Autor Tópico: Mais fotos, menos equipamento  (Lida 4066 vezes)

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
  • A teoria sem a prática vira "verbalismo".
    • Meu Flickr
Online: 01 de Novembro de 2020, 04:08:21
Venho pensando no que me faz continuar neste fórum. São as novidades sobre equipamento? É o debate sobre qual marca, ou qual tipo de câmera é melhor? Ou é pelas fotos excelentes que vejo de alguns foristas, que me servem de inspiração a fazer fotos melhores?

Creio que em um fórum destes, deva se falar sobre equipamento sim, desde que hajam empecilhos a fazer certo tipo de foto com certo tipo de equipamento. Porém, além deste limite, a discussão sobre "melhor equipamento" é meio vazia, uma vez que a grande maioria dos esquipamentos hoje em dia é melhor que os fotógrafos que os usam. Mas acho que o foco (com o perdão do trocadilho) deveria ser mais em foto e menos em equipamento. Ninguém pergunta, quando vê uma foto sensacional aqui, qual câmera foi usada. Por que o equipamento precisa funcionar, mas nem de longe é tão importante quanto a ideia, a sacada. E temos no fórum muita gente que tem fotos sensacionais. E tem gente como eu, que está aprendendo a fazer fotos melhores.

Então, gostaria de convidar aos fotógrafos experientes deste fórum a postarem mais fotos. Eu sei que essa história de fazer upload, pegar o link e criar o post aqui cansa. Mas é o que temos no momento. Postem mais fotos, mostrem o que é possível fazer.

Também aos fotógrafos iniciantes, postem fotos. De que adianta ter todos os equipamentos e suas configurações na ponta da língua, se ninguém vê o resultado? No mais, o pessoal aqui gosta de comentar e ver o progresso dos novos fotógrafos. É reconfortante ver este ofício seguir adiante.

Era isso que eu gostaria de sugerir: Vamos fotografar mais? Vamos conversar mais sobre fotografia e menos sobre equipamento?

Abraço a todos.
Felipe

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2020, 06:01:45
Otima iniciativa, gostei !!!  :clap: :worship:

A estatística do forum, somados 16 anos, nos diz que:

a) Galeria é sala número 1 (430mil mensagens)
b) Classificados, já lá atrás, é a segunda (141mil)
c) Depois vem o Papo-Furado !!! (Vejam só !! Papo-Furado !! ) 119mil
d) E só lá em quarto lugar vem uma sala de equipamentos...

Então... o que nos traz uma percepção diferente ??

----+

Bem...
Quem faz as salas do forum cheias, somos nós  :ok:

Esse tópico é uma boa ideia para:
1) Mantermos a Galeria aquecida :ok:
2) Incentivarmos mais gente para usarem as salas que nos atraem :ok:
3) Ajudarmos as salas que mais gostamos a se tornarem mais atraentes :ok:

Acho que vale como sugestão :ok: :ok:

« Última modificação: 01 de Novembro de 2020, 06:17:38 por Ernesto »
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2020, 06:20:08

----+

Bem...

Me corrigindo:

a Arte Fotográfica é a quarta com 110mil

Depois vem a primeira sala de equipamentos  :ok:
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

RFP

• Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
    • Camera Obscura
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:01:38
Venho pensando no que me faz continuar neste fórum. São as novidades sobre equipamento? É o debate sobre qual marca, ou qual tipo de câmera é melhor? Ou é pelas fotos excelentes que vejo de alguns foristas, que me servem de inspiração a fazer fotos melhores?

Creio que em um fórum destes, deva se falar sobre equipamento sim, desde que hajam empecilhos a fazer certo tipo de foto com certo tipo de equipamento. Porém, além deste limite, a discussão sobre "melhor equipamento" é meio vazia, uma vez que a grande maioria dos esquipamentos hoje em dia é melhor que os fotógrafos que os usam. Mas acho que o foco (com o perdão do trocadilho) deveria ser mais em foto e menos em equipamento. Ninguém pergunta, quando vê uma foto sensacional aqui, qual câmera foi usada. Por que o equipamento precisa funcionar, mas nem de longe é tão importante quanto a ideia, a sacada. E temos no fórum muita gente que tem fotos sensacionais. E tem gente como eu, que está aprendendo a fazer fotos melhores.

Então, gostaria de convidar aos fotógrafos experientes deste fórum a postarem mais fotos. Eu sei que essa história de fazer upload, pegar o link e criar o post aqui cansa. Mas é o que temos no momento. Postem mais fotos, mostrem o que é possível fazer.

Também aos fotógrafos iniciantes, postem fotos. De que adianta ter todos os equipamentos e suas configurações na ponta da língua, se ninguém vê o resultado? No mais, o pessoal aqui gosta de comentar e ver o progresso dos novos fotógrafos. É reconfortante ver este ofício seguir adiante.

Era isso que eu gostaria de sugerir: Vamos fotografar mais? Vamos conversar mais sobre fotografia e menos sobre equipamento?

Abraço a todos.

É verdade. Se esse fosse um fórum sobre culinária, tudo o que teríamos aqui seriam reviews de fornos e fogões  :D

RFP

• Colunista
  • Membro Ativo
    • Camera Obscura
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:08:17
Mas falando sério agora. Concordo que realmente se deixou de falar de fotografia, aqui. Acredito que em boa parte porque quem mais discutia sobre fotografia não frequenta mais o fórum, por diversos motivos. O Ivan faleceu, o Sávio não entra mais e mesmo o Leo aparece aqui uma vez por ano... Falar sobre técnica fotográfica até que era bem aceito, mas quando se ia um pouco mais para o aspecto filosófico da coisa, gerava muita animosidade. Dizia-se que não valia a pena discutir esses assuntos, acusava-se de serem "intelectualismos". Isso acaba afastando as pessoas.

Gabriel Büll

• Colaborador(a)
Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:09:47
Sempre posto algumas fotos na galeria,  acho que seria legal um espaço para colocar junto com as fotos as técnicas usadas (configuração do equipamento, composição pensada, e tratamento).
Aprendi muita coisa sobre fotos de aves, em um grupo italiano no Flickr dessa forma, eram extremamente críticos, infelizmente ele praticamente acabou depois que o Flickr ficou pago.

RFP

• Colunista
  • Membro Ativo
    • Camera Obscura
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:11:33

----+

Bem...

Se considerar apenas os últimos anos, o resultado será outro. E, ainda assim, dê uma olhada nas três primeiras páginas da sala de arte fotográfica. Temos um monte de assuntos diversos (incluindo um monte sobre equipamentos) e bem poucos sobre arte fotográfica de fato.

RFP

• Colunista
  • Membro Ativo
    • Camera Obscura
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2020, 08:14:00
Sempre posto algumas fotos na galeria,  acho que seria legal um espaço para colocar junto com as fotos as técnicas usadas (configuração do equipamento, composição pensada, e tratamento).
Aprendi muita coisa sobre fotos de aves, em um grupo italiano no Flickr dessa forma, eram extremamente críticos, infelizmente ele praticamente acabou depois que o Flickr ficou pago.

Ainda assim a conversa seria direcionada para equipamento. Eu gostaria de ver fotos com comentários que nada tivessem a ver com equipamento. Tipo:

1. Por que você escolheu fazer essa foto?
2. Onde ela foi feita?
3. O que você pode dizer sobre a luz na foto?
4. O que você sente/pensa ao olhar para a foto?

ArmandoFerreira

• Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2020, 09:50:43

Esta estatística é de todo período do fórum, não reflete o atual padrão de postagens e assuntos abordados.

Se algum moderador possui, por exemplo, uma mapa dos últimos 6 meses, seria interessante analisarmos estes dados.

Eu sempre deixo um atalho para ver as postagens não lidas desde a última visita, o que menos vejo são tópicos sobre fotografia e fotos, isso é fato!

Só se fala da porr@ da ML da Nikon, Z5, Z6, Z7, Z9, Zdocú, choramingação, carência e insatisfação... tá deprê mesmo... como podemos mudar?
(efetivamente, sem o papo "são os usuários que fazem o fórum blá, blá blá...)
Nikon D7100 | D300 | 18-140VR | 18-200VR | 55-300VR | 50mm f/1.8G | SB600 | SB900

ArmandoFerreira

• Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2020, 10:04:08
Eu já dei esta sugestão antes, mais de uma vez, vou dar de novo:

Exemplo:
- área temática Nikon
   - Câmeras D3XXX
   - Câmeras D5XXX
   - Câmeras D7XXX
   - Câmeras de categoria superior

Só para separar, como vai ser feito, se vai ser agrupado, não importa, é para direcionar o usuário para áreas específicas por assunto

Continuando, dentro de D3XXX, um tópico fixo "Fotos feitas com câmeras D3XXX", título ilustrativo.
- Modelo
- Lente
- Exif automático

Apenas fotos, sem perguntas sobre equipamentos.

Chegando na parte mais interessante!

Uma seção com lentes dos sistemas!

