Autor Tópico: Redução de Qualidade no instagram  (Lida 923 vezes)

João Pannunzio

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 22 de Agosto de 2020, 16:59:29
Criei uma conta no instagram dedicada a postar algumas fotos que venho fazendo. Visto que a qualidade maxima do instagram para uma imagem na proporção 1:1 é de 1080x1080px sempre edito minhas fotos para satisfazer esses requerimentos porem quando posto as fotos elas ainda sofrem uma perda significativa de qualidade. Alguém sabe se isso é normal ou se há algo que possa ser feito?

João Pannunzio

• Novato(a)
Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2020, 17:11:51
Não consegui anexar as imagens comparando antes e depois de postar, se alguem souber como e quiser velas posso tentar!!
« Última modificação: 22 de Agosto de 2020, 17:18:13 por João Pannunzio »

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2020, 20:20:41
Estou pra fazer uns testes referentes a isso em breve.
Vou criar uma conta para postar várias versões da mesma foto com resoluções diferentes para ver qual é a melhor.
Também pretendo postar direto do desktop e pelo smartphone pra ver se faz diferença.

Quando finalizar os testes vou postar a conta aqui pro pessoal poder ver os resultados e compartilho minha conclusão.

peridapituba

• Conhecendo
  • *
Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2020, 21:06:43
Primeiro, não acho que o Instagram seja o local mais adequado para se postar fotos com qualidade superior.
Segundo, não acho que um fotógrafo profissional deva procurar o Instagram  para mostrar fotos com qualidade superior.
Eu acho que o Instagram é uma ferramenta para divulgação do trabalho, mas se alguém quer um local onde suas imagens devem mostrar uma qualidade superior, deve investir num endereço próprio e não em mídias como o Instagram.
Neste caso o Instagram serviria apenas para divulgação e direcionar para o site do fotógrafo.
Creio que exigir qualidade prime lá seja um pouco além do que se pode ter.

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2020, 21:15:28
Primeiro, não acho que o Instagram seja o local mais adequado para se postar fotos com qualidade superior.
Segundo, não acho que um fotógrafo profissional deva procurar o Instagram  para mostrar fotos com qualidade superior.
Eu acho que o Instagram é uma ferramenta para divulgação do trabalho, mas se alguém quer um local onde suas imagens devem mostrar uma qualidade superior, deve investir num endereço próprio e não em mídias como o Instagram.
Neste caso o Instagram serviria apenas para divulgação e direcionar para o site do fotógrafo.

Exato!
Mas ainda assim se for possível otimizar a qualidade no insta, é válido fazer.
Devo fazer meus testes amanhã.

João Pannunzio

• Novato(a)
Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2020, 21:45:19
Com certeza amigo, ainda estou iniciando na fotografia e faço um trabalho de divulgação científica, sendo assim acho que o instagram é a melhor plataforma para atingir mais público.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2020, 21:51:50
Primeira coisa é verificar se o seu aplicativo está configurado para exibir as fotos em alta qualidade, não lembro o caminho porque o insta adora ficar mudando, mas tem essa opção.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #7 Online: 22 de Agosto de 2020, 23:06:04

x2  :worship:
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Agosto de 2020, 18:10:32
Dentro da configuração da sua conta, na opção de Uso de dados do celular,  desative a opção usar usar menos dados.

Tente com as seguintes configurações para ver se melhora:

Aplique um filtro de nitidez na imagem, com a objetivo de recuperar a nitidez devido ao processo de redimensionar o tamanho em pixels.
Salve o arquivo conforme abaixo:
JPEG
Qualidade 100
Color space: sRGB
não limite o tamanho do arquivo em kB.

Bate papo virtual do MF
30/11/2020 as 20:00 - Participe!
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138520.0.html
André Sena
@sena_andre

C. Ferrari

• Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 23 de Agosto de 2020, 19:32:08
O segredo é entregar a imagem com a melhor qualidade possível e o menor tamanho.
Sendo assim o instagram não vai comprimir.

1080px na aresta maior
72dpi
srgb
qualidade 7 ou 8, ou no LR em 75.
Exportar e aplicar o jpgmini ou imageoptim (mac).

O que tu tem que fazer é evitar a compressão automática do insta.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2020, 20:40:45
O segredo é entregar a imagem com a melhor qualidade possível e o menor tamanho.

1080px na aresta maior
72dpi
srgb

Parece que já foi o tempo disso, está comprimindo sempre.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

João Pannunzio

• Novato(a)
Resposta #11 Online: 23 de Agosto de 2020, 21:52:02
Parece que já foi o tempo disso, está comprimindo sempre.
EXATO! Ja tentei com arquivos de 1000kb e de 100kb, diferentes resoluçoes e mesmo assim  parece que sempre há uma redução na qualidade. Vou tentar baixar uma versão mais antiga do instagram pra ver o que acontece.

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2020, 22:17:07

1080px na aresta maior
72dpi
srgb

Exato; eu posto do meu computador as fotos. Essa é outra coisa importante; instalar o plugin no Chrome pra postar do PC. E faço exatamente dessa forma, a única coisa que deixo em resolução 2048. Não senti perda de qualidade tão grande, a gente sabe que há, mas nos meus testes senti que em 2048 , aresta maior, o resultado fica mais nítido que salvar em 1080. no mais as configurações estão bem otimizadas pra postar.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2020, 18:47:14

1080px na aresta maior
72dpi
srgb

boa  :ok:
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

Di Torres

• Colaborador(a)
Resposta #14 Online: 08 de Setembro de 2020, 11:40:51
Como prometido, fiz o teste.
Criei uma conta no instagram e postei a mesma foto em diversas resoluções diferentes diretamente do PC e diretamente do smartphone.
A resolução e de onde foi postado está nas descrições das fotos.

https://www.instagram.com/ditorresig/

Conclusão:
Todas as fotos postadas do PC utilizando o truque do Google Chrome para simular o aplicativo perderam muita qualidade. Foram os piores uploads.
Postando do smartphone a nitidez melhora bastante, mas quase todas as resoluções apresentaram banding e artefatos de compressão claramente visíveis, principalmente no degradê da luz de fundo.
A única resolução que que não sofreu com isso foi utilizando 1080 pixels de limite na altura (864x1080).

Pra quem quiser recuperar mais nitidez, utilizar o sharpening no instagram é uma opção.
Também postei um exemplo em 864x1080 utilizando 30 de sharpening.
30 já foi muito na minha opinião e ficou oversharpened, então vocês podem experimentar abaixo disso.

Foto original: