Autor Tópico: E sobre as DSLR Canon??  (Lida 7421 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Janeiro de 2021, 12:43:22
Vemos muita discussão sobre as DSLR da Nikon.
Se as pessoas vão deixar de comprar,
se vão migrar, se vão perder dinheiro quando venderam os corpos
e lentes.
Mas não tenho visto essa discussão nas Canon.

O que se fala a respeito?
Os proprietários estão migrando?
A Canon vai deixar de fabricar DSLRs também, como se fala da Nikon?
O que dizem os seus usuários? E a própria fábrica?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2021, 12:56:47


O que se fala a respeito?
Os proprietários estão migrando?
A Canon vai deixar de fabricar DSLRs também, como se fala da Nikon?
O que dizem os seus usuários? E a própria fábrica?

Da minha parte, como dono de DSLR Canon, não só estou esperando como estou incentivando a migração em massa para mirrorless — pra eu poder comprar a lente dos meus sonhos bem baratinho.

De anuncios oficiais da Canon, só vimos ela dizer que não vai mais lançar novas lentes p/DSLR, "a menos que haja clara demanda".



Sent from my motorola one using Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2021, 13:50:14
Pois é. Inclusive a Canon tem sido mais enfática que a Nikon anunciando que não vai mais desenvolver lentes EF  :ponder:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2021, 16:08:28
Pois é. Inclusive a Canon tem sido mais enfática que a Nikon anunciando que não vai mais desenvolver lentes EF  :ponder:

Exatamente, acho que o colega hribeiro não acompanhou de perto o lançamento das R6 e R5.

Em tempo, saiu uma lista de cameras para 2021 no Canon Rumors:

R1
RS 90MP+
R7 apsc
Substituta da R
Substituta da RP e mais barata que a mesma no lançamento.

Nada de DSLR.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2021, 16:55:26
Um diretor da Canon declarou em 2018 (depois vou tentar pesquisar o link e deixo por aqui) que o mount EF foi projetado para durar 30 anos e que a Canon fará o mesmo com o RF. Em retrospectiva, desde 2018, a Canon praticamente lançou quase nada de lentes EF (salvo a 85MM L 1.4) ; mas ela lançou alguns corpos de DSLR de entrada como T8i , SL3 e intermediária como a 90D.

Pelos comentários do pessoal da Canon já está mais do que claro que os planos de longo prazo da companhia são abandonar, aos poucos , a produção e comercialização de câmeras e lentes para DSLR, ou seja, sistema EF, para produzir apenas para câmeras mirrorless, mount RF.

Ficam apenas algumas dúvidas:
1- Será que a Canon manterá o mount EOS-M ? Seria bem legal ter um RF APSC, mas o EOS_M vende bem no Oriente;

2- As lentes EF ainda tem boa saída, principalmente as de baixo custo. Apesar de não lançarem novos projetos, é bem possível que a venda de lentes EF ainda dure mais uns 10 anos. MOtivo: há boas lentes por preços baratos, que podem ser usadas no sistema RF com o adaptador, sem perda alguma de desempenho ótico, estabilização ou autofoco;

3- A Canon tem investido de maneira pesada em lentes para o sistema RF e, comercialmente, tem rendido bem, apesar da queda de vendas ocorrida em 2020.

Resumo executivo: a comercialização e produção de câmeras DSLR da Canon está com os dias contados; a EOS-M ainda é uma dúvida sobre sua continuidade; e o sistema mirrorless RF veio para ficar , ainda mais com lançamento da R5-R6.

Nota: há rumores que a Canon vai passar a fornecer sensores para empresas terceiras, inclusive de câmeras, a usarem seus sensores, tal qual a Sony já faz com a Nikon e Fuji há muito tempo. Seria um sinal de novas formas de lucro para a Canon nesse momento de crise?

Link: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/16609/canon-comeca-a-vender-sensores-de-fotografia-para-outras-empresas


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2021, 17:14:26
Exatamente, acho que o colega hribeiro não acompanhou de perto o lançamento das R6 e R5.

Em tempo, saiu uma lista de cameras para 2021 no Canon Rumors:

R1
RS 90MP+
R7 apsc
Substituta da R
Substituta da RP e mais barata que a mesma no lançamento.

Nada de DSLR.

Acompanhei apenas a parte técnica.
Como uso Nikon, não leio tudo relacionado com a Canon, mas a parte técnica sempre
me interessa. As R5 e R6 são estupendas.
Até já falei que se tivesse uma ou 2 lentes Nikon apenas era provável eu trocar
de marca e ir para a Canon, pelo belo trabalho nessa linha ML.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2021, 17:17:51

Da minha parte, como dono de DSLR Canon, não só estou esperando como estou incentivando a migração em massa para mirrorless — pra eu poder comprar a lente dos meus sonhos bem baratinho.



 :D :D :D

Se a turma da Nikon ainda tem alguma dúvida, pelo visto a da Canon não tem.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2021, 17:18:08 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #7 Online: 06 de Janeiro de 2021, 17:47:42
Acompanhei apenas a parte técnica.
Como uso Nikon, não leio tudo relacionado com a Canon, mas a parte técnica sempre
me interessa. As R5 e R6 são estupendas.
Até já falei que se tivesse uma ou 2 lentes Nikon apenas era provável eu trocar
de marca e ir para a Canon, pelo belo trabalho nessa linha ML.
O Matt Granger se rendeu totalmente à Nikon.
Daqui, tá me parecendo que a empresa tá com excelentes produtos também.

Sent from my motorola one using Tapatalk



hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Janeiro de 2021, 18:01:38
O Matt Granger se rendeu totalmente à Nikon.
Daqui, tá me parecendo que a empresa tá com excelentes produtos também.

Sent from my motorola one using Tapatalk

O grande erro foi o single slot.
Os usuários da marca são viciados nisso, os da Canon não.
Daí foi uma gritaria sem fim.
Mas podiam ter testado mais e lançado o modelo com um sistema de foco melhor,
de primeira, o que foi corrigido nas versões Z II.
Agora que a malhação do judas está passando, está aparecendo gente gostando
e elogiando.
Mas, embora estejam muito boas, as Canon R ainda estão um degrau na frente,
bem como as Sony.
Mas todos os fabricantes tem capacidade de resposta.
Acho que nos próximos lançamentos todos estarão praticamente empatados.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 06 de Janeiro de 2021, 20:08:39

Da minha parte, como dono de DSLR Canon, não só estou esperando como estou incentivando a migração em massa para mirrorless — pra eu poder comprar a lente dos meus sonhos bem baratinho.

De anuncios oficiais da Canon, só vimos ela dizer que não vai mais lançar novas lentes p/DSLR, "a menos que haja clara demanda".



Sent from my motorola one using Tapatalk



Demanda para lentes EF ainda tem e terá alguns anos; mas a médio prazo a tendência é ir migrando para RF. Depois que peguei uma RP em mãos (que é a mais básica das R) o dedo coça pra pegar uma R ou R6; os avanços tecnológicos são surpreendentes como o foco no escuro e foco nos olhos e animais. Conto que o sistema Mirrorless veio pra ficar; acho que a Canon tá surfando na onda melhor que a Nikon. O Hardware da Nikon é ótimo; as lentes Z idem; mas a Nikon precisa implementar algumas tecnologias próprias para tornar o sistema Z algo diferencial. (antes que me venha um "nikonzeiro" encher o saco, é fato que a Nikon Z em vendas tem um sistema promissor, mas ainda deve em questão de mercado.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 06 de Janeiro de 2021, 23:37:53
O grande erro foi o single slot.
Os usuários da marca são viciados nisso, os da Canon não.
Daí foi uma gritaria sem fim.
Mas podiam ter testado mais e lançado o modelo com um sistema de foco melhor,
de primeira, o que foi corrigido nas versões Z II.
Agora que a malhação do judas está passando, está aparecendo gente gostando
e elogiando.
Mas, embora estejam muito boas, as Canon R ainda estão um degrau na frente,
bem como as Sony.
Mas todos os fabricantes tem capacidade de resposta.
Acho que nos próximos lançamentos todos estarão praticamente empatados.