Área Nikon
- 35mm f/1.8G
- 100mm f/1.8 Macro
- 14-140VR

etc

Nestes tópicos apenas fotos feitas com estas lentes, não importa o corpo, mantendo as informações de EXIF.

Não sei o quanto isso envolve de programação, recursos humanos e financeiros ou apenas boa vontade.

Deixo como exemplo o melhor fórum onde aprendi e aprendo muito:
https://photography-on-the.net/forum/index.php

Tenho muito mais ideias, mas estas ajudariam a separar melhor os assuntos e propiciar novas áreas para postagem de fotos.
Nikon D7100 | D300 | 18-140VR | 18-200VR | 55-300VR | 50mm f/1.8G | SB600 | SB900

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2020, 10:53:47
Eu sei que essa história de fazer upload, pegar o link e criar o post aqui cansa.

Felipe, esse é o maior motivo de eu não postar fotos aqui no fórum, e sei que tem mais gente comigo. É chato o processo de postar foto aqui, no começo eu me animava mais, com o tempo começa a ficar cansativo. Mas além disso, toda foto que se posta os comentários são sempre muito parecidos. Depois que se atinge alguma fama no fórum, parece que o povo fica meio sem jeito de criticar, daí ficam mais elogios vazios, sei lá... Eu senti que não estava mais me acrescentando.

Mas eu acho que falar de equipamento é bom demais, e acho que faz parte da vida de fotógrafo. Além disso, com esses lançamentos todos de mirrorless atualmente, não tem como isso não ser assunto, e acho até importante para o fórum que isso seja bem discutido e divulgado.

Vou tentar me esforçar pra ver se consigo postar algumas fotos por aqui. Nesse último ano tá bem difícil também, com a pandemia praticamente todas as fotos que tenho são de pães e pizzas caseiro, ahahahah...

Ryu

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2020, 11:18:49
Sou fotógrafo diletante e, para mim, as discussões que mais me interessam é sobre estética fotográfica, e não sobre equipamentos.
Eu sinto falta de ver mais crítica sobre fotos, tipo, erros, acertos, composição, etc.

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2020, 11:45:04
Vou tentar me esforçar pra ver se consigo postar algumas fotos por aqui. Nesse último ano tá bem difícil também, com a pandemia praticamente todas as fotos que tenho são de pães e pizzas caseiro, ahahahah...

Por favor, poste as fotos e as receitas junto!  :assobi: :hysterical:
Bate papo virtual do MF
30/11/2020 as 20:00 - Participe!
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138520.0.html
André Sena
@sena_andre

AFShalders

• Trade Count: (27)
  • Referência
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2020, 12:04:39
Concordo plenamente. Na verdade esse fórum está um saco de tão chato, desculpem a sinceridade.

Realmente só se fala em equipamento, e mesmo assim nenhuma informação realmente útil, só repetição de notícias publicadas em outros lugares. Não acrescenta nada e só enche linguiça e virou prática comum. Um porre, xarope total.

Rarissimamente ocorrem discussões técnicas e mais raramente ainda alguém publica uma foto interessante que valha a pena falar sobre ela, daí os comentários óbvios e rasos que se lê por aqui. Ahh, o horizonte está um pouco torto, estourou um pouquinho, as cores teriam ficado melhores na xxxxx, gostei, não gostei... Sério isso ? De que serve ? Se é para falar o óbvio melhor ficar quieto.

Essas são as postagens que vejo no MF ultimamente (na verdade ultimamente no "modo estendido")

Cada vez posto menos, tenho menos paciência e menos vontade de entrar. Não é de se estranhar que a turma que discute fotografia, seja em arte, documentação ou técnica cada vez evade mais.

P.S.

Muitas vezes é bom falar de equipamento, mas prefiro mil vezes ver esse tipo de material nas fontes originais ou em sites que eu considero menos tendenciosos com marcas (não que o MF o seja). Tem foruns especializados lá fora com qualidade infinitamente maior nesse tipo de informações.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2020, 12:07:17 por AFShalders »
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj

Humberto Yoji

• Trade Count: (23)
  • Referência
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2020, 12:21:25
Por favor, poste as fotos e as receitas junto!  :assobi: :hysterical:

:D :D :D :D

Ahh, o horizonte está um pouco torto, estourou um pouquinho, as cores teriam ficado melhores na xxxxx, gostei, não gostei... Sério isso ? De que serve ? Se é para falar o óbvio melhor ficar quieto.

Pois é, esse tipo de comentário que desanima de postar foto, não acrescenta em nada.