Autor Tópico: Impressões sobre a mirrorless YI M1 e adaptadores Pixco m43-FD  (Lida 1207 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 03 de Janeiro de 2020, 14:30:05
Há muito tempo não posto aqui no fórum. Também há tempos não fotografava com frequência, muito em função de eu ter muito equipamento de filme e está cada vez mais trabalhoso conseguir revelar, encontrar drivers para o scanner etc. Enfim, andava usando mais a minha Panasonic LX3 em viagens e o celular no dia a dia. Contudo, comprei essa mirrorless YI M1 no Aliexpress, quando houve a black friday chinesa em meados de novembro. Comprei, na mesma ocasião, dois adaptadores da Pixco para usar com minhas objetivas Canon FD, um com óptica e outro sem.

Em geral, gostei da câmera em termos de custo x benefício. O que não gostei foi dos adaptadores pela falta de features, como reconhecer o modo A da objetiva FD e poder controlar a abertura. Além disso, o fotômetro da câmera parece ficar "preguiçoso" com as objetivas manuais, e só atualiza vez ou outra, sabe-se lá em que condição ele resolver atualizar. Isso não ocorre com as lentes do kit, e o fotômetro fica sempre atualizando. Outra feature interessante é o app. O problema é que só suporta iOS 11 para trás, no caso de aparelhos da Apple. Testei num iPad Mini com iOS 9 e funciona bem para monitoramento remoto. Quanto ao Android, não sei se as versões mais novas suportam o app.

Enfim, o que eu gostaria que fosse melhor nessa câmera é relacionado à fotometria. Gostaria de poder acordar e travar o fotômetro a qualquer momento, como ocorre com praticamente qualquer SLR ou mesmo na minha LX3, mas acho que consigo conviver com isso considerando que ela saiu bem mais barato que a mirrorless mais barata do mercado.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2020, 14:39:37
Nem imaginei que alguém fosse comprar essa camera

Diz mais sobre ela aí, como é o sistema, qualidade de imagem, etc


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 03 de Janeiro de 2020, 15:03:01
Nem imaginei que alguém fosse comprar essa camera

Diz mais sobre ela aí, como é o sistema, qualidade de imagem, etc

Acho que no lançamento, essa câmera devia ser meio cara e não valia a pena. Mas por menos de 800 reais, não vejo nada melhor, mesmo usado. Ainda não testei o modo raw dela, mas achei o jpeg legalzinho... meio agressivo na redução de ruído, mas nada com a qual a gente já não esteja acostumado. Pelo que li, o sensor Sony de 20MP era o ponto alto dela na época (2016), mas hoje não sei mais como esse sensor se posiciona diante da concorrência. O firmware também era bem limitado, acho que nem suportava fullHD, mas na versão atual ela já filma em 4K.

Como eu venho de câmeras digitais já bastante antigas (Pentax K100D, Panasonic LX3), para mim essa câmera é uma maravilha em termos de qualidade de imagem. Usei bastante a Olympus E-P1 e a E-PL1 de pessoas próximas, e essas foram as mirrorless mais atuais com as quais tive certa familiaridade. Nesses modelos, era impensável setar o ISO em 1600 e pensar em usá-lo regularmente. A Olympus E-P1 já degradava bastante com ISO 800, mas com boa vontade dava para aguentar o ISO 1000 (ela tinha steps pequenos de ajuste de sensibilidade). Acho que investir mais em sensor do que em mecanismo de estabilização pode ter sido uma boa estratégia para tornar o projeto da câmera mais simples - a YI M1 não tem estabilização de imagem. A objetiva 42.5/1.8 me impressionou bastante, e ainda tem uma chavezinha de modo macro, embora a maior abertura mude para f/3.5.

Hoje, deixei a câmera com o adaptador com óptica e uma Canon FD 24/2.8 para ver se ela fica mais ou menos com a vibe de uma "35mm f/2" em full frame, mas ainda não tive muita oportunidade de testar... agora no fim de semana, se não chover, pretendo experimentar mais nesse setup, torcendo para o fotômetro lerdo não incomodar muito.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2020, 15:54:12
que legal !  :clap:

Parabéns pelo tópico !

É legal ler coisas sobre produtos que fogem do padrão :ok:
Obrigado, @Ernesto.

Como a fotografia não tem sido nem mesmo o meu hobby principal, quanto mais uma fonte de renda, seria impensável pagar o preço de uma mirrorless da Panasonic ou da Olympus com esse câmbio desfavorável, a não ser que fosse uma usada surrada. Tanto que aguardei por anos até surgir uma opção acessível que possibilitasse usar as minhas objetivas antigas.

Vamos ver se com esse tópico aparecem mais aventureiros para trocar informações sobre essa câmera.

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2020, 01:42:43
Foto da lua hoje, com a M1 e uma Canon FD 70-210 f/4. Sem tripé. Preciso comprar um anel de apoio para a objetiva, já que o seu peso fica desequilibrado em relação ao porte da câmera. O One Drive deu uma degradada na qualidade, mas acho que está bom para dar uma ideia.

« Última modificação: 09 de Janeiro de 2020, 01:45:28 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Mauro.assis

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2020, 11:54:07
E então como esta a câmera hoje ....????? alguma reclamação ou esta 100% satisfeito ???

Na minha humilde opinião ... achei o projeto interessante , com designer muito parecido com a Leica - e ainda mais com o LOGO vermelho - mas somente isso .. as lentes do sistema tem uma excelente ótica , a 42.5mm é muito boa -  por outro lado - baioneta de plastico para uma lente considerada prime ,,, deixa muito a desejar ( não que tenha problemas com isso , mas ja tive uma lente quebrada na baioneta )

O que vejo de bom na câmera - o sensor da Sony com ótima resolução , excelente iso ... somente , controles touch screen - são bom , mas não é tudo ,, ha horas que vai precisar de dial e outros "botões" ... e ai a câmera peca - as vezes o touch da M1 falha e falha feito .. algumas lentes do sistem m4/3 - não funcionam 100% , tenho um adaptador speed booster - que não funcionou de forma alguma , na panasonic e olympus funciona 100% .....  portanto ; pra mim - não é uma câmera para ser levada a serio ,,, mas como uma câmera pra registrar fotos de família , levar no passeio .. !!!  :eek: :eek: :eek: