Autor Tópico: Minha Canon EOS R travou enquanto filmava  (Lida 6658 vezes)

danielestevao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 24 de Novembro de 2019, 01:30:52
Boa noite. Hoje utilizei pela primeira vez a minha canon eos r para fazer vídeo em um trabalho externo. Em um determinado momento, após mais ou menos uns 50min filmando em 4k a câmera simplesmente travou, mas permaneceu com as informações no visor superior, porém não respondia a nenhum comando. Tentei mexer e nada, desliguei, troquei a bateria, tirei o cartão e nada. Tirei a bateria por um tempo, achando que pudesse ser coisa de aquecimento e depois de algumas horas liguei e continuava não respondendo a nenhum comando meu. Só ficava aparecendo a informação de que estava no modo vídeo. O sensor ficou aberto. A cortina não fecha mais. Já aconteceu algo parecido com alguém? Será que só a assistência para dar jeito?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2019, 02:01:16
Amigo, câmera DSLR ou Mirrorless não foi feita para gravar vídeos por mais de 30 minutos.

O ideal é usar esse tempo, desligar a câmera, esperar um pouco e voltar a gravação.

Tenta reinicializar as configurações padrão da câmera (ler no manual, não me pergunte como faz kkkkk )

Se não resolver, assistência técnica.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2019, 02:15:06
Boa noite. Hoje utilizei pela primeira vez a minha canon eos r para fazer vídeo em um trabalho externo. Em um determinado momento, após mais ou menos uns 50min filmando em 4k a câmera simplesmente travou, mas permaneceu com as informações no visor superior, porém não respondia a nenhum comando. Tentei mexer e nada, desliguei, troquei a bateria, tirei o cartão e nada. Tirei a bateria por um tempo, achando que pudesse ser coisa de aquecimento e depois de algumas horas liguei e continuava não respondendo a nenhum comando meu. Só ficava aparecendo a informação de que estava no modo vídeo. O sensor ficou aberto. A cortina não fecha mais. Já aconteceu algo parecido com alguém? Será que só a assistência para dar jeito?
Não entendi direito... vc trocou a bateria, trocou tbm o cartão, mesmo assim quando liga a câmera ela volta no modo vídeo e continua travada??? Se vc aperta algum botão ela não responde???

Vc não consegue fazer a câmera voltar para o modo fotografia??? Vc tem que apertar o botão "mode" e depois "info" para ela voltar ao modo fotografia. Se vc faz isso ela não volta???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2019, 04:12:57
Boa noite. Hoje utilizei pela primeira vez a minha canon eos r para fazer vídeo em um trabalho externo. Em um determinado momento, após mais ou menos uns 50min filmando em 4k a câmera simplesmente travou, mas permaneceu com as informações no visor superior, porém não respondia a nenhum comando. Tentei mexer e nada, desliguei, troquei a bateria, tirei o cartão e nada. Tirei a bateria por um tempo, achando que pudesse ser coisa de aquecimento e depois de algumas horas liguei e continuava não respondendo a nenhum comando meu. Só ficava aparecendo a informação de que estava no modo vídeo. O sensor ficou aberto. A cortina não fecha mais. Já aconteceu algo parecido com alguém? Será que só a assistência para dar jeito?

Daniel, deve ter aquecido demais. Veja página 252.
http://gdlp01.c-wss.com/gds/3/0300032123/01/eosr-ug-en.pdf


Teste aí, Lindsay  :ok:

Você não teria medo desse pequeno teste, né ?  :assobi:

 :D

Ernesto, a Anitta tá te chamando...


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2019, 07:23:35
Daniel,

Vão dizer que tudo que escreverei abaixo é mentira mas, com o tempo, você mesmo verá que é verdade:

Sim, MLs não são apenas sem espelhos,

elas tb não tem controles contra aquecimento,

Várias não tem corpo de magnésio

E muitas recebem software experimental que trava (e que ainda não está pronto para ir para uma linha profissional DSLR, como a 1D X MK III)

Geralmente, elas tb não tem grips de fato, apenas porta-baterias (a R aqui é uma exceção)

E às vezes, as ML tem menos slots (na mesma faixa de preço),

Em certas marcas tem shutter e sync mais lentos (na mesma faixa de preço)


São soluções de corte de custos (para a fábrica)
Do lado de cá (o lado dos não-engenheiros), me parece que o espaço do espelho poderia ser aproveitado melhor nas mirrorless, em vez de ser apenas suprimido, em nome de uma redução desnecessária no tamanho da câmera.

