Autor Tópico: Mais fotos, menos equipamento  (Lida 17217 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.218
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #120 Online: 09 de Novembro de 2020, 20:12:36
Estou há 8 meses trancado em casa, só tenho foto do meu filho :hysterical:

Acho que a pandemia ajudou com essa obsessão por equipamento já que todo mundo está saindo menos que o normal...

Como falaram, o fato do fórum não ser muito amigável pra postar foto atrapalha mais ainda. Eu só tenho entrado pelo celular e nem do Flickr dá pra postar aqui...


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.971
  • Sexo: Masculino
Resposta #121 Online: 09 de Novembro de 2020, 20:40:33


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
Resposta #122 Online: 09 de Novembro de 2020, 21:51:28
... Eu só tenho entrado pelo celular e nem do Flickr dá pra postar aqui...

Lucas, eu só posto do Flickr... Mas pelo desktop.
Pelo celular não dá para ter acsso ao BBCode que o próprio Flickr gera?
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.619
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #123 Online: 09 de Novembro de 2020, 23:52:34
Lucas, eu só posto do Flickr... Mas pelo desktop.
Pelo celular não dá para ter acsso ao BBCode que o próprio Flickr gera?

Dá, mas dá um trabaaaaaalho... Eu tenho que entrar no Flickr do navegador do celular, pois do app não tem a opção de compartilhar o bbcode.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.968
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #124 Online: 10 de Novembro de 2020, 11:04:38
Uma tag dessa igual do youtube, só que para o instagram, já seria meio caminho andado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.619
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #125 Online: 10 de Novembro de 2020, 11:58:09
Uma tag dessa igual do youtube, só que para o instagram, já seria meio caminho andado.

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=138457


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.968
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #126 Online: 10 de Novembro de 2020, 14:53:48
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=138457

O tópico ou seção que procura parece estar desaparecido ou fora dos limites para você.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.369
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #127 Online: 10 de Novembro de 2020, 20:29:44


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
Resposta #128 Online: 14 de Novembro de 2020, 18:06:26
Vou dar meus 2 centavos aqui,

Então, acho que as pessoas têm a idéia de que postando fotos e recebendo críticas elas vão melhorar na fotografia, mas eu penso justamente o contrário, é analisando e criticando de forma construtiva que se melhora.

Nós não fotografamos com os olhos, fotografamos com o cérebro, e é preciso alimenta-lo com muitos trabalhos de outros fotógrafos, pinturas, esculturas, literatura, música, dança, cinema e todo tipo de arte que nos faça questionar, seja a nós mesmos ou o mundo a nossa volta,

É preciso construir um repertório, 

Assim as perguntas que a arte nos faz ter, encontra algumas repostas na nossa própria reflexão, vc olha o trabalho de alguém e constrói argumentos e busca referencias, e ai vc faz isso de novo e de novo e mais uma vez, vc não precisa escrever sempre, é uma nota mental, e não precisar ser somente com fotografia, pode ser com qualquer outro tipo de arte.

Isso ira impactar diretamente no seu olhar e com certeza a sua fotografia ficará diferente.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2020, 18:08:02 por pkawazoe »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.619
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #129 Online: 14 de Novembro de 2020, 19:28:16
Vou dar meus 2 centavos aqui,

Então, acho que as pessoas têm a idéia de que postando fotos e recebendo críticas elas vão melhorar na fotografia, mas eu penso justamente o contrário, é analisando e criticando de forma construtiva que se melhora.

Nós não fotografamos com os olhos, fotografamos com o cérebro, e é preciso alimenta-lo com muitos trabalhos de outros fotógrafos, pinturas, esculturas, literatura, música, dança, cinema e todo tipo de arte que nos faça questionar, seja a nós mesmos ou o mundo a nossa volta,

É preciso construir um repertório, 

Assim as perguntas que a arte nos faz ter, encontra algumas repostas na nossa própria reflexão, vc olha o trabalho de alguém e constrói argumentos e busca referencias, e ai vc faz isso de novo e de novo e mais uma vez, vc não precisa escrever sempre, é uma nota mental, e não precisar ser somente com fotografia, pode ser com qualquer outro tipo de arte.

Isso ira impactar diretamente no seu olhar e com certeza a sua fotografia ficará diferente.

 :clap: :clap: :clap: :clap:

Certíssimo. Como acabamos de ver no tópico novo das flores, tem maneiras e maneiras de se fotografar flores. Pra se fazer diferente, tem-se que primeiro descolar do trivial/lugar comum. Depois disso se pode explorar novos caminhos, e aí é que a crítica pode ajudar. Às vezes; porque outras vezes, atrapalha.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.369
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #130 Online: 14 de Novembro de 2020, 19:28:34

Então, acho que as pessoas têm a idéia de que postando fotos e recebendo críticas elas vão melhorar na fotografia, mas eu penso justamente o contrário, é analisando e criticando de forma construtiva que se melhora.


Interessante sua interpretação  :ok:

Acredito que postando alguma coisa e recebendo um feedback construtivo, também se aprende. Aliás prefiro o Corredor Polonês onde você recebe pedradas à Galeria de fotos onde o que prevalece são os elogios. Você receber um "Péssima" te ajuda muito mais do que um "gostei".

 


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.731
  • Sexo: Masculino
Resposta #131 Online: 14 de Novembro de 2020, 19:52:11
Muitos conheçem este gráfico.



Considerando o estágio em que a pessoa (acha que) está, o peso de um feedback seja ele positivo ou negativo, dependendo como for falado, pode ter interpretação diferente.



« Última modificação: 14 de Novembro de 2020, 19:58:30 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
Resposta #132 Online: 15 de Novembro de 2020, 01:45:50
:clap: :clap: :clap: :clap:

Certíssimo. Como acabamos de ver no tópico novo das flores, tem maneiras e maneiras de se fotografar flores. Pra se fazer diferente, tem-se que primeiro descolar do trivial/lugar comum. Depois disso se pode explorar novos caminhos, e aí é que a crítica pode ajudar. Às vezes; porque outras vezes, atrapalha.

A nossa fotografia tem muito a ver com gosto pessoal, por isso eu a comparo com comida.

A gente sabe do que gosta e passa a maior parte do tempo comendo coisas que se encaixam dentro desse gosto, por exemplo, arroz feijão e bife, mas ai algum dia vc experimenta sushi, e fica surpreso em como peixe cru pode ter aquele gosto e é como se uma porta se abrisse na sua cabeça, ai vc descobre que comida japonesas vai muito alem de sushi, têm tonkatsu, ramen, udon, oden, kare, etc. E do kare japonês (que é uma apropriação cultural) vc descobre o curry indiano e a quantidade de especiarias que se tem por lá e outra porta se abre na sua mente.

A nossa fotografia é a mesma coisa, a gente fica fazendo o arroz e feijão e de repende vc descobre outros mundos e uma chave liga na nossa cabeça, e o nosso gosto pessoal muda, e cada vez mais que vc experimenta coisas diferentes, vc muda e se torna mais complexo.

Por isso que eu adoro essa frase

 “fotografamos o que vemos e o que vemos depende de quem somos”

 


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
Resposta #133 Online: 15 de Novembro de 2020, 02:22:08
Interessante sua interpretação  :ok:

Acredito que postando alguma coisa e recebendo um feedback construtivo, também se aprende. Aliás prefiro o Corredor Polonês onde você recebe pedradas à Galeria de fotos onde o que prevalece são os elogios. Você receber um "Péssima" te ajuda muito mais do que um "gostei".

Tbm acho que um feedback construtivo ajuda, mas isso é bem diferente do que levar pedrada.
A palavra "crítica" as vezes pode se ter uma conotação negativa, mas eu a vejo com um processo de analise em tentar entender a fotografia do outro.

A foto é péssima mas em relação a o que?
A sua própria fotografia? vc não pode comparar com o que vc faz (apesar de fazermos isso constantemente  :doh:)

eu acredito que temos que analisar a jornada de uma pessoa, comparar a fotografia dele de agora com a do passado, se ele melhora ai sim é uma boa foto
mas isso é possível?
as vezes a pessoa só posta uma e sem link para outros trabalhos
ai fica difícil, mas ainda é possível ver certas tendências, como se a imagem é mais clássica ou contemporânea,
se tem boa técnica, em qual estética ela se enquadra.
e nesse processo de tentar entender o olhar do outro nós tbm aprendemos.


« Última modificação: 15 de Novembro de 2020, 02:22:38 por pkawazoe »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
Resposta #134 Online: 15 de Novembro de 2020, 02:27:19

Considerando o estágio em que a pessoa (acha que) está, o peso de um feedback seja ele positivo ou negativo, dependendo como for falado, pode ter interpretação diferente.

É o efeito Dunning–Kruger
« Última modificação: 15 de Novembro de 2020, 02:27:36 por pkawazoe »