Autor Tópico: O Jardim de dona Severina  (Lida 214 vezes)

bjp77

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
Online: 07 de Novembro de 2020, 23:01:50
Para quem gosta de jardim e flores aí vão as mais recentes fotos de 2020. As fotos foram feitas com a
 Valdai Helios 44M-4 em abertura máxima e na Tair-3S a f5.6.

As fotos com a Helios 44M-4

1. A mata

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11. Liquens no caule de Acassia chuva-de-ouro

Com a Tair-3S:

12.

13.

14. Orquídea

15. Na minha infância eu conhecia por mijão
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2020, 00:08:34
Gostei bastante das 4, 5 e 6. Essas Helios são meu xodó kkkkk

lasg

• Membro Ativo
Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2020, 02:10:32
bjp77

Obrigado por compartilhar. Mas é sacanagem isso... está trapaceando... você já sabe que o cheferson e eu adoramos as Helios.

Gostei do conjunto e vou comentar uma a uma:

1 - está legal para ter uma visão geral do jardim; gostei menos da folha grande que aparece à direita, porque parece estar com uma parte "queimada".
2 - gostei do fundo desfocado, que combina com o reflexo na mosca; fiquei pensando se não ficaria ainda melhor girada em 90 graus, em sentido antihorário, cropada e com a mosca "olhando" para a direita...
3  e 4 - gostei muito do contraste de cores
5 - aqui é que eu acho que trapaceou demais... já sabia que eu ia bater palmas para esse bokeh lá no canto superior direito, não sabia?...  :clap: :clap: :clap:
6 - esse lindo galho que "pula" para o observador, fazendo essa curva (gosto de curvas) está muito bem capturado;  não gostei do que parece ser uma alvenaria, à esquerda; será que não tinha como tirar a foto se posicionando um pouquinho mais para a direita, para deixar essa alvenaria fora do quadro?
7, 8, 9 e 10 - todas muito bonitas, mas minha preferida entre estas é a 8
11 - essas curvas que os galhos dos líquens fazem estão demais... parabéns!
12 - gostei muito da linha descendente que as flores formam, desde a parte superior esquerda até (quase) a parte inferior do quadro; o ângulo da foto foi muito feliz para conseguir esse efeito.
13 e 14 - as cores e o contraste entre elas ficou muito agradável, mas acho que faltou definir o foco; em geral eu não me importo muito se o foco não está cravado, mas gosto de saber qual a área da foto onde o autor tentou conduzir meu olhar e nestas me senti meio perdido
15 - mais uma com as cores bem bonitas; esses fios, porém, atrapalham um pouquinho.

Mais uma vez, obrigado por compartilhar bjp77!
LASG
Nikon D5300 & Nikon D90 & Sony ILCE-3000

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2020, 10:02:51
Muito lindas  :clap:
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

bjp77

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2020, 12:18:53
Lasg, Ernesto, Cheferson,

LASG a 12 foi feita com a Tair 300mm. Ela é perfeita e o contraste dos bons. A gente nota o bokeh diferente do da Helios 44M. Eu me sentei na cadeira e o que aparece ao lado direito é a grade.

A foto 6 tem uma alvenaria.
A foto 14 o galho está alto e balançando com o vento. Disparei varias vezes e também não podia fechar o diafragma porque eram os últimos raios solares - então a profundidade de foco foi prejudicada.
A foto 13 também o diafragma ficou aberto.
Na foto 15 estou a uns 8 m do assunto. A Tair-3S é boa de resolução.
A primeira foto era pra mostrar um panorama, mas a Helios não é ideal num espaço pequeno. Tá parecendo uma mata, fica escuro o jardim.

Todas as fotos deste post foram feitas ao cair da tarde.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro