Cara, vamos lá, opinião quem tem a Sony Nex e usa a Canon rsrsrs
40D com 10.000 cliques - essa câmera só fotografa, ela não filma vídeos. Mas é uma câmera parruda e muito boa. Tenho certeza que irá adora ela. Comprei por indicação de pessoas do fórum e não me arrependo. 10.000 cliques é um número muito baixo. Verifique o estado geral dela (se o LCD não tem manchas, se a lente não tem fungos, etc). Mas no geral, entre as opções que você postou, iria de 40D, sem dúvidas.
2- Juntar uma grana a mais e pegar uma t6 nova com a lente do kit por cerca de 1500 reais (ou dependendo pegar uma usada).
Re: uma T6 é uma câmera muito boa, pra quem está começando. Acredito que seria uma segunda opção interessante. Vocẽ ganhará em questão de ISO, um ganho na qualidade de imagem em relação a 40D, mas perderá na ergonomia, algo que a série D da Canon é superior as Rebel .
3- Pegar uma SL1 usada por 1200 reais na minha cidade (onde poderia testar pessoalmente a câmera).
Re: acho que uma Sl1 por 1200 está cara. É uma câmera já antiguinha e uma SL2 nova custa em torno de 2.200 reais. Não compensa, na minha opinião, a compra por esse valor.
4- lém das supracitadas há uma t3i (apenas corpo) na minha cidade a venda por 800 reais (acredito que conseguiria abaixar o valor para 700 reais), o problema dessa t3 é que está com a absurda quantia de 177 mil cliques

.
Re: cara foge de câmera com 177 mil cliques, já está na bagaça kkkkkkk
5- Cara tenho a Sony Nex F3 e é minha câmera pra usar as lentes M42. Adoro ela, mas em termos de sensores, as câmeras da Canon são melhores. Ela tem um visor eletrônico como opcional. Mas a pegada, os menus, a usabilidade e a lente 18-55 da Sony são uma porcaria. As cores da Sony não me agradam. Gosto muito mais das cores da Canon, principalmente pra retratos, os tons de pele são superiores. Mas a Nex é perfeita pra meus vídeos do Youtube rsrsrs
Por tudo que te apresentei , eu ficaria com a 40D ou juntaria mais uma grana pra comprar uma T6 mesmo. O seu maior investimento não será no corpo e sim em lentes. Vocẽ poderia comprar a T6 e pegar só o corpo da 40D (ou a 40D com a 18-55) como corpo backup.
é isso. Opinião de usuário das câmeras que você tem interesse.
Boa sorte na escolha!