Eu li a página do manual, conforme o colega sugeriu acima e me parece sintoma de sobreaquecimento.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2019, 07:48:59
Boa noite. Hoje utilizei pela primeira vez a minha canon eos r para fazer vídeo em um trabalho externo. Em um determinado momento, após mais ou menos uns 50min filmando em 4k a câmera simplesmente travou, mas permaneceu com as informações no visor superior, porém não respondia a nenhum comando. Tentei mexer e nada, desliguei, troquei a bateria, tirei o cartão e nada. Tirei a bateria por um tempo, achando que pudesse ser coisa de aquecimento e depois de algumas horas liguei e continuava não respondendo a nenhum comando meu. Só ficava aparecendo a informação de que estava no modo vídeo. O sensor ficou aberto. A cortina não fecha mais. Já aconteceu algo parecido com alguém? Será que só a assistência para dar jeito?

Video nao e minha area,mas a 70D, teve problemas de super aquecimento chegando em muitos casos a queimar a placa de circuito devido as pessoas estarem usando cartoes lentos pra gravar videos.

Como voce estava gravando em 4K, ja li relatos de usuarios daqui do forum que ela salva a 480 mbs, portanto precisa de um cartao extremamente rapido, lembrando que a 70D, salva a no maximo 40 mbs.

Torcendo aqui pra que nao tenha acontecido nada de grave e que ja tenha resolvido  :ok:
« Última modificação: 24 de Novembro de 2019, 07:50:48 por Marcio WH »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2019, 11:33:24
Conhecimento importa mais que equipamento.


danielestevao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2019, 09:58:58
Não entendi direito... vc trocou a bateria, trocou tbm o cartão, mesmo assim quando liga a câmera ela volta no modo vídeo e continua travada??? Se vc aperta algum botão ela não responde???

Vc não consegue fazer a câmera voltar para o modo fotografia??? Vc tem que apertar o botão "mode" e depois "info" para ela voltar ao modo fotografia. Se vc faz isso ela não volta???


Exatamente, a câmera não responde a nenhum comando.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2019, 10:34:37
E aí Daniel, algum update?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


danielestevao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2019, 10:42:46
Nenhum ainda. Mandarei hoje para a Assistência técnica e aguardarei o resultado. Assim que tiver resposta coloco aqui. Ressalto que em nenhum momento a câmera sinalizou problema de aquecimento (que no manual diz que existe) e nem de leitura do cartão. Não demonstrava temperatura elevada. Foi algo súbito!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2019, 10:43:33
Nenhum ainda. Mandarei hoje para a Assistência técnica e aguardarei o resultado. Assim que tiver resposta coloco aqui. Ressalto que em nenhum momento a câmera sinalizou problema de aquecimento (que no manual diz que existe) e nem de leitura do cartão. Não demonstrava temperatura elevada. Foi algo súbito!
Chegou a dar uma googlada desse problema (em inglês)?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2019, 10:53:23
Deu azar, ao contrario do dizem os haters, pode acontecer com qualquer DSLR ou ML.

A limitação de 30 minutos é uma mera burocracia para as cameras não serem taxadas como filmadoras em alguns mercados.

Magic Lantern está ai como prova disso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2019, 15:24:33
Mas que pena, DEU AZAR...

Se o cara tira a bateria e o cartão, e depois que liga novamente e a câmera volta no modo vídeo e não responde nenhum comando, se aperta os botões e ela não reponde, não consegue voltar ao modo fotografia, e não faz nada, ficou travada, provavelmente queimou/estragou alguma coisa internamente.

DEU AZAR mesmo... uma pena.

Solução, assistência técnica, espero que esteja na garantia ou que tenha seguro para danos elétricos.

MUITO AZAR que chato.
Conhecimento importa mais que equipamento.


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2019, 15:43:24
Cara, muitíssimo estranho... Se tiver na garantia, nem perca tempo...
Se não, leva na assistência e resta torcer pra não ser nada grave.

PS.
Tem gente que deve ter tempo sobrando.
Tem um tópico pra isso já:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/board,4.0.html
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2019, 15:47:24
Chegou a dar uma googlada desse problema (em inglês)?

Já resolvi muitos problemas assim... sempre em último caso, vale a pena conferir.
Inclusive aquele contador pra 80D, 6D II, etc, foi dessa forma.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto