Autor Tópico: Recomendação de lentes para Job  (Lida 2041 vezes)

AlisonSetra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • comecei ontem....
    • AMS Fotografia
Online: 27 de Maio de 2020, 14:51:39
e ai turma! tudo certo? espero que sim!

Bom, eu recentemente adquiri um job para uma transportadora aqui em Curitiba/PR. porem... eu não trabalho com Jobs assim, digamos, de veículos grandes (caminhões, carretas, bi-trens, etc).

Meu equipamento compõe o essencial para retratos corporativos e ensaios externos/estudio (3 flash, 2 jogos de luz continua, softboxes para todos, 50mm, 24mm, 18-55mm, 55-250mm, fundos fotográficos).

Então para esse tipo de trabalho externo e uma câmera cropada, os srs podem me recomendar alguma lente de boa qualidade e bom alcance? a unica que passa pela minha cabeça é a 70-200/2.8 (muito boa, mas não sei se posso confiar no foco e qualidade das imagens) ou uma 24-70/2.8 (o qual eu duvido ter alcance para tal função, mas apresenta boa qualidade).
PS. Lembrando que terei de alugar a lente e isso conta no orçamento para o cliente!

acredito que não terei problema com luz, pois as fotos em estrada serão de dia (particularmente pretendo agendar para um domingo e clicar das 7h-11h), o que me preocupa é o desempenho das lentes mesmo.

eu tenho muito mais detalhes para comparar, mas fica para o meio da discussão.

obrigadooouu!!  ;)
comecei ontem... ou parece q foi ontem...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2020, 16:28:21
Muito confuso seu post.

Em primeiro lugar, a 70-200 f2.8 é uma lente muito boa , não tem problemas de foco muito menos qualidade de imagem.

Se eu entendi vc precisa fotografar os caminhões? Se for isso pq vc quer uma lente tele? Para pegar o caminhão inteiro com tele não faz sentido, vc teria q se distanciar muito dele.  :ponder:

Explica melhor a sua ideia e necessidade.


AlisonSetra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • comecei ontem....
    • AMS Fotografia
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2020, 17:11:15
Muito confuso seu post.

Em primeiro lugar, a 70-200 f2.8 é uma lente muito boa , não tem problemas de foco muito menos qualidade de imagem.

Se eu entendi vc precisa fotografar os caminhões? Se for isso pq vc quer uma lente tele? Para pegar o caminhão inteiro com tele não faz sentido, vc teria q se distanciar muito dele.  :ponder:

Explica melhor a sua ideia e necessidade.

essa é uma das perguntas que eu ja esperava, era o dilema com grande angular com a tele...

bom, eu fiz um trabalho de edição para uma empresa de transportes ano passado, Transportes Diamante.
O fotografo eu não lembro o nome, mas tenho o site dele (https://www.awbproducoes.com.br/home)

aqui algumas imagens que ele fez (sou apenas o editor e não fiquei com os arquivos originais)








minha 55-250mm é BOA (na minha opinião), mas ela fracassa no foco em alguns assuntos mais "rápidos"... #sorry




ok? nos restante das fotos nota-se que ele continuou usando muito em 70mm.
só que eu estou numa cropada, então meus 70mm vai la onde o judas perdeu as botas, oque não é ruim pois eu tenho bem menos FPS que a NIKON ai.... assim eu consigo aproveitar enquanto os veiculos estão vindo.

me expressei mal quanto a 70-200 ter perda de qualidade, bom... eu tenho uma cropada, 4fps, zoom vai ta la na china, frio (inverno curitibano), e eu não tenho experiencia com lente tele - a limitação esta aqui ó, no fotografo kkkkkkk

[[essa duvida é referente as fotos em estrada e movimento]] quanto a veículos parados posando em frente a empresa as minhas lentes dão conta]]
comecei ontem... ou parece q foi ontem...


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2020, 17:24:23
A 70-200 é uma lente excelente.
Precisaria ser a 2.8? Já não sei.
O IS das duas (f/2.8 e a f/4) é excelente.
Mas a f/4 é mais leve. Se você for trabalhar com ela na mão, isso conta. Aí da mais pra um job que precisa de horas e horas pra fazer.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2020, 17:25:51
Pelo que entendi você precisa tirar fotos um pouco de longe com o caminhão em movimento na estrada é isso?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2020, 18:08:56
Amigo, essas fotos postadas ai da pra fazer tranquilo com a 55-250, de dia, fechadinha na média de F8 fica filé.


AlisonSetra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • comecei ontem....
    • AMS Fotografia
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2020, 18:36:48
A 70-200 é uma lente excelente.
Precisaria ser a 2.8? Já não sei.
O IS das duas (f/2.8 e a f/4) é excelente.
Mas a f/4 é mais leve. Se você for trabalhar com ela na mão, isso conta. Aí da mais pra um job que precisa de horas e horas pra fazer.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.

então nando... como nunca peguei uma 70-200 não conheço os modelos, parei aqui e pesquisei sobre a 70-200/4 ela não tem estabilizador apesar de ser mais leve.
vc tem razão quanto ao peso, não trabalho com lentes pesadas e mesmo a f4 tem 700g (tijolão na moral kkkk) mas ainda sim é mais leve e realmente eu não vou nem chegar perto dos "2.8" de abertura, vai ficar bem mais fechada.
Nota que o fotografo ali nas fotos da transportadora subiu o ISO para manter uma boa profundidade de campo e velocidade alta, mas na nikon dele esse ISO nun faz nem cocegas.

nesse caso
como eu não sei ainda sobre o agendamento (pois eu dependo da empresa para selecionar o dia da lavagem dos veículos) fico a merce do CLIMA DINÂMICO CURITIBANO, acha que um monopé resolveria meu problema com ela para "tentar" manter meu ISO abaixo dos 1600?
comecei ontem... ou parece q foi ontem...


AlisonSetra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • comecei ontem....
    • AMS Fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2020, 18:40:10
Pelo que entendi você precisa tirar fotos um pouco de longe com o caminhão em movimento na estrada é isso?

esse caso tambem, se estiver em um viaduto e quiser pegar o veiculo fazendo a curvo do retorno.... somente tele
assim que ele fizer o retorno, eu terei de conseguir compor ele inteiro passando por mim.
comecei ontem... ou parece q foi ontem...


AlisonSetra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • comecei ontem....
    • AMS Fotografia
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2020, 18:44:40
Amigo, essas fotos postadas ai da pra fazer tranquilo com a 55-250, de dia, fechadinha na média de F8 fica filé.

na boa..... não pensei nisso antes, mas vou fazer
pegarei a minha 55-250, vou na BR e tentar fotografar movimento com ela, só que vou precisar de opiniões a minha analise com ela não basta como disse, ela boa PARA MIM, pode não ser boa para outros.

farei o teste! boa dica
comecei ontem... ou parece q foi ontem...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2020, 19:00:26
na boa..... não pensei nisso antes, mas vou fazer
pegarei a minha 55-250, vou na BR e tentar fotografar movimento com ela, só que vou precisar de opiniões a minha analise com ela não basta como disse, ela boa PARA MIM, pode não ser boa para outros.

farei o teste! boa dica

Tenho a 55-250 acho ela muito boa. Quando vou fotografar corridas de rua só uso ela, muito boa mesmo pelo preço. O IS não congela, mas dá muita segurança pra fotografar.

Eu geralmente deixo em modo TV ; com velocidade 1/250 ou mais rápido e a câmera decide a abertura. O ISO vai depender da situação de luz. Se vc expor pra direita (geralmente exponho em +1 ou +2/3) a fotometria fica show e o nível de ruído diminui muito. Tenta fazer esse teste antes do job, essa lente é muito boa. Eu usava ISO 1600; F9 e 1/200 a 1/500 em fotos de dia, e ficava perfeito o enquadramento, fotometria. Besteira alugar uma 70-200 só pra isso, a não ser que precise ficar debaixo da chuva, no fim do dia os braços e mãos agradecem.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2020, 19:44:58
na boa..... não pensei nisso antes, mas vou fazer
pegarei a minha 55-250, vou na BR e tentar fotografar movimento com ela, só que vou precisar de opiniões a minha analise com ela não basta como disse, ela boa PARA MIM, pode não ser boa para outros.

farei o teste! boa dica

Posta aqui que a gente opina ....


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2020, 23:18:34
então nando... como nunca peguei uma 70-200 não conheço os modelos, parei aqui e pesquisei sobre a 70-200/4 ela não tem estabilizador apesar de ser mais leve.
vc tem razão quanto ao peso, não trabalho com lentes pesadas e mesmo a f4 tem 700g (tijolão na moral kkkk) mas ainda sim é mais leve e realmente eu não vou nem chegar perto dos "2.8" de abertura, vai ficar bem mais fechada.
Nota que o fotografo ali nas fotos da transportadora subiu o ISO para manter uma boa profundidade de campo e velocidade alta, mas na nikon dele esse ISO nun faz nem cocegas.

nesse caso
como eu não sei ainda sobre o agendamento (pois eu dependo da empresa para selecionar o dia da lavagem dos veículos) fico a merce do CLIMA DINÂMICO CURITIBANO, acha que um monopé resolveria meu problema com ela para "tentar" manter meu ISO abaixo dos 1600?
A 70-200 tem uma versão com IS. É a que eu tenho.
Essa lente é inacreditável.
Eu uso ela direto em 1/200 na mão. Mesmo em 200mm ela é nítida pra caramba. Fotografo dança e qualquer motion blur pode me fazer descartar uma imagem.
Mas concordo com os colegas que você deve testar o equipamento que tem antes de fazer qualquer aquisição.
Acho que a 55-250 pode dar conta do recado. Principalmente se tiver boa luz no dia.

Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2020, 09:34:37
Por mais que o dia esteja nublado, não vai ser difícil achar uma boa exposição, pra usar com a 55-250.

Como o Dellano disse, fecha um pouquinho ela, e manda ver. ALiás, até as fotos mais wide, com 18-55 e 55-250 você consegue fazer de boas.

70-200, tem f//4 com e sem IS, e tem 2.8 com e sem IS. A mais barata f4 sem IS, mais cara 2.8 IS.

Mas eu iria pra pista fazer uns testes antes de comprar alguma coisa.

A propósito: não sei se eu deixei passar, ou se não informou o modelo de câmera. Qual corpo usa?

Abraço.
« Última modificação: 28 de Maio de 2020, 09:36:13 por Mike Castro »


brunogrossl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #13 Online: 01 de Junho de 2020, 14:38:28
Eu acho que você tem todo o equipamento que precisa.

Se ficar em dúvida, vá para uma rodovia com suas lentes e faça alguns cliques de teste.

Numa câmera crop pode ser que com a 70mm você tenha que ficar muito afastado da pista para que consiga enquadrar o caminhão por completo, e as vezes não tem esse espaço.

Eu fotografo esportes (automobilismo e ciclismo, em geral) e troquei uma 75-300mm por uma 50-150mm justamente pelo motivo acima.


AlisonSetra

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • comecei ontem....
    • AMS Fotografia
Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2020, 14:33:22
bom galera, vou tentar fazer as fotos esse final de semana (06 a 07 junho) pq essa entrada de inverno ando recebendo muito trabalho das lojas de botiques para recortes....
aguarde os resultados em RAW mando o EXIF tbm.
comecei ontem... ou parece q foi ontem...