Autor Tópico: Dúvida segundo slot cartão D610  (Lida 353 vezes)

jw murta

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 09 de Novembro de 2020, 19:43:33
Fazer backup no segundo slot diminui velocidade da captura?

Olá pessoal !!!

Trabalho com a NIKON D610 e atualmente utilizo o segundo slot como sobrecarga. Recentemente passei por um aperto pois perdi algumas fotos de um casamento que estava em um HD que corrompeu. Consegui recuperar, mais deu muita dor de cabeça. Após este transtorno, fiz algumas alterações em meu processo, como gravar as fotos num primeiro HD, depois faço o bkp das fotos em mais dois HDs. Só após o trabalho entregue é que vou apagar as fotos em 1 dos HDs, deixando ainda 2 HDs com a redundância. Pois bem, mas o problema é que pode acontecer diversas situações em que não vou conseguir nem passar as fotos do cartão para o HD; como por exemplo ser roubado na saída do evento, ou o cartão corromper na hora de transferir para o computador. Enfim, são muitas formas de dá mer%$. Então decide que vou utilizar o segundo slot das minhas D610 como Backup, assim antes de sair do evento, retiro os cartões das máquinas e coloco um numa mochila e outro no case dentro do bolso da minha calça. Assim, se levarem minha mochila, terei o bkp no bolso ou se corromper na hora de transferir, tenho outro com as mesmas informações. A questão é, vou perder cliks com esse bkp? O Disparo continuo vai ficar mais lento?
Obs.: "eu estou utilizando dois cartões Sandisk Extreme Pro 64gb 170mb/s em cada Nikon D610".

Desde já agradeço a todos.

Gabriel Büll

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2020, 20:31:11
Fazer backup no segundo slot diminui velocidade da captura?

Olá pessoal !!!

Trabalho com a NIKON D610 e atualmente utilizo o segundo slot como sobrecarga. Recentemente passei por um aperto pois perdi algumas fotos de um casamento que estava em um HD que corrompeu. Consegui recuperar, mais deu muita dor de cabeça. Após este transtorno, fiz algumas alterações em meu processo, como gravar as fotos num primeiro HD, depois faço o bkp das fotos em mais dois HDs. Só após o trabalho entregue é que vou apagar as fotos em 1 dos HDs, deixando ainda 2 HDs com a redundância. Pois bem, mas o problema é que pode acontecer diversas situações em que não vou conseguir nem passar as fotos do cartão para o HD; como por exemplo ser roubado na saída do evento, ou o cartão corromper na hora de transferir para o computador. Enfim, são muitas formas de dá mer%$. Então decide que vou utilizar o segundo slot das minhas D610 como Backup, assim antes de sair do evento, retiro os cartões das máquinas e coloco um numa mochila e outro no case dentro do bolso da minha calça. Assim, se levarem minha mochila, terei o bkp no bolso ou se corromper na hora de transferir, tenho outro com as mesmas informações. A questão é, vou perder cliks com esse bkp? O Disparo continuo vai ficar mais lento?
Obs.: "eu estou utilizando dois cartões Sandisk Extreme Pro 64gb 170mb/s em cada Nikon D610".

Desde já agradeço a todos.

Fica um pouco mais lento sim, principalmente se for SD com CF, SD+SD até que vai, lembrando que isso afeta muito mais em RAW, se fizer RAW+JPG ajuda um pouco...

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2020, 16:20:16
Eu como sempre fotografei com RAW + RAW (fazendo backup), nunca tive a curiosidade de comparar se o buffer/velocidade muda se fosse com a opção "overflow". É importante garantir que os dois cartões tem performances iguais, caso contrário, o buffer sempre fica limitado pelo cartão mais lento.
Sony A7III (2x) + Tamron 28-75 2.8 + Viltrox 85 1.8 II + Sony G 12-24 f/4 + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales