Autor Tópico: 1D Mark IV para esporte em 2020 ???  (Lida 1008 vezes)

Monjardim

• Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
Online: 13 de Outubro de 2020, 20:23:55
Senhores boa noite.(boa tarde/bom dia  :D)

Tenho fotografado esportes, principalmente ciclismo de estrada (por ser um praticante), hoje uso uma 7D junto com uma Canon 70-200, essa semana comprei no site da canon uma 10-18 para usar junto com o flash em uma perspectiva baixa (muito usada em fotos de ciclismo e corrida).

Gostaria de começar a fotografar algumas corridas de ciclismo, aventura/rua por hobbie, até me cadastrei na foco radical e fotop, porém preciso de outra camera.
Tenho equipamentos fuji (xt1 + 18_55 + 35mm f2), também tenho SONY A77 (17-50 2.8 e 70-210 f4), porém gostaria de outra máquina canon, principalmente pelo foco rápido das dslr.

Tava pensando em uma 5d Mark III para usar com a 70-200 e deixar a 10-18 na 7D, porém me surgir a oportunidade de uma 1d mark IV.
Oque acham da 1D Mark IV para se usar hoje em dia? comparada com a 7D MII? (difícil de achar)

Oque tá difícil é o preço do produto usado, tem 5d mark III com 400 mil clicks e os caras pedindo 6 mil reais.

Sei que seria ideal uma 1DX, mesmo que a MARK I, porém é muito cara aqui no Brasil.

Se puderem ajudar com idéias e opiniões sobre a 1D Mark IV, eu agradeço.

abraços

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:30:29
A 7D Mk II é, de longe, a melhor câmera de esportes em JPG que existe para um "fotógrafo móvel"

Além das vantagens inerentes das lentes com sensores APS-C, ela tem buffer infinito a 10fps com cartão CF Extreme Pro.

Eu usei nas Olimpíadas Rio 2016  :ok:

O único grande problema é o barulho.

Mas em Ciclismo, não creio que será um problema

« Última modificação: 13 de Outubro de 2020, 20:35:31 por Ernesto »
#DeFérias

Monjardim

• Conhecendo
  • *
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:37:04
A 7D Mk II é, de longe, a melhor câmera de esportes em JPG que existe para um "fotógrafo móvel"

Além das vantagens inerentes das lentes com sensores APS-C, ela tem buffer infinito a 10fps com cartão CF Extreme Pro.

Tava pensando em uma FF para poder usar em outros esportes tb, porém a 7D mark II trabalha bem em ISO alto né, vi que 6400 é até aceitável.

Vou ver se acho uma.
obrigado

Stormsteel777

• Conhecendo
  • *
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:40:59

Como o nosso colega Ernesto pontuou, a 7D Mark II é uma câmera espetacular pra esportes, natureza e Fotojornalismo que é minha área principal, foco rápido, extremamente rápida e confiável, já tomei chuva, poeira, tombos e segue sendo a melhor DSLR pelo menos pra mim.

É como se fosse uma 1D em tamanho compacto.

Enviado de meu SM-A715F usando o Tapatalk

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:41:20
Tava pensando em uma FF para poder usar em outros esportes tb, porém a 7D mark II trabalha bem em ISO alto né, vi que 6400 é até aceitável.

Vou ver se acho uma.
obrigado

ISO bom é complicado responder... vai de gosto

Para mim, o ISO bom dela é 3200/1600. Mantendo 1600 o máximo possível.

Sempre use de 1/1000 a 1/2000 em esportes.

Lente 70-200 4.0 (sem IS). Se comprar com IS, sempre, desligue o IS

Não há o que errar
« Última modificação: 13 de Outubro de 2020, 20:50:50 por Ernesto »
#DeFérias

Monjardim

• Conhecendo
  • *
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:47:44
ISO bom é complicado responder... vai de gosto

Para mim, o ISO bom dela é 3200/1600. Mantendo 1600 o máximo possível.

Sempre use de 1/1000 a 1/2000 em esportes.

Lente 70-200 4.0

Não há o que errar
Vou aproveitar a sua bondade e conhecimento  :D

Na 7D tenho usado o modo de foco expand AF (tem somente 4 em volta da principal, diferente da 7D MII que tem 4 ou 8), e a taxa de "PERDA DE FOTO por foco" é bem baixa, porém existe.

Você que usou a 7d mII, qual o sistema de foco que usou? hoje vi um gringo no youtube que fotografa pra jornal americano e ele disse que só usa 1 ponto de foco SEMPRE.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2020, 20:58:34
Vou aproveitar a sua bondade e conhecimento  :D

Na 7D tenho usado o modo de foco expand AF (tem somente 4 em volta da principal, diferente da 7D MII que tem 4 ou 8), e a taxa de "PERDA DE FOTO por foco" é bem baixa, porém existe.

Você que usou a 7d mII, qual o sistema de foco que usou? hoje vi um gringo no youtube que fotografa pra jornal americano e ele disse que só usa 1 ponto de foco SEMPRE.

Ok,

1. Se usar lente com IS, sempre, desligue o IS. Ao comprar, prefira lentes sem IS (sempre que possível)
O IS é o que mais borra em movimentos bruscos e os youtubers jamais te contarão isso pq querem vender o mais caro possível.

2. O IS ativo tb atrasa o fps e o foco da câmera

3. APS-C em 4.0 ou 5.6 já lhe dá uma profundidade enorme... vc tem que ajudar a câmera para ela te ajudar.

4. Use o botao AF-ON, sempre, e tire o foco do botão de disparo (isso é outra coisa que faz tremer pq na tensão, vc aperta forte demais

5. Não adianta vc usar FullFrame se vc não vai conseguir carregar a lente e não vai ter seguranças no local

6. Sempre uso o modo de 1 ponto central (se necessário, mudo ele de posição). E, quando eu já sei aonde o cara vai, eu uso foco automático antes, para focar no lugar e coloco a câmera no foco manual. Mas aí é treino... E lembrando, de novo, que APS-C em 5.6, corpo inteiro, tem uma profundidade de campo enorme.

Ps.: Use o modo silencioso dela, sempre que possível,.porqurle ela é barulhenta demais
« Última modificação: 13 de Outubro de 2020, 21:09:26 por Ernesto »
#DeFérias

Stormsteel777

• Conhecendo
  • *
Resposta #7 Online: 13 de Outubro de 2020, 21:53:56
Ok,

1. Se usar lente com IS, sempre, desligue o IS. Ao comprar, prefira lentes sem IS (sempre que possível)
O IS é o que mais borra em movimentos bruscos e os youtubers jamais te contarão isso pq querem vender o mais caro possível.

3. APS-C em 4.0 ou 5.6 já lhe dá uma profundidade enorme... vc tem que ajudar a câmera para ela te ajudar.

4. Use o botao AF-ON, sempre, e tire o foco do botão de disparo (isso é outra coisa que faz tremer pq na tensão, vc aperta forte demais

5. Não adianta vc usar FullFrame se vc não vai conseguir carregar a lente e não vai ter seguranças no local

6. Sempre uso o modo de 1 ponto central (se necessário, mudo ele de posição). E, quando eu já sei aonde o cara vai, eu uso foco automático antes, para focar no lugar e coloco a câmera no foco manual. Mas aí é treino... E lembrando, de novo, que APS-C em 5.6, corpo inteiro, tem uma profundidade de campo enorme.

Ps.: Use o modo silencioso dela, sempre que possível,.porqurle ela é barulhenta demais
Em termos de barulho acho ela muito mais silenciosa que uma 1D MKII, o modo silencioso dela é extremamente agradável, se você sentar o dedo obviamente é uma metralhadora pra todo lado.

Questão do ISO, o aceitável dela é dentro do que o Ernesto falou, 1600, 3200, já joguei em 10, 12 e ficou mais aceitável que a minha T5i a época.

Outro ponto é que fica bem em baixas condições de luz.

Monjardim

• Conhecendo
  • *
Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2020, 22:38:25
Muito bom pessoal,
Ernesto, acredito que já faço isso, porém a do IS eu não sabia.
A Sony a77 tem ibis e percebi isso, quando desliga melhora

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #9 Online: 13 de Outubro de 2020, 22:47:11
Muito bom pessoal,
Ernesto, acredito que já faço isso, porém a do IS eu não sabia.
A Sony a77 tem ibis e percebi isso, quando desliga melhora

Ibis e IS são bons para pássaros em árvores... quando eles estão sob as folhas delas, na sombra
« Última modificação: 13 de Outubro de 2020, 22:48:02 por Ernesto »
#DeFérias

Monjardim

• Conhecendo
  • *
Resposta #10 Online: 14 de Outubro de 2020, 09:10:20
Ok,

Ernesto, uso a 7D com a 70-200 f4, usando com uma FF eu vou ter uma profundidade de campo MUITO MENOR? ou seja, um fundo bem mais desfocado?

Douglas Fernando

• Membro Ativo
Resposta #11 Online: 14 de Outubro de 2020, 10:26:10
Fui usuário de 7D mark II (inclusive de duas) e 1D mark IV.
Vamos lá, por partes:

Preço de 1D mark IV hoje, poucos cliques (abaixo de 100mil), varia de entre 3.000,00 a 3.500,00 , isso no máximo
Acima de 100mil cliques, ideal pagar no máximo 2.000,00 a 2.500,00.

Preço de 7D mark II hoje usada (abaixo de 100mil cliques), preço em torno de 3.500,00 a 4.500,00. Sim se procurar com calma acha neste preço, eu mesmo achei uma por 4.000,00 com 8 mil cliques e estou me coçando para não pegar ela.

Imagem:
1D mark IV, muito pouco ligeiramente menos ruido em iso 3.200 a 5.000, apenas isso.
7D mark II, cores melhores, balanço de branco mais exato, e se reduzir os 20mp da foto para 16mp da 1D mark IV, empata em ruído.
Vantagem 7D mark II

Autofoco
É unanime, 7D mark II é muito superior a 1D mark IV, não oscila, todos os pontos são excelentes. A 1D mark IV, costuma oscilar mais e nem todos pontos tem precisão.
Vantagem 7D mark IV

Corpo e construção
A 1D mark IV é robusta, um bloco de metal, como todas as 1D,
Vantagem 1D mark IV

Manutenção
1D mark IV, já não se está encontrando peças e nem obturador, e quando encontra é 2.500,00 o obturador, então por isso extremamente importante não comprar camera com mais de 100 mil cliques.
7D mark II, tem peças até na padaria, mais barato, e revende a camera que nem pipoca em porta de escola.

É uma camera boa, mas tem que avaliar custo beneficio, estado, e preço, pois ela está muito ruim de mercado.

Vou deixar uns links aqui, fotos feitas com as duas cameras usando a mesma lente, que era uma EF 600mm f4 L USM (sem IS)

7D mark II
http://www.wikiaves.com.br/3377269&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3385303&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3377277&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3296112&u=133&t=u

1D mark IV
http://www.wikiaves.com.br/3017427&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3017426&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/3225355&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/2977899&u=133&t=u
http://www.wikiaves.com.br/2977900&u=133&t=u

« Última modificação: 14 de Outubro de 2020, 10:39:06 por Douglas Fernando »
Fotógrafo e birdwatching

http://www.melettiedomiciano.com.br/

Douglas Fernando

• Membro Ativo
Resposta #12 Online: 14 de Outubro de 2020, 10:32:39
Ok,

Uma coisa vou discordar do caro amigo Ernesto, sobre o IS.
Faz duas semanas que sai da minha EF 600mm F4 l USM (no IS) e fui para a EF 600mm F4L IS II USM e a diferença é brutal de ter foto borrada ou não, e uso lente no tripé e na mão.
Testei a lente na 1DX e na 5D mark IV que agora é minha camera atual,  e os fps são os mesmos, e não há atraso de foco, tamanha evolução dos sistemas hoje em dia. Inclusive a lente é 50% mais rapida o motor de foco que a lente sem IS que eu tinha.

Antes, com velocidade de 1/250 com a 600mm antiga, tc 1.4, virando 840mm, na 5D mark IV, só o movimento do espelho, eu já perdia foto, e agora posso chegar a 1/80 com a 600mm estabilizada.
É brutal a diferença de preço entre as lentes, mas também é brutal a diferença entre ter a imagem ou não.
Fotógrafo e birdwatching

http://www.melettiedomiciano.com.br/

Stormsteel777

• Conhecendo
  • *
Resposta #13 Online: 14 de Outubro de 2020, 10:34:52
Uma coisa vou discordar do caro amigo Ernesto, sobre o IS.
Faz duas semanas que sai da minha EF 600mm F4 l USM (no IS) e fui para a EF 600mm F4L IS II USM e a diferença é brutal de ter foto borrada ou não, e uso lente no tripé e na mão.
Testei a lente na 1DX e na 5D mark IV que agora é minha camera atual,  e os fps são os mesmos, e não há atraso de foco, tamanha evolução dos sistemas hoje em dia. Inclusive a lente é 50% mais rapida o motor de foco que a lente sem IS que eu tinha.

Antes, com velocidade de 1/250 com a 600mm antiga, tc 1.4, virando 840mm, na 5D mark IV, só o movimento do espelho, eu já perdia foto, e agora posso chegar a 1/80 com a 600mm estabilizada.
É brutal a diferença de preço entre as lentes, mas também é brutal a diferença entre ter a imagem ou não.
Douglas, a 1DX que vc testou é a Mark I? Caso seja ela vale a pena atualmente frente a uma 5DIV?

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2020, 10:50:44
Ernesto, uso a 7D com a 70-200 f4, usando com uma FF eu vou ter uma profundidade de campo MUITO MENOR? ou seja, um fundo bem mais desfocado?

A APS-C ganha +- 1 stop e meio de profundidade de campo em cada stop.

Mas veja, as Fulframes são ótimas mas, vc escolheu um modelo antigo para comparar e, vc sabe, as lentes FF são maiores e mais pesadas.

As questões são:

1. Você estará fixo ou móvel ? Se vc tem que se mover, é melhor usar lentes menores e mais leves. Nisso o APS-C é melhor pq a 70-200mm 2.8, "vira" 300mm 2.8

2. Há seguranças no local para te proteger ? (como em um estádio de futebol)
Se não há, aquelas teles enormes, não são adequadas (vc faz ciclismo na estrada...)

« Última modificação: 14 de Outubro de 2020, 10:56:13 por Ernesto »
#DeFérias