Autor Tópico: Foco Manual x Foco Automatico  (Lida 689 vezes)

Liviaxf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 14 de Julho de 2020, 19:35:24
Olá pessoal, estou estudando e tentando melhorar meu foco manual, porém me surgiu algumas dúvidas:

1. Imagine uma cena: o Assunto está a 40cm da parede, a cam está a 1,5m do assunto.

a) Tirada uma foto em modo de foco manual com o diafragma em 1.4 - assunto aparentemente focado - Se eu fechar o diafragma para 4 por exemplo eu tenho que refazer meu ponto de foco?

b) Não alterei as distancias e nem alterei o ponto de foco no anel, porém percebi que a foto que estava em diafragma 1.4, o assunto não ficou tão nítido quanto a com diafragma de 4. Isso aconteceu pq ???

c)Nas lentes que não tem o foco no infinito, como posso fazer ele?

obrigada,


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2020, 19:55:47
Olá pessoal, estou estudando e tentando melhorar meu foco manual, porém me surgiu algumas dúvidas:

1. Imagine uma cena: o Assunto está a 40cm da parede, a cam está a 1,5m do assunto.

a) Tirada uma foto em modo de foco manual com o diafragma em 1.4 - assunto aparentemente focado - Se eu fechar o diafragma para 4 por exemplo eu tenho que refazer meu ponto de foco?

Não. Fechando mais o diafragma você aumenta a profundidade de campo, porém o ponto de foco permanece o mesmo.

b) Não alterei as distancias e nem alterei o ponto de foco no anel, porém percebi que a foto que estava em diafragma 1.4, o assunto não ficou tão nítido quanto a com diafragma de 4. Isso aconteceu pq ???

Isso pode acontecer por dois motivos.
1) de maneira geral as lentes apresentem melhores resultados de nitidez dois a três stops mais fechadas que a abertura máxima que ela possibilita. É o que chamam de "Sweet spot" da lente, a abertura de diafragma onde ela entrega o melhor resultado de termos de nitidez.