Autor Tópico: São Francisco do Sul  (Lida 404 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.283
    • Dilone Fotografia
Online: 31 de Outubro de 2020, 15:45:37
Ando tendo muito pouco tempo para fotografar ultimamente, mas não pude deixar de registrar essa cena no centro histórico da cidade onde estou trabalhando. Os comerciantes da rua tiveram esta ideia de iluminar o lugar com estas lâmpadas penduradas e ficou muito bonito  :D

São Francisco do Sul by leandro reichert, no Flickr


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.150
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2020, 16:34:25
Realmente lindo! A foto está muito legal, composição, cores. acho que até ela mais sub ficaria interessante, valorizaria mais as altas luzes e daria mais cara de noite.
Talvez...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.283
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2020, 16:38:27
Realmente lindo! A foto está muito legal, composição, cores. acho que até ela mais sub ficaria interessante, valorizaria mais as altas luzes e daria mais cara de noite.
Talvez...

Obrigado, Rapha!

Interessante a sua sugestão, vou testar para ver como fica.
Esta acima eu fiz um bracketing de 3 fotos e mesclei na pós.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.283
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2020, 16:57:32
Fiz um novo tratamento com ela mais sub.. realmente acho que ficou mais bonita, valorizou as luzes, gostei.  :ok:

São Francisco v2 by leandro reichert, no Flickr


Ernesto

  • Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.419
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2020, 17:53:10
Ando tendo muito pouco tempo para fotografar ultimamente, mas não pude deixar de registrar essa cena no centro histórico da cidade onde estou trabalhando. Os comerciantes da rua tiveram esta ideia de iluminar o lugar com estas lâmpadas penduradas e ficou muito bonito  :D

São Francisco do Sul by leandro reichert, no Flickr

Muito linda !!!
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln


Ernesto

  • Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.419
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2020, 17:53:36
Fiz um novo tratamento com ela mais sub.. realmente acho que ficou mais bonita, valorizou as luzes, gostei.  :ok:

São Francisco v2 by leandro reichert, no Flickr

Sim ficou mais bonita mas, as duas estão ótimas !!
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.283
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2020, 18:25:32
Sim ficou mais bonita mas, as duas estão ótimas !!

Obrigado, Ernesto!  :)


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.723
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2020, 18:37:37
Leandro, olha só:

Aqui no meu monitor a temperatura de cor tá muito puxada para um amarelado, o brando não é branco, exageradamente, fosse eu teria corrigido isso, ao menos amenizado.

Na saída da foto na parte inferior, me parece uma distorção, tem uma distorção ali que me incomoda um pouco, é como se o piso estivesse girado no sentido horario, isso acontece do inicio até antes do meio da foto na horizontal, isso e me incomoda um pouco, daria pra corrigir.

Aquele vaso de samambaia cortado no lado esquerdo tbm não ficou bom, eu teria recuado um pouco pra deixa-lo inteiro, se possível fosse.

Da mesma forma essas plantinhas no meio da rua me incomodam, eu não curti não, pois elas contrastam, ou melhor sujam a cena, clássica pictórica da época colonial brasileira. Eles estavam ali, mas eu não curti não, a rua limpa como o calçamento de pedra seria mais bacana.

 :ok:

Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.960
  • Sexo: Masculino
  • A teoria sem a prática vira "verbalismo".
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2020, 19:48:59
Leandro, olha só:

Aqui no meu monitor a temperatura de cor tá muito puxada para um amarelado, o brando não é branco, exageradamente, fosse eu teria corrigido isso, ao menos amenizado.

Na saída da foto na parte inferior, me parece uma distorção, tem uma distorção ali que me incomoda um pouco, é como se o piso estivesse girado no sentido horario, isso acontece do inicio até antes do meio da foto na horizontal, isso e me incomoda um pouco, daria pra corrigir.

Aquele vaso de samambaia cortado no lado esquerdo tbm não ficou bom, eu teria recuado um pouco pra deixa-lo inteiro, se possível fosse.

Da mesma forma essas plantinhas no meio da rua me incomodam, eu não curti não, pois elas contrastam, ou melhor sujam a cena, clássica pictórica da época colonial brasileira. Eles estavam ali, mas eu não curti não, a rua limpa como o calçamento de pedra seria mais bacana.

 :ok:

Caramba, Lindsay pegando pesado!  ;)

A cor amarelada me pareceu correta, imaginando que são luzinhas incandescentes daquelas quase laranjas de tão fracas. Sobre o chão aparentemente girado, se entendi bem a imagem, me pareceu um aclive mais suave, seguido de outro mais acentuado (Leandro me corrija se eu estiver errado).

O que eu faria diferente, que não quer dizer que esteja errado: se tivesse um tripé, fecharia mais o diafragma, pra formar estrelinhas. Meio brega, mas eu adoro.

Outra coisa, aumentaria a estrutura, dando um pouco mais de ênfase na textura do belo chão de paralelepípedo.

Finalmente, eu preferi a primeira, mais clara.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2020, 19:49:28 por felipemendes »
Felipe


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.723
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2020, 21:01:49
Caramba, Lindsay pegando pesado!  ;)

A cor amarelada me pareceu correta, imaginando que são luzinhas incandescentes daquelas quase laranjas de tão fracas. Sobre o chão aparentemente girado, se entendi bem a imagem, me pareceu um aclive mais suave, seguido de outro mais acentuado (Leandro me corrija se eu estiver errado).

Eu prefiro mexer na temperatura para acertar, penso assim, ali no local o nosso cérebro corrige a cor naturalmente, a intenção é que fique imperceptível para quem não é fotografo e tem os olhos treinados.

blz
 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.283
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2020, 21:27:48
Leandro, olha só:

Aqui no meu monitor a temperatura de cor tá muito puxada para um amarelado, o brando não é branco, exageradamente, fosse eu teria corrigido isso, ao menos amenizado.

Na saída da foto na parte inferior, me parece uma distorção, tem uma distorção ali que me incomoda um pouco, é como se o piso estivesse girado no sentido horario, isso acontece do inicio até antes do meio da foto na horizontal, isso e me incomoda um pouco, daria pra corrigir.

Aquele vaso de samambaia cortado no lado esquerdo tbm não ficou bom, eu teria recuado um pouco pra deixa-lo inteiro, se possível fosse.

Da mesma forma essas plantinhas no meio da rua me incomodam, eu não curti não, pois elas contrastam, ou melhor sujam a cena, clássica pictórica da época colonial brasileira. Eles estavam ali, mas eu não curti não, a rua limpa como o calçamento de pedra seria mais bacana.

 :ok:

Obrigado pelo seu comentário, Lindsay! Gosto de receber este tipo de crítica pois nos faz avaliar as decisões tomadas na hora da fotografia.

A questão do balanço de branco eu editei bem fidedigno a cena real, que devido a iluminação do local é bem puxada pro amarelo. Até puxei levemente pra um tom mais frio mas não quis descaracterizar.

A distorção eu confesso que tive que me esforçar para tentar entender, talvez meu olho não esteja treinado para ver esses detalhes (sei que vc fotografa bastante arquitetura e interiores então certamente tem olhar mais crítico que o meu). A rua tem sim uma leve diferença de inclinação na parte mais superior... eu busquei alinhar a foto na hora e corrigi na pós a distorção da lente (18mm equivalente), mas acho que a inclinação que você vê é da rua mesmo. Confesso que não saberia corrigir isso na pós-edição.

O vaso de samambaia foi opção, eu cropei um pouco a imagem original e prefiro como ficou.

As plantas no meio da rua não foi opção, a loja ainda estava aberta, mas poderia voltar em outro horário e elas não estariam ali. Na realidade eu devo voltar para repetir esta fotografia, pq quero fazê-la logo após uma chuva para ter um reflexo das luzes no pavimento... mas aí vai depender do tempo (tanto do tempo condição climática quanto do tempo meu próprio de conseguir ir lá novamente).

 :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.283
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2020, 21:29:47
Caramba, Lindsay pegando pesado!  ;)

A cor amarelada me pareceu correta, imaginando que são luzinhas incandescentes daquelas quase laranjas de tão fracas. Sobre o chão aparentemente girado, se entendi bem a imagem, me pareceu um aclive mais suave, seguido de outro mais acentuado (Leandro me corrija se eu estiver errado).

O que eu faria diferente, que não quer dizer que esteja errado: se tivesse um tripé, fecharia mais o diafragma, pra formar estrelinhas. Meio brega, mas eu adoro.

Outra coisa, aumentaria a estrutura, dando um pouco mais de ênfase na textura do belo chão de paralelepípedo.

Finalmente, eu preferi a primeira, mais clara.

Felipe, acabei ficando no meio do caminho quanto as estrelinhas das luzes hehehe se não me engano usei diafragma f9 ou f10... poderia ter fechado mais e acentuado o efeito sim.

Quanto a aumentar a estrutura, não entendi exatamente o que você quis dizer, poderia elaborar?

 :ok:


felipemendes

  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.960
  • Sexo: Masculino
  • A teoria sem a prática vira "verbalismo".
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2020, 22:48:50
Quanto a aumentar a estrutura, não entendi exatamente o que você quis dizer, poderia elaborar?

Estrutura (Structure) é um recurso da maioria dos programas de edição. Sei que o LR, C1 e Luminar têm. Fiz aqui rapidinho, baseado no jpg do Flickr. Tem como refinar pra salientar só o chão, por exemplo. Mas eu apliquei na imagem toda:



Comparando com a original:
São Francisco do Sul
Felipe


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.937
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2020, 00:51:10

Felipe, sobre essa edição, eu não curto muito esse estilo, ficou parecendo HDR. Eu não gosto de HDR, mas é meu gosto particular ok .

Sobre a foto: Gostei bastante da foto; desse conceito de composição das linhas guia indo até o fundo muito bom.

Eu prefiro fotos mais super-expostas , acho que elas intensificam o brilho das luzes. No meu monitor, pro meu gosto, o amarelo tá normal. Não sei , mas eu sempre prefiro fotos com cores mais quentes, então pra mim a foto tá bem perfeita. Gosto dessas longas exposições por causa do efeito de "estrelas" que ficam nas fontes de luz.

Poderia dizer qual lente usou e o EXIF por favor, desde já agradeço!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.283
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2020, 08:12:44
Estrutura (Structure) é um recurso da maioria dos programas de edição. Sei que o LR, C1 e Luminar têm. Fiz aqui rapidinho, baseado no jpg do Flickr. Tem como refinar pra salientar só o chão, por exemplo. Mas eu apliquei na imagem toda:



Comparando com a original:
São Francisco do Sul

Ah sim, agora entendi. Eu uso o LR acho que não tem essa opção, mas no editor interno do Instagram eu já vi. Quando falou em estrutura só consegui pensar nos prédios da foto  :hysterical:

Acho que poderia dar uma ressaltada leve sim no pavimento sim, mas para ter certeza eu precisaria imprimir a fotografia e olhar ela no papel para ter referência. :ok:

Felipe, sobre essa edição, eu não curto muito esse estilo, ficou parecendo HDR. Eu não gosto de HDR, mas é meu gosto particular ok .

Sobre a foto: Gostei bastante da foto; desse conceito de composição das linhas guia indo até o fundo muito bom.

Eu prefiro fotos mais super-expostas , acho que elas intensificam o brilho das luzes. No meu monitor, pro meu gosto, o amarelo tá normal. Não sei , mas eu sempre prefiro fotos com cores mais quentes, então pra mim a foto tá bem perfeita. Gosto dessas longas exposições por causa do efeito de "estrelas" que ficam nas fontes de luz.

Poderia dizer qual lente usou e o EXIF por favor, desde já agradeço!


Obrigado, Cheferson. Eu usei uma Tokina 12-24mm f4. As configurações se não engano foram: bracketing 3 fotos +-1 ponto de exposição; f9; ISO100; exposição 1seg