Autor Tópico: Nova lente Olympus 12-45mm f/4 Pro  (Lida 1911 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Janeiro de 2020, 10:07:18
Sai dia 12 de fevereiro, junto com a E-M1 MK III. Sem preço ainda.



Effective placement of special lenses in the Olympus M.Zuiko Digital ED 12-45mm f/4.0 PRO lens allows for the world’s most compact, lightweight design covering a focal length from wide-angle 24mm to telephoto 90mm (35mm equivalent). A small and lightweight focusing lens enables high-speed, precise AF for any subject. The lens features a dust-, splash- and freeze-proof construction with sealing in 9 places to keep out dust and rain, providing peace of mind when shooting on the go.

Enjoy intense macro shooting with a maximum magnification of 0.25x (0.5x 35mm equivalent) across the entire zoom range. The closest focusing distance is 12 cm at the wide-angle end, and 23cm at the telephoto end, delivering a wide range of macro shooting effects such as wide-angle macro shots that emphasize a sense of perspective by capturing vast backgrounds, and telephoto macro shots for more significant background defocusing effects. Diverse macro effects are possible, such as Focus Stacking, which generates a single image on the camera with large depths of field in focus from the foreground to the background.

Effective placement of aspherical lenses and ZERO (Zuiko Extra-low Reflection Optical PR) coating – which provides clear depictive performance – drastically reduces aberrations, ghosts, and flares for sharp, high-definition image quality. Suppressing loss of light at the edges of images makes it possible to obtain bright, clear depictive performance up to the very edges. Because the aperture value is fixed across the entire focal length, it is easy to control the exposure when zooming and recording video.

Filter Size:58mm
Dimensions: 63.4x70mm
Weight: 254 g
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 01 de Abril de 2020, 22:39:48
Achei bacana essa lente. Gosto de ter uma máquina pequena com lente zoom para viagens de moto e essa lente seria a combinação ideal para minha EM10.
D600 - E-M10


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2020, 23:49:28
Achei bacana essa lente. Gosto de ter uma máquina pequena com lente zoom para viagens de moto e essa lente seria a combinação ideal para minha EM10.


Ohh Kokimoto, que bom saber que vc tá "vivo"!   :)
 
Legal que ainda curta MFT..

Essa lente é interessante, mas eu nao compraria, muito cara.. Muito melhor pegar uma 12-40mm f2.8 PRO, que se acha (lá fora) até mais em conta. É um pouco maior, mas nem tanto..

Se quiser uma lente faz tudo e tiver umas verdinhas guardadas, invista em uma 12-100mm f/4 e garanto que vai esquecer do fator tamanho..

Agora se quiser zoom pequena, pancake, vá de Pana 12-32mm  ou Oly 14-45mm EZ. A Oly é uma beleza, a Pana é minuscula, boa ótica mas nao tem anel de foco.

« Última modificação: 01 de Abril de 2020, 23:51:01 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2020, 22:12:08
Angelone, a 12-40 PRO 2.8 me interessa também, mas ela já é meio grande/pesada para o que procuro. Dizem também que fica meio desbalanceada na EM10. A 12-100 é ainda maior rsrs. Ainda assim, estou olhando umas 12-40 2.8 usadas, pois não tem outra opção por enquanto.

Não tenho como ficar cuidando muito da câmera na moto. Trepida bastante, às vezes chove rs. Pra mim tem que caber tudo em uma cartucheira (aquelas pochetes de colocar do lado da perna) para eu poder guardar no bauzinho. Viajei muito com minha Nex F3, mas desisti dela porque achava a lente do kit apenas razoável (diferente de uma 18-55 nikon ou canon por exemplo, que são bem boas) e porque custava muito caro para substitui-la.

Essa 14-45 EZ é melhor que a 14-42 que vem na máquina? Não gostei muito da última. O que você acha?

Abraço!
D600 - E-M10


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2020, 00:58:06
Angelone, a 12-40 PRO 2.8 me interessa também, mas ela já é meio grande/pesada para o que procuro. Dizem também que fica meio desbalanceada na EM10. A 12-100 é ainda maior rsrs. Ainda assim, estou olhando umas 12-40 2.8 usadas, pois não tem outra opção por enquanto.
Nos states, ebay principalmente, sempre tem ótimas ofertas de usadas ou novas do mercado gray. Em relaçao ao peso e tamanho, o ideal mesmo é se vc conseguisse experimentar antes de comprar. Já tive a 12-40mm Pro, novinha, mas vendi para comprar a 12-100mm f4 PRO para viagens (a pé rsrs..), uso outdoor. Incrivelmente me adaptei super bem, apesar do tamanho, carrego em uma espécie de pochete na cintura, sempre junto com o mochilão rsrs.. nao troco por nada.  Deu certo, já fiz trip de vários dias assim e a qualidade e versatilidade do range compensam amplamente qq desconforto, que nem percebo..

Citar
Não tenho como ficar cuidando muito da câmera na moto. Trepida bastante, às vezes chove rs. Pra mim tem que caber tudo em uma cartucheira (aquelas pochetes de colocar do lado da perna) para eu poder guardar no bauzinho. Viajei muito com minha Nex F3, mas desisti dela porque achava a lente do kit apenas razoável (diferente de uma 18-55 nikon ou canon por exemplo, que são bem boas) e porque custava muito caro para substitui-la.
A 12-40mm e 12-45mm  Pro sao seladas, mas o OM10 nao é. Faria um par ideal com um E-M5 II ou III (que tem a venda no PY)

Citar
Essa 14-45 EZ é melhor que a 14-42 que vem na máquina? Não gostei muito da última. O que você acha?
Nao sei dizer, teria q dar uma geral em reviews, mas já manusei a 14-45m EZ, é linda, compacta,  colapsa e abre automaticamente, uma belezinha de lente. Da 14-42mm,  lente padrão de kit da Oly,   já ouvi várias criticas qto à qualidade, deve ser meia-boca mesmo, rsrs.., já tive (veio com minha E-PM2 nova) e nem usei, vendi pois já tinha coisa melhor. Já a Pana 12-32mm de 70 gr, é muito elogiada, super compacta e sharp..  Essa eu tenho, faz um par perfeito com a E-PM2, otima para street, que só pratico em citys qdo viajo.
« Última modificação: 03 de Abril de 2020, 00:59:43 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2020, 08:26:25
Parece bacana essa lente, principalmente se for usa-la em uma câmera da linha PEN. mas já tendo 12-40 f/2.8, não faz tanto sentido comprar uma lente basicamente do mesmo range. poderiam ter feito uma 12-60 f4.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2020, 11:05:11
Nao sei dizer, teria q dar uma geral em reviews, mas já manusei a 14-45m EZ, é linda, compacta,  colapsa e abre automaticamente, uma belezinha de lente. Da 14-42mm,  lente padrão de kit da Oly,   já ouvi várias criticas qto à qualidade, deve ser meia-boca mesmo, rsrs.., já tive (veio com minha E-PM2 nova) e nem usei, vendi pois já tinha coisa melhor. Já a Pana 12-32mm de 70 gr, é muito elogiada, super compacta e sharp..  Essa eu tenho, faz um par perfeito com a E-PM2, otima para street, que só pratico em citys qdo viajo.

Tenho duas kit padrão da Olympus aqui (não colapsáveis) e...são meramente OK. Não são ruins, mas longe de serem excelentes.
Também tenho a 12-32mm e é uma pequena jóia. Foco rápido, imagem muito boa (não é uma prime ou uma zoom Pro, mas comparada com as kit lenses em geral, é bem melhor). Foi a que usei em 70% do tempo na minha última viagem.
Uma que seguida esquecem é a Panasonic 14-42 II, 2a kit da Panasonic. Compacta, boa imagem, um tiquinho abaixo da 12-32, e melhor que a Olympus.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2020, 23:43:48
Valeu pelas dicas pessoal!
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 16 de Abril de 2020, 11:46:55
Ótima lente para viagens. Se você não precisa de desfoque, dá para colocar em f/4, talvez em f/5.6 e fazer uma viagem inteira usando só essa lente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #9 Online: 17 de Abril de 2020, 23:41:20
Thales, a ideia é essa mesma, tirar fotos de lugares visitados, paisagens, etc.

Com essa pandemia maldita, acho que a viagem que eu estava programando deve atrasar no mínimo um ano. Fiquei chateado, mas pelo menos tenho mais tempo para pensar e procurar uma boa oportunidade.  :D
D600 - E-M10