Autor Tópico: "Melhor" lente para Canon T3  (Lida 1339 vezes)

Miss Watson

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Online: 31 de Janeiro de 2020, 12:17:20
Olá pessoal!
Sou nova por aqui, mas tenho conhecimento avançado em fotografia - porém não em equipamento DSLR.
Tenho uma (péssima) Fujifilm S3300 e quero comprar minha primeira DSLR. Mas...

Meu orçamento é bem baixo. Em vez de ir direto para uma T5, eu acabei fazendo uma pesquisa e optei pela T3 porque:
- Meu objetivo é iniciar na área da fotografia, mas não tenho certeza se isso dará certo. Por essa razão, encontrei algumas T3 em conta, para não gastar muito e depois ficar com equipamento encalhado. Na pior das hipóteses eu teria uma boa câmera para "casa e família".

Eu pensei em investir em corpo da T3 com uma boa lente. Para a lente, meu orçamento é até uns R$500.

- Como minha intenção é fotografar pessoas (ensaios), eu li muito a respeito e todos indicam para começar pela 18-55mm mesmo que ela já vai suprir minhas necessidades, basta que eu explore bastante o que já teria em mãos.
Só que eu tenho trauma de tentar fotografar ambientes mais escuros e não dá para salvar direito nem no photoshop (S3300 argh). Eu pesquisei e descobri que algumas lentes são mais clarinhas. Tem ainda as EF e EF-S que ainda não consegui achar fotos comparações de 18-55mm, por exemplo.

- A 18-55mm é tão ruim para fotografar lugares com pouca iluminação? Ou em raw me permitiria fazer boas edições?
- A 35mm seria mais indicada para meu objetivo? Em ambiente em que o assunto está distante e o cenário seria interessante de se captar, ela vai dar conta de me entregar fotos de ensaios de boa qualidade?
Qual lente vocês me indicariam, por favor?
Abraços!


vangelismm

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Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2020, 12:26:11
Não tem 35mm canon por 500,00 reais.

Compra a ef-s 24mm 2.8 ou a ef 50mm 1.8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

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Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2020, 13:46:21
- A 18-55mm é tão ruim para fotografar lugares com pouca iluminação? Ou em raw me permitiria fazer boas edições?

Nada impede. Temos tópicos só com fotos feitas com lentes 18-55:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86897.460 (escolhi essa página porque tem muitas fotos boas, mas sugiro olhar todas as páginas).

Eu sugiro você usar esta lente até que ela seja uma limitação intransponível. Por exemplo, em lugares menos iluminados, você pode aumentar o ISO, baixar a velocidade, aumentar a luz... Há opções. Mas esta lente vai te ajudar a dominar composição, além de ensinar a contornar as limitações do equipamento.


Miss Watson

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Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2020, 16:09:55
Não tem 35mm canon por 500,00 reais.

Olá!
Obrigada pelas sugestões!

Eu achei algumas 35mm por esse valor no Mercado Livre, mas eu preciso pesquisar mais. No caso, essa lente não provoca leves distorções nos cantos? É uma coisa que eu vi que incomoda bastante, por isso voltei à ideia da 18-55mm (embora eu tenha visto que ela é mais escura).

Compra a ef-s 24mm 2.8 ou a ef 50mm 1.8.
Estava pesquisando no flickr e estou impressionada com a 50mm 1.8! É bem clarinha também!  :wub:
Mass... (sempre tem uma mas para deixar a dúvida), eu li que o problema dela é que você precisa tomar muita distância para fotografar. Você poderia me informar se voê sente que isso é um problema ou dá para suportar, por favor?


Miss Watson

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Resposta #4 Online: 31 de Janeiro de 2020, 16:13:44
Nada impede. Temos tópicos só com fotos feitas com lentes 18-55:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86897.460 (escolhi essa página porque tem muitas fotos boas, mas sugiro olhar todas as páginas).

Eu sugiro você usar esta lente até que ela seja uma limitação intransponível. Por exemplo, em lugares menos iluminados, você pode aumentar o ISO, baixar a velocidade, aumentar a luz... Há opções. Mas esta lente vai te ajudar a dominar composição, além de ensinar a contornar as limitações do equipamento.

Olá! Obrigada por compartilhar o link!  ;)
Eu tenho receio de fazer uma aquisição e depois me arrepender e ficar difícil desfazer o erro hehe.
Você saberia me dizer se a 18-55 são todas iguais, ou existe alguma de qualidade superior, por favor? Tipo, algum modelo que tenha sido lançado que faz uma diferença, ainda que mínima?
Abraços!


felipemendes

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Resposta #5 Online: 31 de Janeiro de 2020, 16:42:25
Olá! Obrigada por compartilhar o link!  ;)
Eu tenho receio de fazer uma aquisição e depois me arrepender e ficar difícil desfazer o erro hehe.
Você saberia me dizer se a 18-55 são todas iguais, ou existe alguma de qualidade superior, por favor? Tipo, algum modelo que tenha sido lançado que faz uma diferença, ainda que mínima?
Abraços!

Não, não são todas exatamente iguais, embora a qualidade delas seja mais ou menos a mesma, desde que você compre da marca da sua câmera. Tem as 17-50 que, apesar de terem distâncias focais bem parecidas, são bem diferentes; enquanto a maioria das 18-55 tem abertura menor e variável (f/3.5 em 18mm, f/5.6 em 55mm), as 17-50 têm f/2.8 (mais abertas) em toda a extensão. Só que também são bem mais caras. Em resumo, a escolha do modelo da 18-55 vai fazer pouca diferença na qualidade geral das suas fotos. É praticamente impossível olhar uma foto com uma 18-55 e saber qual modelo foi usado.

Eu achei algumas 35mm por esse valor no Mercado Livre, mas eu preciso pesquisar mais. No caso, essa lente não provoca leves distorções nos cantos? É uma coisa que eu vi que incomoda bastante, por isso voltei à ideia da 18-55mm (embora eu tenha visto que ela é mais escura).

Se provoca distorções, devem ser poucas, embora eu não conheça a lente. E normalmente são corrigíveis durante a edição. De novo, eu não me preocuparia. Mas, mesmo sendo mais clara, pro tipo de foto que vc quer fazer, se eu tivesse uma única lente, eu preferiria a 18-55.

Mas cuidado: Olhei no ML, e as 35mm pra Canon por 499 reais são Yongnuo, que é um fabricante paralelo. O Cheferson, aqui do fórum, fez um ensaio recente com ela:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136375

Sugiro olhar as fotos, e também os comentários.

Citar
Estava pesquisando no flickr e estou impressionada com a 50mm 1.8! É bem clarinha também!  :wub:
Mass... (sempre tem uma mas para deixar a dúvida), eu li que o problema dela é que você precisa tomar muita distância para fotografar. Você poderia me informar se voê sente que isso é um problema ou dá para suportar, por favor?

Sim, precisa tomar uma distância considerável. É uma lente legal pra retratos em APS-C (o tamanho do seu sensor), mas pra todo o resto ela vai ser meio impraticável.


vangelismm

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Resposta #6 Online: 31 de Janeiro de 2020, 18:34:17
Olá!
Obrigada pelas sugestões!

Eu achei algumas 35mm por esse valor no Mercado Livre, mas eu preciso pesquisar mais. No caso, essa lente não provoca leves distorções nos cantos? É uma coisa que eu vi que incomoda bastante, por isso voltei à ideia da 18-55mm (embora eu tenha visto que ela é mais escura).
Estava pesquisando no flickr e estou impressionada com a 50mm 1.8! É bem clarinha também!  :wub:
Mass... (sempre tem uma mas para deixar a dúvida), eu li que o problema dela é que você precisa tomar muita distância para fotografar. Você poderia me informar se voê sente que isso é um problema ou dá para suportar, por favor?

Deve ser a YN 35mm, nunca lembro dela.

Não existe essa distorção no cantos porque essa camera é apsc e 35mm é longe de ser ultra grande angular.

Para ensaios externos a 50mm é perfeita.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

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Resposta #7 Online: 31 de Janeiro de 2020, 22:55:21
Flash. Invista em aprender iluminar.
Sua fotografia vai ser outra.
Mesmo com 18-55, você terá fotos incríveis, de souber iluminar bem!
Abraço


Miss Watson

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Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2020, 15:41:25
Mas cuidado: Olhei no ML, e as 35mm pra Canon por 499 reais são Yongnuo, que é um fabricante paralelo. O Cheferson, aqui do fórum, fez um ensaio recente com ela:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,136375

Sugiro olhar as fotos, e também os comentários.

Sim, precisa tomar uma distância considerável. É uma lente legal pra retratos em APS-C (o tamanho do seu sensor), mas pra todo o resto ela vai ser meio impraticável.

Olá,
Eu pesquisei bem mais sobre a 35mm e li todo o tópico, acabei descartando a ideia.

Muito obrigada por todas as respostas!  :)


Miss Watson

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Resposta #9 Online: 01 de Fevereiro de 2020, 15:43:41
Deve ser a YN 35mm, nunca lembro dela.

Não existe essa distorção no cantos porque essa camera é apsc e 35mm é longe de ser ultra grande angular.

Para ensaios externos a 50mm é perfeita.

Obrigada pela resposta!  :)

Flash. Invista em aprender iluminar.
Sua fotografia vai ser outra.
Mesmo com 18-55, você terá fotos incríveis, de souber iluminar bem!
Abraço
É um conselho bastante sensato, levando em consideração o meu orçamento e o que compensa mais no meu caso!
Muito obrigada!  ;)

Abraços!


Mike Castro

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Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2020, 19:43:50

É um conselho bastante sensato, levando em consideração o meu orçamento e o que compensa mais no meu caso!
Muito obrigada!  ;)

Abraços!

Olá, boa tarde!

Desculpe a resposta assim, direta, seca, sem detalhes... Eu tava à toa num evento, entrei no fórum, e de repente me chamaram, não quis perder  o que tinha escrito, rs...

Sobre a questão de usar flash, muita gente não gosta, acha feio, etc.
Mas uma luz de flash bem colocada, é tão ou mais util quanto uma lente clarinha.

Vou dar um exemplo do que acontece com muuuuita gente, ao fazer cursos de fotografia:

O professor orienta a compra de uma DSLR (kit) e além disso, uma cinquenta 1.8.

Aí, o que acontece? A pessoa faz o curso INTEIRO com a cinquentinha. Fotos bonitas de florzinhas, gatos, xícaras de café, etc... Todas com bom desfoque, facinho  de fotometrar, etc.

O aluno começa a fazer ensaios... Aí beleza, ensaio é quase sempre externo, ambiente tranquilo, controle da situação. OS ensaios ficam legais, clientela gosta!

O que acontece? Vai fazer um evento.

No primeiro evento (independente de ser pago ou para aprendizado/portfólio) vê que não dá pra usar a cinquentinha 1.8 em todas as fotos. Uma foto de grupinho, três pessoas, já requer quase atravessar o salão da festa, rsrsrs.

Aí pôe a lente do kit. Como a abertura é muito menor, as fotos começam sair escuras. Mas não pode abusar do ISO, porque granula, e não pode baixar a velocidade, porque treme tudo. A pessoa ativa o flash pop-up, mas a luz sai mais feia que briga de foice no escuro. Aquela luz chapada, dura e direta de frente, parecendo foto de maquina amadora de filme.

Qual seria a solução? Um flash! Um Yongnuozinho de R$ 300,00, rebatido para cima/lado, deixaria a foto bem exposta, com iso não tao alto e sem tremer.

E sabe por que os iniciantes apanham no início? Porque os professores da vida não ensinam a iluminar. Tem aqueles que dizem "Eu sou ESPECIALISTA em luz natural..." Ora bolas... Com luz boa todo mundo faz foto boa!

Eu por exemplo, faço casamentos e formaturas. Tem uma igreja aqui na minha cidade (Maringá, PR) que o altar onde os noivos ficam é quase um ponto de luz mais escuro que o corredor! Aí faz o que? Deixa o corredor bem exposto, noivos escuros. Ajusta a luz nos noivos, corredor fica estourado! É para isso que serve o flash! Flash não é muleta, é a luz que falta em muitas fotos, e que os "especialistas em luz natural" não conseguem dominar, e por isso, ficam hateando o coitado do flash, hahaha!

É por isso, que sempre que um iniciante que só tem o kit me pede sugestão de lente, eu aconselho o flash.

Uma lente 18-55 e um YN fazem coisas que uma 50 1,8 não conseguem.

Vão aparecer os haters, "Ainn Mike, mas com a 18-55 ela não consegue desfoque, blablabla..."

Realmente, não consegue. Mas é melhor uma foto com foco sobrando do que faltando. E além disso, até a 50 1.8 (ou 35 2, ou 24 2.8, como queira) se beneficia do uso do flash.

Se você já tem a lente do kit, e pouco dindin, compre um flash, e aprenda com ele. Existem inúmeros canais no YouTube bons para aprender sobre luz artificial.

Ao entender o flash, vai entender a luz, como ela se comporta, de onde vem, para onde vai, etc. Vai dominar a fotografia.

E aí, com o tempo, você vai comprando lentes, que te possibilitem usar menos flash, quando possível/desejado.


guizaunzin

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Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2020, 09:07:23
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2020, 09:07:35 por guizaunzin »
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Fujifilm: X-T2 | X-T1 | X-E2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | Meike 35mm F/1.7
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Miss Watson

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Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2020, 17:14:40
Olá, boa tarde!

Desculpe a resposta assim, direta, seca, sem detalhes... Eu tava à toa num evento, entrei no fórum, e de repente me chamaram, não quis perder  o que tinha escrito, rs...

Sobre a questão de usar flash, muita gente não gosta, acha feio, etc.
Mas uma luz de flash bem colocada, é tão ou mais util quanto uma lente clarinha.

Vou dar um exemplo do que acontece com muuuuita gente, ao fazer cursos de fotografia:

O professor orienta a compra de uma DSLR (kit) e além disso, uma cinquenta 1.8.

Aí, o que acontece? A pessoa faz o curso INTEIRO com a cinquentinha. Fotos bonitas de florzinhas, gatos, xícaras de café, etc... Todas com bom desfoque, facinho  de fotometrar, etc.

O aluno começa a fazer ensaios... Aí beleza, ensaio é quase sempre externo, ambiente tranquilo, controle da situação. OS ensaios ficam legais, clientela gosta!

O que acontece? Vai fazer um evento.

No primeiro evento (independente de ser pago ou para aprendizado/portfólio) vê que não dá pra usar a cinquentinha 1.8 em todas as fotos. Uma foto de grupinho, três pessoas, já requer quase atravessar o salão da festa, rsrsrs.

Aí pôe a lente do kit. Como a abertura é muito menor, as fotos começam sair escuras. Mas não pode abusar do ISO, porque granula, e não pode baixar a velocidade, porque treme tudo. A pessoa ativa o flash pop-up, mas a luz sai mais feia que briga de foice no escuro. Aquela luz chapada, dura e direta de frente, parecendo foto de maquina amadora de filme.

Qual seria a solução? Um flash! Um Yongnuozinho de R$ 300,00, rebatido para cima/lado, deixaria a foto bem exposta, com iso não tao alto e sem tremer.

E sabe por que os iniciantes apanham no início? Porque os professores da vida não ensinam a iluminar. Tem aqueles que dizem "Eu sou ESPECIALISTA em luz natural..." Ora bolas... Com luz boa todo mundo faz foto boa!

Eu por exemplo, faço casamentos e formaturas. Tem uma igreja aqui na minha cidade (Maringá, PR) que o altar onde os noivos ficam é quase um ponto de luz mais escuro que o corredor! Aí faz o que? Deixa o corredor bem exposto, noivos escuros. Ajusta a luz nos noivos, corredor fica estourado! É para isso que serve o flash! Flash não é muleta, é a luz que falta em muitas fotos, e que os "especialistas em luz natural" não conseguem dominar, e por isso, ficam hateando o coitado do flash, hahaha!

É por isso, que sempre que um iniciante que só tem o kit me pede sugestão de lente, eu aconselho o flash.

Uma lente 18-55 e um YN fazem coisas que uma 50 1,8 não conseguem.

Vão aparecer os haters, "Ainn Mike, mas com a 18-55 ela não consegue desfoque, blablabla..."

Realmente, não consegue. Mas é melhor uma foto com foco sobrando do que faltando. E além disso, até a 50 1.8 (ou 35 2, ou 24 2.8, como queira) se beneficia do uso do flash.

Se você já tem a lente do kit, e pouco dindin, compre um flash, e aprenda com ele. Existem inúmeros canais no YouTube bons para aprender sobre luz artificial.

Ao entender o flash, vai entender a luz, como ela se comporta, de onde vem, para onde vai, etc. Vai dominar a fotografia.

E aí, com o tempo, você vai comprando lentes, que te possibilitem usar menos flash, quando possível/desejado.

Olá Mike!
Muito obrigada por toda sua atenção!

Desde a sua primeira mensagem sobre o Flash comecei a pesquisar e pesquisar...
Cheguei à conclusão que quanto mais eu estudo, mais eu percebo que ainda tenho muito a aprender!   :o

Eu cheguei a estudar sobre o flash na faculdade (nada devidamente aprofundado  :(), mas acabei nunca dando muita atenção para ele, porque logo comprei minha câmera e na minha primeira tentativa de tirar uma foto num ambiente escuro, usei o flash e ficou aquela marca branca na cara de todo mundo (Horrível). Depois disso, peguei trauma do coitado!  :aua:

A minha câmera atual me permitiu explorar o máximo com ela, principalmente os controles manuais, mas agora me sinto extremamente limitada, principalmente para fotografar em ambientes pouco iluminados. Daí a primeira coisa que me veio à mente foi: vou estudar sobre a tal lente clara! Pronto.

Estou "comendo" informações sobre o flash no youtube e tem muito conteúdo bom disponível.
Essa dica foi valiosa, principalmente levando em consideração o meu baixo orçamento!
Muito obrigada mesmo!  :worship:


Mike Castro

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Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2020, 00:34:49
Olá Mike!
Muito obrigada por toda sua atenção!

Desde a sua primeira mensagem sobre o Flash comecei a pesquisar e pesquisar...
Cheguei à conclusão que quanto mais eu estudo, mais eu percebo que ainda tenho muito a aprender!   :o

Eu cheguei a estudar sobre o flash na faculdade (nada devidamente aprofundado  :(), mas acabei nunca dando muita atenção para ele, porque logo comprei minha câmera e na minha primeira tentativa de tirar uma foto num ambiente escuro, usei o flash e ficou aquela marca branca na cara de todo mundo (Horrível). Depois disso, peguei trauma do coitado!  :aua:

A minha câmera atual me permitiu explorar o máximo com ela, principalmente os controles manuais, mas agora me sinto extremamente limitada, principalmente para fotografar em ambientes pouco iluminados. Daí a primeira coisa que me veio à mente foi: vou estudar sobre a tal lente clara! Pronto.

Estou "comendo" informações sobre o flash no youtube e tem muito conteúdo bom disponível.
Essa dica foi valiosa, principalmente levando em consideração o meu baixo orçamento!
Muito obrigada mesmo!  :worship:

Está certíssima! O mais importante é estudar. Galera tem muita coisa boa pra ensinar por aí.
E caso queira dar uma passadinha no grupo que citei, será bem vinda! Tem gente de casamento, ensaio, formatura, newborn, arquitetura, esportes...
Galera sempre mostrando dicas na prática, muito bom.

Abraço!


cheferson

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Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2020, 03:45:52
Olá, boa tarde!

Desculpe a resposta assim, direta, seca, sem detalhes... Eu tava à toa num evento, entrei no fórum, e de repente me chamaram, não quis perder  o que tinha escrito, rs...

Sobre a questão de usar flash, muita gente não gosta, acha feio, etc.
Mas uma luz de flash bem colocada, é tão ou mais util quanto uma lente clarinha.

Vou dar um exemplo do que acontece com muuuuita gente, ao fazer cursos de fotografia:

O professor orienta a compra de uma DSLR (kit) e além disso, uma cinquenta 1.8.

Aí, o que acontece? A pessoa faz o curso INTEIRO com a cinquentinha. Fotos bonitas de florzinhas, gatos, xícaras de café, etc... Todas com bom desfoque, facinho  de fotometrar, etc.

O aluno começa a fazer ensaios... Aí beleza, ensaio é quase sempre externo, ambiente tranquilo, controle da situação. OS ensaios ficam legais, clientela gosta!

O que acontece? Vai fazer um evento.

No primeiro evento (independente de ser pago ou para aprendizado/portfólio) vê que não dá pra usar a cinquentinha 1.8 em todas as fotos. Uma foto de grupinho, três pessoas, já requer quase atravessar o salão da festa, rsrsrs.

Aí pôe a lente do kit. Como a abertura é muito menor, as fotos começam sair escuras. Mas não pode abusar do ISO, porque granula, e não pode baixar a velocidade, porque treme tudo. A pessoa ativa o flash pop-up, mas a luz sai mais feia que briga de foice no escuro. Aquela luz chapada, dura e direta de frente, parecendo foto de maquina amadora de filme.

Qual seria a solução? Um flash! Um Yongnuozinho de R$ 300,00, rebatido para cima/lado, deixaria a foto bem exposta, com iso não tao alto e sem tremer.

E sabe por que os iniciantes apanham no início? Porque os professores da vida não ensinam a iluminar. Tem aqueles que dizem "Eu sou ESPECIALISTA em luz natural..." Ora bolas... Com luz boa todo mundo faz foto boa!

Eu por exemplo, faço casamentos e formaturas. Tem uma igreja aqui na minha cidade (Maringá, PR) que o altar onde os noivos ficam é quase um ponto de luz mais escuro que o corredor! Aí faz o que? Deixa o corredor bem exposto, noivos escuros. Ajusta a luz nos noivos, corredor fica estourado! É para isso que serve o flash! Flash não é muleta, é a luz que falta em muitas fotos, e que os "especialistas em luz natural" não conseguem dominar, e por isso, ficam hateando o coitado do flash, hahaha!

É por isso, que sempre que um iniciante que só tem o kit me pede sugestão de lente, eu aconselho o flash.

Uma lente 18-55 e um YN fazem coisas que uma 50 1,8 não conseguem.

Vão aparecer os haters, "Ainn Mike, mas com a 18-55 ela não consegue desfoque, blablabla..."

Realmente, não consegue. Mas é melhor uma foto com foco sobrando do que faltando. E além disso, até a 50 1.8 (ou 35 2, ou 24 2.8, como queira) se beneficia do uso do flash.

Se você já tem a lente do kit, e pouco dindin, compre um flash, e aprenda com ele. Existem inúmeros canais no YouTube bons para aprender sobre luz artificial.

Ao entender o flash, vai entender a luz, como ela se comporta, de onde vem, para onde vai, etc. Vai dominar a fotografia.

E aí, com o tempo, você vai comprando lentes, que te possibilitem usar menos flash, quando possível/desejado.


Mike, hoje pensando em um orçamento de 500 reais, uma 24MM 2.8 seria uma grande vantagem. Ou uma 18-55 + um flash de 250-300 reais.

Quando comecei a usar flash em meus ensaios externos, em cima da câmera mesmo, mas com um bom difusor, o nível das minhas fotos melhorou absurdamente mesmo com lentes de kit. O que acontece é que a luz do flash melhora demais o micro-contraste, principalmente da pele da pessoa fotografada em relação ao ambiente e ao fundo. Se você trabalhar com diafragmas um pouco mais fechados e luz de flash, terá uma excelente qualidade de imagem mesmo com lentes ditas ruins (Youngnuo por exemplo).

Acredito que vale a pena. Tenho 3 flashs, 2 Youngnuo bons 568EX III e um Godox CF-18 que paguei 40 reais no Ebay. É um flash escravo hiper simples, mas por exemplo eu posso colocar ele como uma segunda luz, disparando pelo foto célula , como luz auxiliar em um tripé, pra ensaio externo é um belo complemento.