Autor Tópico: Mercado de Trabalho - Fotografia de Produto  (Lida 2795 vezes)

leopp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 22 de Abril de 2019, 14:45:03
Olá!

Me chamo Leonardo, sou designer de embalagens, faço freelas de tratamento de imagens e não sou fotógrafo. Vou começar um curso de fotografia para agregar mais conhecimento no campo de tratamento e composição de imagens, meu foco é a Fotografia de Produto.

Gostaria de saber a opinião de vocês fotógrafos sobre este mercado de produto. Se está saturado, se tem carência de bons profissionais, se existe demanda, etc.

Pergunto e tenho receio pois quero investir pesado nisso. (tempo e dinheiro)

Obrigado!



leopp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #1 Online: 22 de Abril de 2019, 15:13:53
Aproveito para deixar meu portfolio com tratamentos que faço a partir de fotos de banco de imagens.
Obrigado.
https://www.behance.net/leogerodetti



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2019, 17:28:33
Sendo bem sincero com você..... o mercado está cheio de profissionais (sim, saturado). Hoje em dia o sujeito perde o emprego, compra uma câmera e "virou fotógrafo". Existem os casos dos que estudaram e são realmente bons, mas a imensa maioria é fotógrafo ruim e que cobra muito barato. E o boom de desempregados só aumenta essa estatística.
Mas e aí, dá para viver fotografando ? Dá mas vai ter que ralar. Primeiro estudar bastante. Depois investir em equipamentos para que a qualidade final do arquivo gerado também seja um diferencial. Aí eu incluiria um bom networking que é fundamental para fechar trabalhos já que o Q.I. (quem indica) pesa bastante. Como você trabalha com edição já tem uma idéia de qualidade de arquivo final. Aí tem que estudar luz, abertura, difração, lei do inverso do quadrado, cores, etc.
Para foto de produto a demanda é muito louca: tem o sujeito que tem 300 produtos para um comércio eletrônico ee quer fotografar e também tem o sujeito que quer fazer a foto de um único produto com uma produção legal para um lançamento.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2019, 17:37:25
Aproveito para deixar meu portfolio com tratamentos que faço a partir de fotos de banco de imagens.
Obrigado.
https://www.behance.net/leogerodetti
Leo, bem bacana o seu portfólio, show!!!

Cara, ultimamente tá osso, tá ruim de arrumar cliente, mais difícil ainda é conseguir cliente que paga bem.

Muitos produtos hoje em dia já vem com as imagens do fornecedor, muitas delas inclusive são montagem digital.

Se vc está no meio, e tem uma relação de bons clientes que demandam o trabalho, seria ótimo, pois construir uma carteira hoje é bem trabalhoso.

Não acho que vale a pena investir muito, faça o mínimo necessário experimente.


Conhecimento importa mais que equipamento.


leopp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2019, 22:40:18
Obrigado!
Muito bom ler aqui a realidade, imaginava algo assim mesmo.
Tenho poucos clientes, praticamente todos fotógrafos que precisam de um tratamento pra ontem(passo meu preço mínimo e o cliente deles não aprovam, preferem usar  a imagem sem tratamento, kkkk). A minha idéia é entender como funciona a fotografia de produto, pois sei que um bom produto final precisa de 80% do olho e da mão do fotógrafo!




Leo, bem bacana o seu portfólio, show!!!

Cara, ultimamente tá osso, tá ruim de arrumar cliente, mais difícil ainda é conseguir cliente que paga bem.

Muitos produtos hoje em dia já vem com as imagens do fornecedor, muitas delas inclusive são montagem digital.

Se vc está no meio, e tem uma relação de bons clientes que demandam o trabalho, seria ótimo, pois construir uma carteira hoje é bem trabalhoso.

Não acho que vale a pena investir muito, faça o mínimo necessário experimente.





leopp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2019, 22:50:32
Pelo jeito a saturação de pseudo-profissionais está em todos os lugares não é?
Vou começar estudando e agregando a fotografia ao que sei de tratamento digital. Realmente só com muito estudo e mão na massa pra se destacar. Obrigado pelo choque de realidade! Abraços

Sendo bem sincero com você..... o mercado está cheio de profissionais (sim, saturado). Hoje em dia o sujeito perde o emprego, compra uma câmera e "virou fotógrafo". Existem os casos dos que estudaram e são realmente bons, mas a imensa maioria é fotógrafo ruim e que cobra muito barato. E o boom de desempregados só aumenta essa estatística.
Mas e aí, dá para viver fotografando ? Dá mas vai ter que ralar. Primeiro estudar bastante. Depois investir em equipamentos para que a qualidade final do arquivo gerado também seja um diferencial. Aí eu incluiria um bom networking que é fundamental para fechar trabalhos já que o Q.I. (quem indica) pesa bastante. Como você trabalha com edição já tem uma idéia de qualidade de arquivo final. Aí tem que estudar luz, abertura, difração, lei do inverso do quadrado, cores, etc.
Para foto de produto a demanda é muito louca: tem o sujeito que tem 300 produtos para um comércio eletrônico ee quer fotografar e também tem o sujeito que quer fazer a foto de um único produto com uma produção legal para um lançamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2019, 23:38:23
Aproveitando, o que é feito de tratamento numa fotografia de produto?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2019, 23:54:28

Alo Leo ...

Sim , o mercado está super lotado de profissionais , MAUS profissionais , saturado de PESSIMOS profissionais e entupido de profissionais MEDIOCRES . Mas é completamente carente de excelentes profissionais . Ser conhecido como um diferencial , ai já é uma outra historia .

Sou a favor de que voce estude e invista . Pense no seguinte , se  estudar o maximo que poderá acontecer será nunca atingir os seus objetivos , mas sempre terá contigo os conhecimentos adquiridos . Se NÃO estudar , jamais terá alguma oportunidade e muito menos oconhecimento .

Investir em equipamento tambem é interessante , pois alem de ser um bem , é preferível ter o equipamento e NÃO ter serviço , do que aparecer serviço e NÃO ter equipamento .

Para mim é fácil falar pois estou aposentado , mas essa foi a minha premissa toda a minha vida profissional , e nunca me arrependi .

Invista em voce e em equipamento , lhe desejo muita sorte .

Espero ter ajudado. Um abraço.

Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2019, 00:12:51

Para voce ver um pouquinho desta realidade ...   >:(
Tenho um cunhado que trabalha como encarregado de um patio de veiculos rebocados e ferro velho .
Nos finais de semana se transforma em fotografo e cinegrafista .
NÃO sabe a diferença entre abertura e velocidade , mas tem gente que o contrata por causa do preço que cobra . Nunca estudou nada e diz na cara de pau que NÃO precisa , pois coloca em automatico , auto focus e usa um iluminador portatil .
Nunca vi um trabalho seu , mas NÃO é lá muito dificil de adivinhar não.
Costuma bater cerca de 3.000 chapas num casamento , ou 1.500 em um evento .
Algo terá de prestar , EU CREIO ....

Profissionais mediocres e sem nenhuma cultura ou embasamento  tem aos montes.
Estude pois a sua cultura em alguma hora , em algum momento , certamente fará a diferença , e jamais será um tempo perdido .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


leopp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2019, 22:42:52
Sim, vou pra cima! Estudar com o máximo de material que encontrar e procurar bons cursos. Conhecimento da fotografia só tem a acrescentar, sem contar que minha primeira idéia é adquirir conhecimento de fotografia de produto para melhorar meu trabalho de retocador e de dar aular de Photoshop.

Obrigado pelos feedbacks! Abraços.

Alo Leo ...

Sim , o mercado está super lotado de profissionais , MAUS profissionais , saturado de PESSIMOS profissionais e entupido de profissionais MEDIOCRES . Mas é completamente carente de excelentes profissionais . Ser conhecido como um diferencial , ai já é uma outra historia .

Sou a favor de que voce estude e invista . Pense no seguinte , se  estudar o maximo que poderá acontecer será nunca atingir os seus objetivos , mas sempre terá contigo os conhecimentos adquiridos . Se NÃO estudar , jamais terá alguma oportunidade e muito menos oconhecimento .

Investir em equipamento tambem é interessante , pois alem de ser um bem , é preferível ter o equipamento e NÃO ter serviço , do que aparecer serviço e NÃO ter equipamento .

Para mim é fácil falar pois estou aposentado , mas essa foi a minha premissa toda a minha vida profissional , e nunca me arrependi .

Invista em voce e em equipamento , lhe desejo muita sorte .

Espero ter ajudado. Um abraço.

Björn


leopp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2019, 23:00:06
por aqui da pra ter uma idéia https://www.instagram.com/instaphotigy/p/Bnyq5sOjqb7/?igshid=1apbw3weq4xgt

Aproveitando, o que é feito de tratamento numa fotografia de produto?