Seja bem-vindo ao Fórum, mrdaltro.
Se procurar, vai encontrar muitos tópicos que tratam desse assunto (fungos). Sugiro a leitura, porque há informações bem interessantes.
Muitas pessoas não se importam com "pequenos" fungos em suas lentes, mas como eles crescem, acabam afetando a qualidade das fotos e até o coating (revestimento) das lentes. Se os fungos já se espalharam para a câmera, o problema fica pior ainda, pois da câmera podem passar para outras lentes inicialmente "limpas".
Então, resumidamente e indo direto às suas perguntas:
É algo muito problemático?
Sou da opinião que sim, é problemático. Talvez não muito no início, mas certamente se não fizer nada pode virar um grande problema porque pode afetar todos seus equipamentos (câmera e lentes).
É possível que fique estagnado por muito tempo?
Não, o mais provável é que cresça.
Definitivamente vai passar pra outras lentes, mesmo que eu guarde separadamente a lente e o corpo (o que não estava sendo feito) e a leve pra "passear" regularmente?
Os fungos se espalham através de esporos. Mesmo que você retire a lente contaminada, os esporos que ficaram na câmera podem passar para outras lentes, quando você as colocar na câmera.
Para encerrar é necessário esclarecer que os fungos precisam de três fatores para se desenvolver e crescer:
1 - pouca luz
2 - umidade
3 - alimento (graxa dos dedos, suor, coating das lentes, etc.)
Se os esporos já estão na lente, você pode até controlar estes três fatores e evitar que os fungos cresçam, mas na primeira oportunidade com condições favoráveis, eles vão crescer e provocar os danos que citei mais acima.
Finalizo com uma sugestão: mande limpar imediatamente, tanto a lente quanto a câmera.
E conte depois como foi.
Boa sorte e boas fotos!
Luis