Autor Tópico: Comprei uma DSLR por preço ótimo, mas existem probleminhas (fungos)  (Lida 510 vezes)

mrdaltro

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Bom, surgiu uma grande oportunidade e consegui uma Nikon D5000 com lente AF-S do kit (18-55) por uma bagatela de cinco centenas de mangos. Sou novato, já tive uma câmera bridge uma vez e me arrependi de a ter vendido, daí comprei essa.

Pelo preço, já estava esperando por algum nível de fungos na lente. Pelo que avaliei pelo diafragma, de olho, nada tão severo; a câmera estava parada há uns vários meses, afinal. O que me preocupa é algo que eu não tinha reparado no momento de ver, e só agora de noite com um certo ângulo e iluminação certa notei: há um início de fungos no espelho interno ("silvered mirror") também, o que torna meio complicado até de comprar outras lentes num futuro pra ela (nada muito audacioso, visto que nem pretendo trabalhar profissionalmente com ela, é apenas hobby). É algo muito problemático? É possível que fique estagnado por muito tempo? Definitivamente vai passar pra outras lentes, mesmo que eu guarde separadamente a lente e o corpo (o que não estava sendo feito) e a leve pra "passear" regularmente?

Pelo que li, a limpeza desse espelho é algo realmente complicado, bem mais do que nas lentes (o que até pretendo fazer, na medida em que comprar os instrumentos apropriados para tal), e não consegui encontrar apenas o espelho, separado, da D5000, pra venda. Apenas o mirror box completo, o que demandaria um puta trabalho de manutenção e custo, ao que entendo.

Enfim, fica a situação e minhas dúvidas aí. kkkk

lasg

• Membro Ativo
Resposta #1 Online: 06 de Novembro de 2020, 02:15:40
Seja bem-vindo ao Fórum, mrdaltro.

Se procurar, vai encontrar muitos tópicos que tratam desse assunto (fungos). Sugiro a leitura, porque há informações bem interessantes.

Muitas pessoas não se importam com "pequenos" fungos em suas lentes, mas como eles crescem, acabam afetando a qualidade das fotos e até o coating (revestimento) das lentes. Se os fungos já se espalharam para a câmera, o problema fica pior ainda, pois da câmera podem passar para outras lentes inicialmente "limpas".

Então, resumidamente e indo direto às suas perguntas:

É algo muito problemático?
Sou da opinião que sim, é problemático. Talvez não muito no início, mas certamente se não fizer nada pode virar um grande problema porque pode afetar todos seus equipamentos (câmera e lentes).

É possível que fique estagnado por muito tempo?
Não, o mais provável é que cresça.

Definitivamente vai passar pra outras lentes, mesmo que eu guarde separadamente a lente e o corpo (o que não estava sendo feito) e a leve pra "passear" regularmente?
Os fungos se espalham através de esporos. Mesmo que você retire a lente contaminada, os esporos que ficaram na câmera podem passar para outras lentes, quando você as colocar na câmera.

Para encerrar é necessário esclarecer que os fungos precisam de três fatores para se desenvolver e crescer:
1 - pouca luz
2 - umidade
3 - alimento (graxa dos dedos, suor, coating das lentes, etc.)
Se os esporos já estão na lente, você pode até controlar estes três fatores e evitar que os fungos cresçam, mas na primeira oportunidade com condições favoráveis, eles vão crescer e provocar os danos que citei mais acima.

Finalizo com uma sugestão: mande limpar imediatamente, tanto a lente quanto a câmera.

E conte depois como foi.

Boa sorte e boas fotos!

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...

mrdaltro

• Novato(a)
Resposta #2 Online: 06 de Novembro de 2020, 05:07:28
Muito obrigado! Usei e participei um pouco aqui quando ainda estava com a minha primeira câmera, a Lumix FZ38, há uns meses. Agora pretendo voltar a frequentar, já que tenho alguma câmera de novo, e dessa vez uma DSLR.  :D

Muitas pessoas não se importam com "pequenos" fungos em suas lentes, mas como eles crescem, acabam afetando a qualidade das fotos e até o coating (revestimento) das lentes. Se os fungos já se espalharam para a câmera, o problema fica pior ainda, pois da câmera podem passar para outras lentes inicialmente "limpas".

É, como imaginei, não é boa ideia então investir em nenhum outro jogo de lentes, pelo menos não enquanto não limpar a câmera (o que deve ser feito o quanto antes). Espero que não saia muito caro, e não parece algo simples...

Se os esporos já estão na lente, você pode até controlar estes três fatores e evitar que os fungos cresçam, mas na primeira oportunidade com condições favoráveis, eles vão crescer e provocar os danos que citei mais acima.

Finalizo com uma sugestão: mande limpar imediatamente, tanto a lente quanto a câmera.

Infelizmente, a depender do valor que custaria isso, não é uma opção possível no momento. Ainda mais que moro em uma cidade do interior. Pesquisando e pesquisando, encontrei só um lugar que faz assistência a câmeras (e talvez nem façam esse tipo de manutenção?), e é onde vou perguntar do preço.

Por hora, vou focar em tentar evitar que os fungos cresçam além do que já cresceram. Amanhã mesmo vou procurar algum lugar aqui onde vendam aqueles sachês de gel silica e colocar pelo menos uns quatro ou cinco deles no armário onde a câmera está guardada, a fim de pelo menos retardar o crescimento. Espero realmente que não seja um serviço tão caro o da limpeza da câmera (e que se limite ao espelho o fungo, pelo menos da câmera).

Enfim, grato pelas respostas!

Checheel

• Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 06 de Novembro de 2020, 11:06:38
Você precisa guardar seu equipamento dentro de um pote com vedação em silicone e silica para baixar a umidade. Nada de guardar no armário.

Tenha em mente que a limpeza das lentes e corpos são apenas cosméticas, é impossível remover todos os fungos, é impossível esterilizar completamente. Se você não tomar os cuidados necessários e a umidade da sua região for alta eles vão voltar a aparecer após a limpeza.

Esse negócio de passar da lente pro corpo não é bem assim, os esporos dos fungos já estão dentro dos corpos e das lentes, eles só precisam de umidade pra se desenvolver.

Tem tópico grande sobre isso já.

Aproveite a câmera, use para aprender e quando sentir necessidade venda pelo preço que pagou e compre uma melhor. Eu só mandaria limpar se estivesse afetando a qualidade da imagem.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2020, 11:07:46 por Checheel »

Leonardo Tonin

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2020, 15:14:50
Mande limpar em algum lugar confiavel, devolva o equipamento  (Lhe falaram do problema?) ou fique de olho.

Caixa plastica transparente, vedada pegando luz do dia ( mas nao deixe o tempo todo no calor do sol) silica gel, e higrometro (vc encontra em charuteria, tabacaria).

De vez em quando passe vasilina nas borrachas da camera e lentes pois a silica pode secar demais.

Nao misture equipamento em melhores condicoes com este ai. Guarde em caixas separadas.

Se fores vender, mande para assistencia ou fale a real. A pior coisa para os fotografos é ter um mercado de usados sem confianca.

« Última modificação: 06 de Novembro de 2020, 15:16:38 por Leonardo Tonin »
Nikon d90, d7100,  35 1.8g dx, 50 1.8g, 85 1.8g

Gabriel Büll

• Colaborador(a)
Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2020, 22:21:30
Comprei uma D500 com fungo no espelho, ficou 90 reais para limpar junto com a limpeza do sensor, nem marca ficou.
Eu levaria para ver o valor pelo menos, melhor que deixar ele crescer...