Capacidade a Nikon tem; mas a companhia precisa se reestruturar. A situação financeira da Nikon é bem pior do que se imagina. Empresa vive de vendas e de lucros. Não há mágicas. A Nikon precisaria se decidir se continua no DSLR ou se incentiva a migração para o mirrorless. Questão de single slot ou sistema de foco, tudo isso é corrigível , a própria Nikon lançou um firmware no começo da Z6 pra corrigir os problemas de foco contínuo que a câmera tinha. Isso é tranquilo. Há outras questões envolvidas, mas é fato que a Sony e a Canon estão um passo à frente em mirrorless do que a Nikon. Acho que a Nikon precisaria de algumas coisas como 1) definir se o sistema Z veio pra ficar; 2) implementar algumas features exclusivas para chamar a atenção do público consumidor 3) produzir e permitir que terceiros produzam lentes para o sistema Z 4) produzir lentes de baixo custo para o sistema 5) incentivar a migração da DSLR para mirrorless.

A Canon fez isso e tá dando resultado. Apesar disso, vamos levar em consideração que , administrativamente, a Canon sempre foi bem equilibrada no marketing e na questão de custos. A Nikon tem um duplo desafio pela frente, provar que o sistema Z é viável comercialmente e fazer a empresa voltar a ter lucro. Falta um Carlos Ghosn pra administrar a Nikon? kkkk


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2021, 10:30:08
É bem yutubico dizer que a Canon tirou o pé:

Prova 1:
Em 2019, toda yutubaiada astróloga jurava que o EF tinha morrido e...
a Canon lançou 2 DSLR e 1 ML
SL3
90D
RP

Prova 2:
Em 2020, a yutubaiada re-invocou a integridade de seus poderes Olavico-Divinos, repetiu que o EF tinha morrido e...
a Canon lançou 2 DSLR e 2ML
T8i
1D X Mk III
R5
R6

Em 2021 a lenga-lenga é a mesma... astrólogo sempre prevê coisas parecidas, todo ano.

Canon já anunciou que não vai ter mais linhas DSLR 7D, 5D e que não pretende mais produzir novos modelos de lentes EF.
Não tem astrologia nenhuma aí. DSLR Canon chegou no fim de sua vida.
O que vier agora é só projeto que já tava na gaveta e modelos de entrada para alimentar esse segmento que ainda é grande para a empresa.
Tudo de novo do ramo profissional da marca deve vir no novo formato daqui pra frente.

E você esqueceu de citar muita ML aí na sua lista. Teve também:
M50 Mark II
M6 Mark II
EOS Ra
M200


Em 2019 foram 4 MLs e 2 DSLRs.
Em 2020 foram 3 MLs e 2 DSLRs.

Em termos de Full Frame foram 4 MLs e 1 DSLR nesses dois anos.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2021, 10:42:22 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2021, 10:50:03
No mais, a história do EF vs F-Mount vai se repetir.
Canon vai abandonar o barco do mount antigo muito mais rápido.
Nikon vai tentar segurar a mudança não sendo tão agressiva e vai perder mercado por causa disso, de novo.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2021, 11:08:50
Amigo, não esqueci nada, apenas entebdi que o papo era sobre a linha profissional e poupe me pela Ra. Qq profissional sabe que a Ra é uma versão da R e não uma câmera nova.

Uma versão da R específica para um tipo de profissional, se não fosse câmeras diferentes ela seria vendida como opcional da R.
E você citou SL3, T8i e 90D que são as versões DSLR das M200, M50II e M6II respectivamente. Receberam até as mesmas atualizações de firmware.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2021, 11:11:15
Mas de uns anos para cá, virou o centro do terraplanismo, das crendices e de bobagens espalhadas por yutubers circenses. E nosso forum vai ladeira abaixo se seguir nessa linha pois ele sempre foi voltado a profissionais e não às crendices.

A única crendice que vi aqui foi a sua, baseando sua idéia em uma informação errada e incompleta.

Enquanto isso não são YouTubers dizendo que o EF está acabando. A própria Canon já anunciou que não pretende mais fazer duas de suas linhas principais (7D e 5D) e não pretende desenvolver novas lentes pra esse formato.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2021, 11:14:17 por Di Torres »