Amigos, venho aqui p/ expor mais uma vez a importância de se saber a procedência de equipamentos usados que são oferecidos no mercado.
Um colega fotojornalista teve seu equipamento roubado em junho, por uma quadrilha de latinos especializada em roubo de equipamentos fotográficos. Alguns deles são conhecidos pelos profissionais da área, de tantos eventos que já aconteceram.
Infelizmente, não podemos fazer muita coisa, pois é difícil conseguir pegar o ladrão em flagrante para poder acionar a polícia.
Ocorre que o equipamento roubado do colega (uma lente Canon 70-200 versão III) foi oferecido para um outro fotojornalista brasileiro que está cobrindo o Pan, no Peru. Quer dizer: Roubam aqui e vendem em outro país. O colega lá no Peru, desconfiou da origem do equipamento e conseguiu passar o número de série da lente para o colega aqui no BR.
Bingo !
Era a lente roubada aqui..
À partir daí, acionada a Polícia Civil, Polícia Federal e autoridades Peruanas, prepararam o bote e conseguiram prender o sujeito, possivelmente desbaratando a quadrilha que atua no Brasil.
Por isso que sempre se recomenda, ao comprar um equipamento usado: Questione a origem, peça NF, peça número de série, para não correr o risco de entrar de gaiato e ser enquadrado como receptador.
Links p/ videos e matérias sobre o caso, que saíram ontem:
https://www.youtube.com/watch?v=KUYycFeEbiohttp://www.pf.gov.br/imprensa/noticias/2019/08/pf-recupera-no-peru-equipamento-fotografico-furtadohttps://larepublica.pe/sociedad/2019/08/09/capturan-a-sujeto-que-robo-camara-a-periodista-en-brasil-video/E outra coisa importante... caso se depare com alguma situação suspeita, não tenha medo de denunciar.
Parabéns aos envolvidos (menos o ladrão, é claro)..
