Autor Tópico: Foco Manual x Foco Automatico  (Lida 689 vezes)

Liviaxf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 14 de Julho de 2020, 19:35:24
Olá pessoal, estou estudando e tentando melhorar meu foco manual, porém me surgiu algumas dúvidas:

1. Imagine uma cena: o Assunto está a 40cm da parede, a cam está a 1,5m do assunto.

a) Tirada uma foto em modo de foco manual com o diafragma em 1.4 - assunto aparentemente focado - Se eu fechar o diafragma para 4 por exemplo eu tenho que refazer meu ponto de foco?

b) Não alterei as distancias e nem alterei o ponto de foco no anel, porém percebi que a foto que estava em diafragma 1.4, o assunto não ficou tão nítido quanto a com diafragma de 4. Isso aconteceu pq ???

c)Nas lentes que não tem o foco no infinito, como posso fazer ele?

obrigada,


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2020, 19:55:47
Olá pessoal, estou estudando e tentando melhorar meu foco manual, porém me surgiu algumas dúvidas:

1. Imagine uma cena: o Assunto está a 40cm da parede, a cam está a 1,5m do assunto.

a) Tirada uma foto em modo de foco manual com o diafragma em 1.4 - assunto aparentemente focado - Se eu fechar o diafragma para 4 por exemplo eu tenho que refazer meu ponto de foco?

Não. Fechando mais o diafragma você aumenta a profundidade de campo, porém o ponto de foco permanece o mesmo.

b) Não alterei as distancias e nem alterei o ponto de foco no anel, porém percebi que a foto que estava em diafragma 1.4, o assunto não ficou tão nítido quanto a com diafragma de 4. Isso aconteceu pq ???

Isso pode acontecer por dois motivos.
1) de maneira geral as lentes apresentem melhores resultados de nitidez dois a três stops mais fechadas que a abertura máxima que ela possibilita. É o que chamam de "Sweet spot" da lente, a abertura de diafragma onde ela entrega o melhor resultado de termos de nitidez.

2) como o diafragma f1.4 a profundidade de campo é muito pequena, portanto não é difícil que o foco não estivesse exatamente no ponto onde você queria (pode ser erro do fotógrafo, como mexer levemente a camera após o foco, ou erro do equipamento /lente como back Focus ou front focus), fechando o diafragma para f4 você aumenta a profundidade de campo e assim um possível erro mínimo do ponto de foco acaba desaparencendo.


c)Nas lentes que não tem o foco no infinito, como posso fazer ele?

:ponder: essa vou deixar para os universitários, todas as lentes que vi até hoje tem foco infinito, muitas inclusive podem ir além do foco infinito.

Ps: o fotógrafo  Hiroshi Sugimoto produziu um livro inteiro utilizando uma técnica que ele chama de "twice infinity", utilizando sua câmera grande formato ele fez o foco duas vezes além do ponto de foco infinito. O resultado é bem interessante:










cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2020, 22:00:54
a) Tirada uma foto em modo de foco manual com o diafragma em 1.4 - assunto aparentemente focado - Se eu fechar o diafragma para 4 por exemplo eu tenho que refazer meu ponto de foco? RESPOSTA: Não. COm seu assunto em foco, ou parte dele em foco, fechar a abertura apenas aumentará a profundidade de campo (leia: profundidade de campo = área em foco ) . Imaginando uma pessoa ou objeto a apenas 40cm da parede é de se imaginar que fechando para F4 a parede também ficará em foco.





b) Não alterei as distancias e nem alterei o ponto de foco no anel, porém percebi que a foto que estava em diafragma 1.4, o assunto não ficou tão nítido quanto a com diafragma de 4. Isso aconteceu pq ???
Ao fechar o diafragma você ganha nitidez tanto no centro da foto, quanto nas bordas da sua foto. Isso acontece porque os raios de luz chegando ao sensor estão mais focalizados e a luz apresenta menos distorções e vazamentos para fora do sensor. Geralmente fechando o diafragma para -1 ou -2 pontos de luz, ganha-se nitidez consideravelmente. Ex: uma lente 1.4, a nitidez fica excelente fechando pra F2 ou F2.8, fechando ainda mais , ganha-se nitidez, mas até um limite. Geralmente em lentes que captam mais luz, como uma 1.4, a nitidez máxima gira entre F4-5.6 e as lentes mais escuras entre F7.1-F9 . Mas não é uma regra. As lentes de kit por exemplo, em F9-F10 são muito nítidas. A partir de um certo ponto, há perda de nitidez, por um fenômeno chamado difração da luz.

c)Nas lentes que não tem o foco no infinito, como posso fazer ele?
Todas as lentes possuem foco no infinito. Foco no infinito significa que a partir de uma determina distância para o fundo, tudo fica em foco. Quase ninguém define, mas é isso. Geralmente lentes grande angulares (6MM até 40MM ) possuem mais facilidade para ficar tudo em foco. Nas lentes teleobjetivas para se fazer foco infinito geralmente é necessário focar e fechar um pouco a abertura para ter mais nitidez .

Vale lembrar que outros elementos interferem na questão "foco infinito" como, por exemplo, o tamanho do sensor, quanto menor, mais fácil ficar tudo em foco, por exemplo.
« Última modificação: 14 de Julho de 2020, 22:03:43 por cheferson »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2020, 22:45:01
Dependendo da lente, muda o ponto de foco ao fechar o diafragma, então tem que refazer o foco sim. A Canon 50/1.2L é o caso mais famoso, mas sei que tem outras por aí também. Mas no geral não vai ter esse problema.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2020, 09:03:28
Caso vc esteja utilizando uma lente manual (analógica) adaptada numa DSLR, alguns modelos não focam no infinito, devido a "distância de registro" da lente. É o caso das lentes Canon FD, Minolta MD/MC quando colocadas em DSLR. Caso seja uma lente nativa e não foca no infinito ai tem problema na lente, pode estar descalibrado ou algum elemento desalinhado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia