Autor Tópico: Tokina 12-28mm f/4 serve paisagens/retratos/cotidiano?  (Lida 1759 vezes)

José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Agosto de 2020, 21:01:15
Lente serve para Paisagens/Cotidiano e Retratos Lente tokina 12-28mm f/4?

Colega comprou a lente usou, dicas, outras opiniões, etc.

Serve para paisagens 12mm(ok! Fator de corte equiv:19,2mm) e mas serve para retratos/dia-a-dia (28 fator de corte equiv: 44.8mm)?

Eu sou fotografo amador ou hobbista.
Tenho Canon T5i - 24mm 2.8 STM boa, 50mm 1.8 STM Ótima/Excelente, 70-300mm II excelente

No ano passado vendi a Canon 18-55mm (paisagens/retratos/dia-a-dia) para mim é ‘fraca’(muita fraca). Não sei era ‘cópia estragada’, kkk, não sei. Usei poucas vezes. Por exemplo retratos! Eu preferia, muito, 55-250mm STM(troquei 70-300mm), 55mm(range) para retratos!!

‘Falta’ uma lente para paisagens e dia-a-dia.

Pensei
opção 1. Sigma 17-70mm 2.8-4. 17mm paisagens boa. Retratos/cotidiano boa/ótima(acredito)
opção 2. Tokina 12-28mm f/4. 12 paisagens ótima. Retratos/Cotidiano boa(acredito)
opção 3. Canon 18-55mm 3.5-5.6 (volto!?)


Agradeço colegas
Em tempo aos colegas Cheferson, Roberto Dellano e Mike Castro agradeço, muito, opiniões, março/2020.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2020, 21:29:49
Uma dúvida... Não seria a Tokina 12-24 f/4?

Minha opinião...... Iria de 17-50 2.8 da Tamron (versão sem VC). Lente leve, boa nitidez, da para achar semi nova por bons valores e é muito melhor que a 18-55. Não gosto da 17-70 da Sigma..... Difícil pegar uma boa cópia.
Eu tenho a 12-24 da Tokina. Para paisagens é boa, mas para retratos é ruim porque retratos em 24mm eu acho feio.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2020, 21:47:24
Não exatamente a resposta que você está buscando mas vou deixar a mensagem...

Acho muito contraprodutivo para o fotógrafo pensar desta maneira: Paisagem = ultra grande angular; retrato = tele média; cotidiano = 35mm; etc, etc...
Fazer isso é tentar encaixar as imagens que você ainda nem sequer produziu ou pensou em produzir dentro de certos pré-conceitos, e isso certamente limita muito o fotógrafo dentro do seu processo criativo.

Pq para fotografar paisagem uma 12mm é boa? Pq não fotografar paisagem com uma 105mm? ou uma 50mm, ou uma 300mm?
Pq não fazer um retrato com uma 12mm em vez de uma 85mm?

Eu acredito ser muito mais interessante você buscar entender o RESULTADO que se obtém ao utilizar diferentes distâncias focais, de que maneira isso impacta a fotografia produzida e a mensagem que você quer transmitir com ela. A partir do momento que se adota esta premissa pode ser que para determinado retrato atingir o objetivo da ideia do fotógrafo a melhor opção seja usar uma ultra grande angular, ou que para destacar determinado aspecto de uma paisagem dentro de um contexto seja melhor usar uma teleobjetiva 300mm para obter este efeito.

« Última modificação: 08 de Agosto de 2020, 21:49:33 por LeandroR »


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2020, 21:52:53
Eu tenho a 17-50 da Tamron, é excelente. Mas pro objetivo seu, eu uso a 24mm 2.8 STM, acho mais discreta e com excelente qualidade ótica...
« Última modificação: 08 de Agosto de 2020, 21:53:22 por Tuliofotos »
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #4 Online: 09 de Agosto de 2020, 17:23:24
Dentre as lentes pretendidas eu iria de Sigma 17-70mm pela boa abertura e pelo range que cobre para paisagens, cotidiano e retrato. Obviamente a 18-55mm não serviria para quem já a testou e achou "fraca’(muita fraca)".


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Agosto de 2020, 17:27:00
Muito muito obrigado colega.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2020, 00:41:35
José eu acredito que se a lente do kit não
Lente serve para Paisagens/Cotidiano e Retratos Lente tokina 12-28mm f/4?

Colega comprou a lente usou, dicas, outras opiniões, etc.

Serve para paisagens 12mm(ok! Fator de corte equiv:19,2mm) e mas serve para retratos/dia-a-dia (28 fator de corte equiv: 44.8mm)?

Eu sou fotografo amador ou hobbista.
Tenho Canon T5i - 24mm 2.8 STM boa, 50mm 1.8 STM Ótima/Excelente, 70-300mm II excelente

No ano passado vendi a Canon 18-55mm (paisagens/retratos/dia-a-dia) para mim é ‘fraca’(muita fraca). Não sei era ‘cópia estragada’, kkk, não sei. Usei poucas vezes. Por exemplo retratos! Eu preferia, muito, 55-250mm STM(troquei 70-300mm), 55mm(range) para retratos!!

‘Falta’ uma lente para paisagens e dia-a-dia.

Pensei
opção 1. Sigma 17-70mm 2.8-4. 17mm paisagens boa. Retratos/cotidiano boa/ótima(acredito)
opção 2. Tokina 12-28mm f/4. 12 paisagens ótima. Retratos/Cotidiano boa(acredito)
opção 3. Canon 18-55mm 3.5-5.6 (volto!?)


Agradeço colegas
Em tempo aos colegas Cheferson, Roberto Dellano e Mike Castro agradeço, muito, opiniões, março/2020.


José, cara, a questão é: você vai precisar dessa lente. Você não sabe o quão PODEROSA é a lente do kit. Quem fala que não presta não sabe usar. Pesquisa no youtube pelo canal do Fernando Bagnola e você vai ver o que ele faz com uma 20D + 18-55; sim uma 20D uma câmera de 2004; mano com fotômetro (nem sempre é possível usar fotõmetro), e as escalas de cinza, você vai longe, menos é mais. Depois de ter muitas lentes, percebi que não se precisa de muito pra fazer um trabalho bem feito. Se vc tiver no seu kit 3 lentes, básicas, você vai longe. Acho que talvez o que te falte seja estudo ok.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2020, 00:43:06


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #8 Online: 11 de Agosto de 2020, 17:13:15
Dessas lentes, tive a Sigma 17-70mm 2.8-4. 17mm.

Era minha lente curinga de viagens. Dava para retratos, paisagens e fazia até um semi tele a 70mm (com um macro simples tbm).


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Agosto de 2020, 18:00:40
Caro Getúlio,

Lente de kit tem um zoom adequado ao feijão com arroz da fotografia.
Geralmente 18-55mm em cropadas(APS-C).
Elas não são lentes excelentes mas dá para fazer muita foto boa com elas.
Acredito que possa ter pegado uma copia abaixo da média.

Para fazer tudo, inclusive a maioria das paisagens a 17-70mm seria muito boa pelo range.
Se for do modelo mais atual essa lente é bem comentada, mas eu não conheço.

A Tokina 12-28mm f/4 é uma lente pouco conhecida aqui no país.
Todos conhecem a 11-16mm mas eu acredito muito nesse range da 12-28mm.
É mais uma lente para quem gosta de grande angulares mas indo até 28mm, que na minha opinião é a verdadeira "normal" para sensores APS-C.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Agosto de 2020, 18:27:07
Não exatamente a resposta que você está buscando mas vou deixar a mensagem...

Acho muito contraprodutivo para o fotógrafo pensar desta maneira: Paisagem = ultra grande angular; retrato = tele média; cotidiano = 35mm; etc, etc...
Fazer isso é tentar encaixar as imagens que você ainda nem sequer produziu ou pensou em produzir dentro de certos pré-conceitos, e isso certamente limita muito o fotógrafo dentro do seu processo criativo.

Pq para fotografar paisagem uma 12mm é boa? Pq não fotografar paisagem com uma 105mm? ou uma 50mm, ou uma 300mm?
Pq não fazer um retrato com uma 12mm em vez de uma 85mm?

Eu acredito ser muito mais interessante você buscar entender o RESULTADO que se obtém ao utilizar diferentes distâncias focais, de que maneira isso impacta a fotografia produzida e a mensagem que você quer transmitir com ela. A partir do momento que se adota esta premissa pode ser que para determinado retrato atingir o objetivo da ideia do fotógrafo a melhor opção seja usar uma ultra grande angular, ou que para destacar determinado aspecto de uma paisagem dentro de um contexto seja melhor usar uma teleobjetiva 300mm para obter este efeito.


Disse tudo ... !    :ok:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Agosto de 2020, 18:28:41
 
José eu acredito que se a lente do kit não
José, cara, a questão é: você vai precisar dessa lente. Você não sabe o quão PODEROSA é a lente do kit. Quem fala que não presta não sabe usar. Pesquisa no youtube pelo canal do Fernando Bagnola e você vai ver o que ele faz com uma 20D + 18-55; sim uma 20D uma câmera de 2004; mano com fotômetro (nem sempre é possível usar fotõmetro), e as escalas de cinza, você vai longe, menos é mais. Depois de ter muitas lentes, percebi que não se precisa de muito pra fazer um trabalho bem feito. Se vc tiver no seu kit 3 lentes, básicas, você vai longe. Acho que talvez o que te falte seja estudo ok.

Não dá para afirmar que o problema não é na lente, muito menor que é falta de conhecimento do usuário.
Pode ser a lente sim. E pode ser mau uso. Mas não há como achar que é o fotografo.
Não há nem uma foto para analisar.
Devemos ser menos preconceituosos e mais práticos e dar nossa opinião baseada em fatos.
Além do mais, lente de kit é bem mediana. Dá para fazer boas fotos mas não é nenhuma maravilha.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 11 de Agosto de 2020, 18:38:57

Esse seu conceito não é totalmente verdadeiro .
Tenho um grande amigo , um dos mais conceituados fotografos da Holanda , que usa uma fuji gx 680 como camera de .... bolso ...   :hysterical: ... eu digo para ele que é camera de BOLSA , de MALA se bobear . Faz paisagens , street e um monte de outras coisas com ela . É a camera adequada ... ? ... claro que NÃO , mas fica perfeita nas maos dele .
Moral da historia ...
É voce quem deve saber e / ou criar o que será melhor para voce , e não necessariamente copiar dos modelos existentes .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2020, 19:08:11

Não dá para afirmar que o problema não é na lente, muito menor que é falta de conhecimento do usuário.
Pode ser a lente sim. E pode ser mau uso. Mas não há como achar que é o fotografo.
Não há nem uma foto para analisar.
Devemos ser menos preconceituosos e mais práticos e dar nossa opinião baseada em fatos.
Além do mais, lente de kit é bem mediana. Dá para fazer boas fotos mas não é nenhuma maravilha.

Já vi fotógrafos tops fazerem ótimas fotos com lentes de kit ou lentes intermediárias. É aquilo, dê uma Fullframe com uma lente L de milhares de reais pra um usuário que não domina e ele irá sub-aproveitar a câmera ao máximo. Dê uma DSLR cropada com lente de kit pra um cara que entende e ele irá tirar leite de pedra. Tudo depende muito das necessidades, um equipamento melhor ajuda, claro que sim, mas uma Ferrari na mão de quem não sabe dirigir é inútil ;)


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2020, 20:26:27
A propósito, respondi no tópico mas não falei sobre a lente em questão, que acredito se tratar da tokina 12-24mm e não 28mm... Eu tenho ela na Nikon APS-C e acho uma lente muito boa, custo benefício é bom pois peguei por um preço legal. Ela é bem nítida, autofoco é bom. Ponto negativo é que ela produz aberração cromática, na maioria das vezes consigo tirar no lightroom apenas clicando na opção de remover AC, mas já tive situações que precisei ir além e tratar a área com mais precisão para remover.

Na época eu poderia ter pego uma 11-16mm por um pouco mais, mas preferi a 12-24mm por ter um range maior acaba sendo uma lente mais flexível.