encaixe perfeito na câmera. No meu caso deu certo e a lente não cai de jeito nenhum.
Vale ressaltar que isso é uma lente close-up "TABAJARA", é um quebra galho pra quem não quer gastar com uma lente profissional, mas faz muita diferença! Obviamente que se vc comprar uma lente profissional não vai existir nenhuma impureza e o resultado final da foto "vai ser" 100%. Mas ainda assim acho que vale muito a pela, pois o preço da Lupa é quase de graça e o resultado se não chega a 100% chega perto disso, 99%(pensamento positivo), já comprovei com outra fotos.
Espero ter ajudado os usuários, qualquer dúvida estou por aqui, sou iniciante mas ajudo no que estiver ao meu alcance.
Flw!