Tô achando o fórum meio apático. Tenho entrado pouco também. Devido uma alta nos trabalhos

.
Então resolvi trazer aqui uma pimentinha pros nossos próximos dias.
Como alguns sabem, eu trabalho basicamente com ISO alto. Sempre acima de 3200. E meu set é composto por uma 5D MKIII e uma 80D.
No último trabalho, um espetáculo de 7h de duração (imaginem como ficou minha bunda - sentado 7h c/ 2 intervalos de 10' para ir ao banheiro) resolvi usar a 80D com a 24-105 f/4 e a 5DMKIII com a 70-200 f/4, pois o palco tava meio longinho para fazer o contrário.
Durante o espetáculo me chamou atenção algo que já havia percebido há tempos, inclusive já falei sobre isso em algum tópico aqui: A 5D precisa de ISO mais alto pra chegar na mesma exposição (comparando vel e abert similares) do que a 80D.
Sem uma comparação programada e controlada, a média é ISO 4000 na 80D e 6400 pra 5D, e mesmo assim ainda tem uma exposição levemente maior na 80D.
Depois dessa looonga introdução, vem o meu questionamento / encafifamento.
Quando comparamos o desempenho de uma câmera "cropada" com uma FF em altos ISOs não estamos sendo injustos?
O certo não seria compararmos as imagens numa mesma exposição? Tanto no quesito ruído quanto em nitidez?
Enfim, achei uma discussão interessante e gostaria muito de ouvir o entendimento dos amigos com mais conhecimento técnico que eu (quase todos

).