Autor Tópico: Corrida de rua noturna  (Lida 2423 vezes)

Paulo Sobral

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Online: 27 de Setembro de 2019, 11:58:50
Olá, antes de tudo perdão pelo longo texto.
 
Estou iniciando na fotografia, cobrindo eventos, geralmente aniversários e ensaios e esse mês decidi sair da minha zona de conforto pra fotografar esportes onde não sou familiarizado, no caso a corrida de rua tendo minha primeira experiência usando uma t4i já um pouco datada , travando o obturador, abertura e deixando o iso trabalhar a câmera até se saiu bem. O desafio maior é a próxima corrida que será noturna e eu estou um pouco inseguro e tenho poucas opções no momento, a  18 55mm , uma 55 250mm que sao duas lentes escuras e acho que não seria viável e a 50 1.8 que eu estarei usando por ser uma lente mais clara e pra minha crop seria equivalente a uma 80mm.

Eu gostaria de uma dica na opinião de voces na questão do obturador e abertura porque vai exigir disparos rápidos e ainda mais a noite, se eu continuo deixando somente o iso trabalhando mesmo obtendo algum ruído e se um flash ajudaria nesse caso e se é recomendado e como o buffer da minha máquina é pequeno se eu fotografo em RAW para ter mais chances de recuperar as fotos ou com 8mp por exemplo que eu teria mais clicks sem perder os corredores de vista.


Marcio WH

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Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2019, 12:38:05
Perdao por falta de acentos e cedilhas e por erro que passar…

Primeiro, caso esteja ganhando pra cobrir o evento, desconsidere tudo que eu escrever.

Segundo, fotografo por hobby, entao e uma opiniao de amador.

Vamos ao que interessa…

Jamais usaria um flash em atletas competindo pra nao tirar a concentracao ou atrapalhar de alguma forma.

Com o equipamento que mencionou, descarta a 18-55, vai precisar trabalhar em F8, pra ter boas fotos, isso de dia, nenhuma  foto vai ficar bom tirando em JPEG, mas acho aceitavel, como voce trabalha com edicao, recomendo tirar em RAW.

Esquece o modo AF AlServo (exceto se usar 70D pra cima), voce vai perder mais fotos do que usando o modo Silgle Shot, como e uma corrida provavelmente nao chegara muito proximo dos atletas, entao acho que 55-250 daria conta do recado caso tenha iluminacao dos postes, mas eu recomendo usar a 50 mm trabalhando no modo AV, ISO 3200, F3.5 a F4, preferencia pra F4, menos 1 stop na exposicao pra ganhar mais velocidade e recuperar na pos, procure manter a velocidade acima de 1/600, pra maratona e ser for de 100 m, acima de 1/1000, infelizmente seu equipamento pula de ISO 3200 pra 6400, nao acho aceitavel fotos a ISO 6400 na T4i, entao, caso nao atinja a velocidade que mencionei abra a F2.5, e baixa mais 1/3 ou 1/6 da exposicao, mas nem faco ideia de como ficara na recuperacso na pos, 1 stop, sei que nao tem muito problema mesmo em JPEG, ai suponho que no RAW, possa baixar 2 stop…

Aguarde por mais opinioes e boa sorte…
« Última modificação: 27 de Setembro de 2019, 12:42:08 por Marcio WH »


Marcio WH

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Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2019, 12:54:13
Esqueci de um detalhe importante, talvez sua camera nao consiga "ver" a noite, nao tenho problema com a 7D, porque ela consegui focar a ate -3 evs, caso a T4i, focar somente a -2 evs, voce vai ter problemas de nao achar o foco, tera que usar alguma luz artificial ou esperar o atleta passar proximo de uma…


Hansgruber

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Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2019, 13:15:22
Esqueci de um detalhe importante, talvez sua camera nao consiga "ver" a noite, nao tenho problema com a 7D, porque ela consegui focar a ate -3 evs, caso a T4i, focar somente a -2 evs, voce vai ter problemas de nao achar o foco, tera que usar alguma luz artificial ou esperar o atleta passar proximo de uma…
Então pode ser una estratégia cravar o foco (e todo o restante da configuração) em uma área iluminada sob um poste e só tirar as fotos de quem passar ali.


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Paulo Sobral

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Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2019, 14:39:35
Esqueci de um detalhe importante, talvez sua camera nao consiga "ver" a noite, nao tenho problema com a 7D, porque ela consegui focar a ate -3 evs, caso a T4i, focar somente a -2 evs, voce vai ter problemas de nao achar o foco, tera que usar alguma luz artificial ou esperar o atleta passar proximo de uma…

Falando a verdade vou considerar sua resposta porque fui convidado para tirar fotos, porém estou vendo a possibilidade de ganhar com as fotos tiradas por isso um pouco da minha preocupação e eu estava pensando em um iluminador de led acoplado a câmera ao inves de flash porque dar pra regular a luz e eu usaria pra ajudar no foco da câmera e deslocar com rapidez ou usar a luz dos postes porque penso que a luz do flash incomodaria os corredores principalmente na chegada onde eles estão exaustos, mas irei fazer isso hj na pratica nos pré treinos e ver se consigo tratar no Lightroom, tenho certeza que vai ser uma boa experiência. Gratidão!


Paulo Sobral

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Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2019, 14:48:35
Então pode ser una estratégia cravar o foco (e todo o restante da configuração) em uma área iluminada sob um poste e só tirar as fotos de quem passar ali.


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No último treino que participei eu fiquei em um ponto estratégico onde os atletas passavam e ja deixava o foco cravado esperando somente passar pra fazer o click a nao ser quando eu queria tirar fotos nos detalhes e lances na corrida e na maioria desses casos fazia o foco manual ao invés de fazer automático, não sei se é neura mas em foto noturna acho mais facil acertar manualmente


Marcio WH

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Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2019, 15:19:45
Então pode ser una estratégia cravar o foco (e todo o restante da configuração) em uma área iluminada sob um poste e só tirar as fotos de quem passar ali.


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Ou usar o foco manual no infinito, na 50 mm 1.8 se eu nao me engano tinha, mas na copia que eu tinha nao ficou bom, a Tanrom 17-50 2.8 tambem tem a opcao do foco infinito, mas mais da metade sai levemente fora de foco, mas aceitavel…


Marcio WH

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Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2019, 15:35:54
No último treino que participei eu fiquei em um ponto estratégico onde os atletas passavam e ja deixava o foco cravado esperando somente passar pra fazer o click a nao ser quando eu queria tirar fotos nos detalhes e lances na corrida e na maioria desses casos fazia o foco manual ao invés de fazer automático, não sei se é neura mas em foto noturna acho mais facil acertar manualmente

Admiro muito os que ainda trabalham com foco no manual,eu ja nao consigo, exceto fotos de paisagens noturnas…

Faz o teste como e que fica recuperar menos 2 stop de exposicao a ISO 3200 na T4i, se ficar aceitavel vai de 55-250 na abertura maxima, em 55 mm coloca em F3.5, e nao mexa mais na abertura que vai variar automaticamente ate 5.6 nos 250 mm, consegui pegar fotos de meio corpo perfeito. Caso nao fique aceitavel, use a 50mm, a F2.5 se for de muito longe sei que a foto nao fica nitida, abaixo disso todas as fotos fica ruim, c9nfirma se a 50 mm tem foco infinito, se tiver faca o teste pra ver se fica bom a curta distancia…
Continue saindo da zona de conforto que voce aprende muita coisa, e sempre que tiver oportunidade de usar equipamentos superior ou de outra marca, de colegas por exemplo, peca pra tirar umas 10 fotos pra salvar no seu cartao pra voce ver quando chegar na sua casa, vai notar pequenas e grandes diferencas dependendo do quesito…

Nesse primeiro caso, nao cobraria, mesmo as fotos ficando bom…

Boa sorte e boas fotos.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2019, 15:37:36 por Marcio WH »


Paulo Sobral

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Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2019, 16:13:42
Admiro muito os que ainda trabalham com foco no manual,eu ja nao consigo, exceto fotos de paisagens noturnas…

Faz o teste como e que fica recuperar menos 2 stop de exposicao a ISO 3200 na T4i, se ficar aceitavel vai de 55-250 na abertura maxima, em 55 mm coloca em F3.5, e nao mexa mais na abertura que vai variar automaticamente ate 5.6 nos 250 mm, consegui pegar fotos de meio corpo perfeito. Caso nao fique aceitavel, use a 50mm, a F2.5 se for de muito longe sei que a foto nao fica nitida, abaixo disso todas as fotos fica ruim, c9nfirma se a 50 mm tem foco infinito, se tiver faca o teste pra ver se fica bom a curta distancia…
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Nesse primeiro caso, nao cobraria, mesmo as fotos ficando bom…

Boa sorte e boas fotos.

Obrigado Márcio, grato pelas dicas. Entrei recentemente na fotografia, infelizmente sem cursos onde terei que fazer na capital ou aguardar algum curso a distância e tenho me virado bastante pra aprender, começando com uma máquina e lentes mais modesta porque acredito que quanto mais desafios e difíceis de lhe dar mais refinado será no futuro, então preferi começar com um pouco mais de dificuldade, fazendo muito foco manual e pretendo aprimorar o foco manual até o ano que vem onde passarei a ter uma fullframe e lentes melhores pra começar a trabalhar com mais confiança. Agradeço as dicas! :D


cheferson

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Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2019, 21:55:20
Paulo, eu trabalho com ensaios externos, as vezes algum evento de festa infantil e faço esportes, principalmente corridas de bike e de rua. Se me permite falar um pouco, fiz no mês passado minha primeira corrida noturna e vou tecer algumas observações sobre a mesma. Lembro que possuo uma T2i, uma T3i e uma Sony Nex ok.

A Nex deixei em casa, porque embora já tenha feito fotografia de corridas de rua com ela, a pegada da Canon é infinitamente melhor.

Sobre a corrida de dia, não tem segredo; é setar ISO 400 ou 800, colocar em modo Prioridade de Velocidade, seto uma velocidade como 1/250 ou mais rápido e deixo a câmera escolher a abertura. Ponto de foco sempre no ponto central; já que as fotos mais vendidas e compradas pelos clientes são as que o sujeito está no centro do quadro. Uso modo Al Servo, cravo o foco, tiro 3 ou 4 fotos seguidas em sequência e voilá, próximo atleta, não tem segredo mesmo. Geralmente uso uma 50MM 1.8 II , funciona bem, e crava o foco em aproximadamente 80% das fotos, o que é muito bom para uma lente que nem é boa de foco contínuo rs

De noite, a coisa já muda de figura, discordando um pouco do Márcio, eu também não sou muito fã de usar flash em corrida noturna. A velocidade do obturador precisa estar em 1/200 . Uso sempre a exposição de compensação em +1 e fotometria matricial. O Iso automático e o modo de velocidade. As fotos acabam saindo com ruído, é inevitável porque o ruído em 3200 já existe. Mas veja ruído não é de todo ruim, e o cliente final nem se importa com isso, te juro cara, quem fica olhando nitidez extrema é fotógrafo kkkk

Melhor uma foto feita do que foto jamais feita! é o que eu penso... por isso eu dispensaria lentes escuras como a 18-55 e a 55-250... note elas são perfeitas pra uso com muita luz, como o dia, de noite, você precisará de lentes claras. Se você tiver uma 50MM 1.4, melhor ainda, ou ainda uma 85MM 1.4

Nitidez não é o foco desse nicho e sim registrar momentos. Uma foto que venda pra mim é o que vale... mas se quer dispensar o flash , uma lente clara 1.8 ou 1.4 é essencial e subir o ISO até 3200 vai de boas.


cheferson

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Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2019, 21:59:47
Paulo, outro detalhe importante, é importante pensar na composição e, algumas vezes, na noturna será melhor usar o foco manual. Eu percebi que o foco automático em corrida noturna as vezes é complicado, as vezes é melhor compor, ajustar o foco manual pra algum lugar específico e quando o atleta passar por aquele ponto, você senta o dedo e tira algumas fotos, a vantagem dessa técnica é que as fotos geralmente sairão em foco, lembrando uso o modo Aiservo e fotografo em JPG mesmo, por isso, a compensação de exposição em +1 e fotometria matricial, já que os erros de fotometria são mais complicados de arrumar em JPG, não dá tempo de fotografar e editar em Raw, melhor JPG mesmo.


YVanderlei

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Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2019, 18:13:54
NMHO, deve utilizar a 50mm f/1.8 com iso, velocidade e abertura as maiores possíveis nas condições de iluminação.


Marcio WH

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Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2019, 17:11:17
Paulo, eu trabalho com ensaios externos, as vezes algum evento de festa infantil e faço esportes, principalmente corridas de bike e de rua. Se me permite falar um pouco, fiz no mês passado minha primeira corrida noturna e vou tecer algumas observações sobre a mesma. Lembro que possuo uma T2i, uma T3i e uma Sony Nex ok.

A Nex deixei em casa, porque embora já tenha feito fotografia de corridas de rua com ela, a pegada da Canon é infinitamente melhor.

Sobre a corrida de dia, não tem segredo; é setar ISO 400 ou 800, colocar em modo Prioridade de Velocidade, seto uma velocidade como 1/250 ou mais rápido e deixo a câmera escolher a abertura. Ponto de foco sempre no ponto central; já que as fotos mais vendidas e compradas pelos clientes são as que o sujeito está no centro do quadro. Uso modo Al Servo, cravo o foco, tiro 3 ou 4 fotos seguidas em sequência e voilá, próximo atleta, não tem segredo mesmo. Geralmente uso uma 50MM 1.8 II , funciona bem, e crava o foco em aproximadamente 80% das fotos, o que é muito bom para uma lente que nem é boa de foco contínuo rs

De noite, a coisa já muda de figura, discordando um pouco do Márcio, eu também não sou muito fã de usar flash em corrida noturna. A velocidade do obturador precisa estar em 1/200 . Uso sempre a exposição de compensação em +1 e fotometria matricial. O Iso automático e o modo de velocidade. As fotos acabam saindo com ruído, é inevitável porque o ruído em 3200 já existe. Mas veja ruído não é de todo ruim, e o cliente final nem se importa com isso, te juro cara, quem fica olhando nitidez extrema é fotógrafo kkkk

Melhor uma foto feita do que foto jamais feita! é o que eu penso... por isso eu dispensaria lentes escuras como a 18-55 e a 55-250... note elas são perfeitas pra uso com muita luz, como o dia, de noite, você precisará de lentes claras. Se você tiver uma 50MM 1.4, melhor ainda, ou ainda uma 85MM 1.4

Nitidez não é o foco desse nicho e sim registrar momentos. Uma foto que venda pra mim é o que vale... mas se quer dispensar o flash , uma lente clara 1.8 ou 1.4 é essencial e subir o ISO até 3200 vai de boas.

Por favor, poderia postar uma foto em alta qualidade tirado com  ISO 3200 na T3i?

Tenho curiosidade pra ver como fica, nao achei aceitavel na T3i, tirado no JPEG. A 7D mk2, com o atleta parado a ISO 6400 ainda tem deralhes como cilios, brincos, em movimento ja perde totalmente os detalhes.

Se eu nao me engano o AlServo e desligado automaticamente quando se usa somente um ponto de foco. Acredito que teria mais acerto usando o Single Shot usando todos os 9 pontos de foco fechando a abertura e aumentando a velocidade, tem mais chance de um dos pontos de foco conseguir "pegar" uma parte do atleta ou proximo dele, pra nao perder o momento.

Quando a super expor em +1, alem de baixar a velocidade, qualquer luz estoura e tira a atencao do momento. Em fotografia de paisagem eu chego a usar ate +1, mais que isso nao acho aceitavel agora sub exponho ate proximo de -3, fica escuro, mas recupera bem, lembrando que fotografo em JPEG.


cheferson

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Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2019, 08:16:58
Por favor, poderia postar uma foto em alta qualidade tirado com  ISO 3200 na T3i?

Tenho curiosidade pra ver como fica, nao achei aceitavel na T3i, tirado no JPEG. A 7D mk2, com o atleta parado a ISO 6400 ainda tem deralhes como cilios, brincos, em movimento ja perde totalmente os detalhes.

Se eu nao me engano o AlServo e desligado automaticamente quando se usa somente um ponto de foco. Acredito que teria mais acerto usando o Single Shot usando todos os 9 pontos de foco fechando a abertura e aumentando a velocidade, tem mais chance de um dos pontos de foco conseguir "pegar" uma parte do atleta ou proximo dele, pra nao perder o momento.

Quando a super expor em +1, alem de baixar a velocidade, qualquer luz estoura e tira a atencao do momento. Em fotografia de paisagem eu chego a usar ate +1, mais que isso nao acho aceitavel agora sub exponho ate proximo de -3, fica escuro, mas recupera bem, lembrando que fotografo em JPEG.

Márcio, infelizmente eu não posso postar por questões contratuais. Mas eu achei bem respeitável o ISo 3200 na T2i e na T3i que são as câmeras que uso atualmente. Sim elas são antigas, mas me servem muito bem, meu próximo upgrade será uma 80D.

Em relação ao ISO 3200, é o máximo dessas duas câmeras. EM 6400 já fica muito ruim na questão do ruído; também perde muitos detalhes e tem muita perda de nitidez. Lembrando que uso um programa chamado Xncovert pra melhorar contraste, diminuir realces, diminuir ruído.

Eu fotografo com +1 de exposição porque sempre reduzo um pouco a exposição das fotos na pós (com Xnconvert) e isso diminui consideravelmente os ruídos nas áreas de sombra, que é onde o ruído é mais visível. Não uso Lightroom ou Photoshop, porque isso me consumiria muito tempo - são em média 2.000 fotos por evento.

Se você quiser posso te mandar uma foto por MP. Mas não posso postar em público, por questões de contrato.


Paulo Sobral

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Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2019, 11:14:14
Paulo, eu trabalho com ensaios externos, as vezes algum evento de festa infantil e faço esportes, principalmente corridas de bike e de rua. Se me permite falar um pouco, fiz no mês passado minha primeira corrida noturna e vou tecer algumas observações sobre a mesma. Lembro que possuo uma T2i, uma T3i e uma Sony Nex ok.

A Nex deixei em casa, porque embora já tenha feito fotografia de corridas de rua com ela, a pegada da Canon é infinitamente melhor.

Sobre a corrida de dia, não tem segredo; é setar ISO 400 ou 800, colocar em modo Prioridade de Velocidade, seto uma velocidade como 1/250 ou mais rápido e deixo a câmera escolher a abertura. Ponto de foco sempre no ponto central; já que as fotos mais vendidas e compradas pelos clientes são as que o sujeito está no centro do quadro. Uso modo Al Servo, cravo o foco, tiro 3 ou 4 fotos seguidas em sequência e voilá, próximo atleta, não tem segredo mesmo. Geralmente uso uma 50MM 1.8 II , funciona bem, e crava o foco em aproximadamente 80% das fotos, o que é muito bom para uma lente que nem é boa de foco contínuo rs

De noite, a coisa já muda de figura, discordando um pouco do Márcio, eu também não sou muito fã de usar flash em corrida noturna. A velocidade do obturador precisa estar em 1/200 . Uso sempre a exposição de compensação em +1 e fotometria matricial. O Iso automático e o modo de velocidade. As fotos acabam saindo com ruído, é inevitável porque o ruído em 3200 já existe. Mas veja ruído não é de todo ruim, e o cliente final nem se importa com isso, te juro cara, quem fica olhando nitidez extrema é fotógrafo kkkk

Melhor uma foto feita do que foto jamais feita! é o que eu penso... por isso eu dispensaria lentes escuras como a 18-55 e a 55-250... note elas são perfeitas pra uso com muita luz, como o dia, de noite, você precisará de lentes claras. Se você tiver uma 50MM 1.4, melhor ainda, ou ainda uma 85MM 1.4

Nitidez não é o foco desse nicho e sim registrar momentos. Uma foto que venda pra mim é o que vale... mas se quer dispensar o flash , uma lente clara 1.8 ou 1.4 é essencial e subir o ISO até 3200 vai de boas.


Irei fazer alguns testes hoje no lugar do evento, verei algumas configurações, pontos estratégicos e também irei considerar suas dicas assim como do Márcio e penso em não usar o flash porque não sei se será algum empecilho para os corredores e talvez as fotos saiam com alguns fantasmas no rosto principalmente se eu usar o panning em algumas situações que eu ache conveniente, se eu pensar em usar flash será com uma potência baixa e com um difusor. Como meu buffer é pequeno terei que usar jpeg, talvez de 8mpx. Acredito que minha maior preocupação seja mais ter o foco cravado e uma boa iluminação e como a corrida vai ter mais de 700 participantes então serão muitos clicks para fazer, seja o que Deus quiser até comprar minha nova câmera e uma ou duas lentes...esse é somente um dos desafios que tenho até o final do ano.