Faz muito tempo que sou usuário M4/3. Acho um sistema sensacional por vários motivos, mas, principalmente por causa da portabilidade. Como amador, havia me cansado de andar com DSLR por aí, muito peso e pouco uso. Gosto de carregar a câmera sempre na mochila e fotografar o que aparece, sem muito compromisso e para isso as M4/3 são perfeitas.
Porém, eis que Canon e Nikon resolveram entrar de maneira mais séria no mundo as mirrorless. Andei lendo bastante sobre as linhas R (Canon) e Z (Nikon). E o que vi foi uma nova geração de câmeras full frame mais portáteis e próximo daquilo eu considero confortável para carregar.
Resumindo, decidi pegar uma dessas para experimentar. Não vou entrar em detalhes técnicos, mas pensei nos seguintes critérios ao escolher: portabilidade, preço e qualidade de imagem (deixei este por ultimo pq são todas muito próximas no uso para fotografia e eu quase nao faço vídeos).
Li muito, vi "N" reviews gringos e brasileitos e, pensando como amador, acabei decidindo pela RP que venceu as outras, com certa facilidade, nos quesitos preço e portabilidade, sem deixar a desejar no quesito QI.
Enfim, estou bem feliz com a câmera. Me surpreendeu muito no peso, na pegada e no tamanho. Para modo de comparação, ela é mais leve e muito mais agradável de segurar que a E-M5 MKII (com o grip - nunca uso sem).
Do que gostei na câmera: pegada / qualidade de imagem / foco (sensacional, mesmo usando uma lente EF adaptada) / Praticidade de uso (botões, touch, lcd articulável, menus...)
Do que não gostei: achei disparo contínuo 5fps pouco, tambem achei o obturador muito barulhento igual ao de uma dslr. ainda nao vi se ela tem o modo de disparo eletronico (silencioso), mas nunca gostei de usar esse modo. no mais, só alegria.
Comparação de tamanho com a Oly EM5 MKII+Grip

IMG_3012 by
Adriano Ferreira, on Flickr
E seguem algumas fotos que fiz durante essa primeira semana de uso, lembrando que só tenho a EF 50mm 1.4, encomendei a RF 24-105, mas só chega em janeiro.

_MG_3098 by

_MG_3033 by

Jacu by

Caraça by

_MG_2965 by
Adriano Ferreira, on Flickr - Nessa foto eu apaguei um objeto que aparecia entre os bancos, não ficou perfeito pq sou pouco habilidoso com o photoshop.

_MG_2927 by

_MG_3133 by