Autor Tópico: Reviewers: ruim com eles(as); pior sem eles(as).  (Lida 3037 vezes)

Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Online: 03 de Junho de 2019, 18:38:19
Os analistas de equipamentos (reviewers) são fundamentais e, sempre recorremos a eles e elas, mesmo quando não queremos comprar nada (quando é que a gente não está querendo comprar nada?!?).

Mas é tanta coisa que os reviewers apontam como defeito e, na verdade, são apenas características do equipamento (seja câmera ou lente).

Ruídos produzidos pelo sensor, distorções das lentes, vinhetas, solar flare etc. --- Mas, se as pessoas não gostassem tanto destes "defeitos" não haveria tanto filtro pra reproduzí-los.

Aqui, dá pra fazer uma analogia aos críticos de artes... O cara deixou de produzir arte e virou crítico profissional.
Não é uma regra. Eu respeito muito o trabalho dos críticos e dos reviewers de equipamentos (dos mais variados tipos).

Mas às vezes, parecem levar uma certa dose de frustrações para o novo trabalho. Ou se afastam um tanto da produção artística, a ponto de esquecer de como ela é feita.

Acredito que comprar equipamento novo, sem ver reviews, é loucura. Ir ao cinema, sem ler uma crítica ou duas, é arriscado...Mas todas as críticas precisam ser vistas também com olhar bastante crítico da nossa parte.

Entre os vloggers de fotografia/videografia brasileiros, Armando Vernaglia chamou atenção para isso, recentemente: "pare de terceirizar as suas opiniões".

É importante lembrar que o domínio das técnicas ainda é mais importante do que comprar "gadgets" novos e avançados. E, às vezes, nem isso --- alguém comentou, recentemente, que as melhores fotos (as que mais nos tocam) frequentemente estão fora de foco e cheias de ruído.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2019, 09:09:05
Boa!

Eu ainda acho os reviews extremamente importantes, sempre verifico muitas coisas. Mas uso basicamente pra isso, verificar especificações e recursos. O que eu acho que não devemos fazer é buscar opiniões pessoais em reviews. Opinião cada um tem que ter a sua, baseado no seu uso e nas suas preferências.

E temos que ter um bom filtro para os reviews. Existem alguns confiáveis e objetivos, existem até mesmo os subjetivos que ainda assim são confiáveis sabendo filtrar as opiniões pessoais. Mas existe uma infinidade de reviews que não prestam por aí.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2019, 09:25:40
Boa!

Eu ainda acho os reviews extremamente importantes, sempre verifico muitas coisas. Mas uso basicamente pra isso, verificar especificações e recursos. O que eu acho que não devemos fazer é buscar opiniões pessoais em reviews. Opinião cada um tem que ter a sua, baseado no seu uso e nas suas preferências.

E temos que ter um bom filtro para os reviews. Existem alguns confiáveis e objetivos, existem até mesmo os subjetivos que ainda assim são confiáveis sabendo filtrar as opiniões pessoais. Mas existe uma infinidade de reviews que não prestam por aí.
Não são raros os casos em que isso é o trabalho do cara.
Se é trabalho, ele tem que ser remunerado/compensado de alguma forma. "Nós não somos comunistas afinal"...

Este é o ponto que gosto que o reviewer já deixe claro, logo de cara. Vai ser através de links afiliados, a propaganda no site, vais receber algo de alguma loja ou do fabricante etc.

E como o equipamento analisado chegou às suas mãos, também é importante: alugou? Recebeu do fabricante? Comprou com o próprio dinheiro?

Não vejo problema nestas situações, em si. Só é ruim tentar esconder de onde está tirando o seu (mais do que justo) sustento.



Ubuntu 18.04 LTS



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2019, 09:29:56
Já ocorreu de ver/ler análise de gente grande, que pegou o equipamento por um único final de semana... e já acha que tem condições de fazer a análise completa.

Eu acho que não dá.

Entendo que o sujeito ganha falando do produto, logo após o lançamento. Mas uma análise decente, precisa de alguns meses de uso, antes de falar qualquer coisa.

Ubuntu 18.04 LTS



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2019, 09:32:50
Não vejo problema nestas situações, em si. Só é ruim tentar esconder de onde está tirando o seu (mais do que justo) sustento.

Também não vejo nada de mal em ser revisor profissional. É um serviço que ajuda muita gente. E tem bastante revisor honesto que conta logo de cara de onde veio o equipamento da resenha.

Mas sim, tem sempre aqueles que escondem o jogo e se fingem de totalmente imparciais, ou no mínimo escondem a informação. Depois de um tempo vendo reviews a rodo, dá pra sacar logo de cara quando é um review honesto ou quando é um patrocinado.

Em todos os casos, acho que sempre o mais importante é termos senso crítico. Analisar com frieza o que é verdade ou não e tirar suas próprias opiniões sobre o assunto. Serve pra tudo na vida, não só reviews.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2019, 09:55:18
E a tal da "imparcialidade" é um troço que não existe. O que existe é pessoas honestas, que já chegam dizendo a que vieram, de onde estão vindo etc.

Nem acho um problema ser patrocinado para fazer review.

O Rudy Winston é "funcionário" da Canon e, nem por isso, merece ser desacreditado. Mas os vídeos dele tem logotipo da empresa em todo lugar, inclusive na camisa, para deixar bem claro em que lugar ele está.

Aliás, as análises do próprio fabricante costumam ser boas --- obviamente, não falam sobre os defeitos dos produtos, mas costumam ser honestos nas qualidades e na explicação dos recursos. A mentira pode sair caro para a empresa.

Ubuntu 18.04 LTS



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2019, 19:45:32
Em época de fake news, algumas pessoas querem desqualificar qualquer opinião reconhecida para tentar empurrar goela baixo o achismo.

Sempre vai ter review patrocinado mas são minoria.
E mesmo esses são contidos graças a diversidade de reviews existentes.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2019, 20:50:54
Eu, como já fui feito de trouxa por muitos reviews entre 2010 e 2012, decidi não acreditar em mais nenhum e voltar a confiar na opinião de amigos ou testar tudo pessoalmente, mesmo que isto me gere custos

Opinião sim. Mas pra verificar especificações e recursos ainda acho que existem reviews bem úteis por aí. Basta ter senso crítico.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2019, 19:56:01
Opinião sim. Mas pra verificar especificações e recursos ainda acho que existem reviews bem úteis por aí. Basta ter senso crítico.
As pessoas têm vieses. Isso é natural.
Ver/ler reviews não é uma tarefa simples.
Fazer uma boa análise, também acho que não seja tão fácil.

Como a maioria das cidades não tem mais lojas de câmeras e lentes... assistir ou ler reviews dos produtos que te interessam, "é o que tem pra hoje".

Acho que selecionar análises de fotógrafos que atuem na mesma área que você pode ajudar a obter informações mais valiosas.

Eu procuro evitar os "profissionais" de análise -- quem conhece tudo, não conhece nada. Em outras palavras, o cara mexe com todos os produtos do mercado, mas nunca usa pelo tempo suficiente para conhecer adequadamente.
Aí, eu prefiro aquele que só usa uma marca ou linha de produtos, por que trabalha com eles. Esse tende a ter uma opinião mais densa.

Ubuntu 18.04 LTS



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2019, 20:00:46
...
« Última modificação: 06 de Junho de 2019, 20:01:47 por Hansgruber »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2019, 12:00:14
Review é algo fundamental para qualquer tipo de produto. Atire a primeira pedra quem nunca buscou referências antes de comprar um produto? Pode ser um mouse/teclado até um carro ou uma TV bem cara. Faz parte da natureza humana ter a curiosidade de querer saber e também querer compartilhar suas opiniões. O ponto principal é ter o bom senso (e crítico) para identificar a qualidade, profundidade e possível "viés" ideológico sobre um produto/marca.

Vou dar um exemplo de dois bom reviewers aqui no Brasil: Vernaglia e o Zack. Suas análises são bem justas e passam por pontos que vão além da especificação e fotografar parede ou charts. Porém quem assiste/lê seus reviewstem de ter em mente que eles são usuários quase que exclusivos de Canon e, portanto, quando eles testam outras marcas, precisa-se ter um pé atrás.

No YouTube eu acompanho vários há anos mas o meu favorito é o Jared Polin. É preciso saber que ele tem suas características como um humor às vezes exagerado mas sempre dá opiniões sinceras e baseadas não só em algumas horas de uso.

Em resumo: os reviews são necessários para ajudar a formar opinião e dar informações mas cabe ao usuário interessado naquela pesquisa ter o discernimento da profundidade, qualidade e viés por trás daquela opinião.

Basta olhar os jornalistas brasileiros em suas redes sociais ou vlogs. Nem sempre 100% é verdade mas sempre tem uma parte do discurso/notícia que é verdadeiro e converge com outras opiniões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2019, 13:20:35
Só vejo os reviews após alguns meses do lançamento. As primeiras impressões geralmente tem um misto de empolgação/frustração exagerada e também pelo fato dos "defeitos" aparecerem após dias/semanas/meses de uso, principalmente quando se trata de eletrônicos.

Lembro que quando lançaram a 70D, surgiram vários elogios e após algum tempo veio aquele problema (Erro 80) que acabou dando dor de cabeça...
Em 2015 comprei um Moto G4 Plus q foi bem recebido pela crítica, mas 6 meses depois apareceu o problema crônico do "Ghost Touch" (nenhuma assistência técnica conseguiu resolver na época).

E fora a empolgação de muitos Youtubers que elogiam o equipamento hoje e depois de 2 meses começam a reclamar... :assobi:



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2019, 18:04:00
Review é algo fundamental para qualquer tipo de produto. Atire a primeira pedra quem nunca buscou referências antes de comprar um produto? Pode ser um mouse/teclado até um carro ou uma TV bem cara. Faz parte da natureza humana ter a curiosidade de querer saber e também querer compartilhar suas opiniões. O ponto principal é ter o bom senso (e crítico) para identificar a qualidade, profundidade e possível "viés" ideológico sobre um produto/marca.

Vou dar um exemplo de dois bom reviewers aqui no Brasil: Vernaglia e o Zack. Suas análises são bem justas e passam por pontos que vão além da especificação e fotografar parede ou charts. Porém quem assiste/lê seus reviewstem de ter em mente que eles são usuários quase que exclusivos de Canon e, portanto, quando eles testam outras marcas, precisa-se ter um pé atrás.

No YouTube eu acompanho vários há anos mas o meu favorito é o Jared Polin. É preciso saber que ele tem suas características como um humor às vezes exagerado mas sempre dá opiniões sinceras e baseadas não só em algumas horas de uso.

Em resumo: os reviews são necessários para ajudar a formar opinião e dar informações mas cabe ao usuário interessado naquela pesquisa ter o discernimento da profundidade, qualidade e viés por trás daquela opinião.

Basta olhar os jornalistas brasileiros em suas redes sociais ou vlogs. Nem sempre 100% é verdade mas sempre tem uma parte do discurso/notícia que é verdadeiro e converge com outras opiniões.
Não tem o reviewer perfeito. A gente precisa aprender a lidar com o que eles dizem.

Também gosto muito do Zack e do Vernaglia, no Brasil.



Ubuntu 18.04 LTS



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2019, 18:08:07
Só vejo os reviews após alguns meses do lançamento. As primeiras impressões geralmente tem um misto de empolgação/frustração exagerada e também pelo fato dos "defeitos" aparecerem após dias/semanas/meses de uso, principalmente quando se trata de eletrônicos.

Lembro que quando lançaram a 70D, surgiram vários elogios e após algum tempo veio aquele problema (Erro 80) que acabou dando dor de cabeça...
Em 2015 comprei um Moto G4 Plus q foi bem recebido pela crítica, mas 6 meses depois apareceu o problema crônico do "Ghost Touch" (nenhuma assistência técnica conseguiu resolver na época).

E fora a empolgação de muitos Youtubers que elogiam o equipamento hoje e depois de 2 meses começam a reclamar... :assobi:
Concordo.

Não dá para apostar seu dinheiro em review de quem usou o equipamento por apenas uma semana.

O bom, mesmo, é mais ou menos o que o Ernesto falou: review de usuário (que tá falando de algo que comprou e usa todo dia).

Ubuntu 18.04 LTS