Autor Tópico: Nevado Sta Cruz - Laguna Cullicocha pt2  (Lida 324 vezes)

angelone

• Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
Online: 10 de Janeiro de 2021, 19:31:03
Mais algumas da do setor da Laguna Collicocha, primeiro dia do Circuito Alpamayo (Peru) que fiz em 2014.
Ao fundo da laguna se vê o Nevado Santa Cruz, 6.095m.
Criticas a vontade, mas adianto que o equipamento humano falhou bastante  :D e o fotográfico nao ajudou..
Sem qq pretensão, além de divulgar o visual do lugar e aperfeiçoar nas próximas com as críticas q espero virem.. 

1.

2.

3.

4.

5.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2021, 19:36:02 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2021, 21:54:04
Muito lindas !! Parabéns !  :clap: :worship:
"You can fool some of the people all of the time, and all of the people some of the time, but you can not fool all of the people all of the time."
Abraham Lincoln

atpaula

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2021, 22:40:09
Belas fotos de um lugar espetacular.
Vc foi com um grupo?
Estou precisando ir num lugar assim, até para me recompor.
Essa pandemia tá enchendo a paciência e me destroçando.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2021, 22:40:33 por atpaula »
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2021, 15:53:08
Muito lindas !! Parabéns !  :clap: :worship:
Valeu Ernesto!

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 11 de Janeiro de 2021, 15:53:55
Belas fotos de um lugar espetacular.
Vc foi com um grupo?
Estou precisando ir num lugar assim, até para me recompor.
Essa pandemia tá enchendo a paciência e me destroçando.

Realmente a região é linda..
Nao fui em grupo, fiz tudo sozinho, o que é um problema, claro, maior risco. Se acontecesse algum acidente, a tendência seria me decompor por lá mesmo rsrs.. É uma rota fora dos roteiros turisticos populares porque é muito longa  (+ 120km), distante do  "grande" centro (Huaraz) com fortes desníveis e de altitude elevada, praticamente todo o trajeto acima dos 4.000m,  com "Pasos" (passagem entre montanhas) chegando proximo do 5.000m. O problema maior é aclimataçao, risco de vida para quem tiver mal de altitude (embolia pulmonar, celebral, etc..). Sendo muito longa tem a questão do preparo fisico e peso com equipamento e comida para 1 semana, ou seja, complicado para ir só. Mas tem empresas que oferecem esse roteiro e com  boa infra: carregadores, cozinheiros, equipamentos, etc.. Pesquise no google "Alpamayo Circuit" ou em portugues. . A temporada de montanha por lá é inverno, junho e julho. Fora desse periodo é mal tempo na certa (chuva, neve, tempo fechado..). Mas nao é preciso fazer ela completa, claro!
Fundamental para quem vai para a Cordilheira Blanca é aclimatar-se bem alguns dias antes de fazer as caminhadas.  Qdo fui fiquei uns 4 dias na região de Huaraz (3.000m) caminhando pela cidade e arredores para me aclimatar. Mesmo assim tinha duvidas se teria me aclimatado bem, só saberia na pratica.  Logo no primeiro dia parte-se de 3.150m (povoado de Hualcayan) até a Laguna Cullicocha (4.625m). Se passasse mal (dor de cabeça, enjoo, fraqueza) abortaria a travessia, mas felizmente nao tive problema algum, um pouco de sorte pois nunca dá para saber de antemão como organismo vai reagir..
Apesar das limitaçoes de trekking em altitude,  vale muitissimo a pena conhecer a regiao: belissimos nevados,  lagunas  e também, muitas, muitas ruínas arqueológicas, o q curto bastante, mas vá em grupo ou contrate agencia. Qdo for tenho uma super recomendaçao de hospedagem  rural a uns 20km ao N de Huaraz, perfeito para aclimataçao (Casa de Campo Cushta, tem no Airbnb). Da casa sai trilhas para montanha, tem vista para vários nevados (Huascaran) e transporte coletivo super facil para cidade e outros locais de acesso para os passeios mais badalados (todos passam  pela estrada proxima q segue ao norte de Huaraz). A dona, Marta, é uma decoradora que vive em Lima e que fica no local nas temporadas. E uma casa estilo rústico, mas de muito bom gosto. Tem cozinha para uso independente tambem. O preço, pelo que vi agora, esta bom, em torno de 20 dolares a diária. Tenho muitas fotos de lá, caso alguem se interesse.
Mas, Aguinaldo, se quiser fazer alguma coisa fora do Brasil nessa época tem q ser ao sul do continente, pois agora temporada de montanha na região (bom tempo). Um local que recomendo é a região de Bariloche, belissima,  com nevados,  lagos,  inumeras trilhas e refúgios, que permite ir mais leve e sem perrengue,  principalmente no Parque Nacional Nahuel Huapi. Outra vantagem importante é que nao é necessário aclimataçao, pois a altitude menor nao afeta o organismo.  Por esses dias foi proibida a entrada de brasileiros na Argentina, por via terrestre e aérea, mas creio q a partir de fevereiro talvez abram novamente as fronteiras.. Fora isso tem as trips pelo Brasil central, norte, nordeste.. No sudeste tem chovido muito, temporada ruim..

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2021, 16:11:26 por angelone »

atpaula

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2021, 16:39:57
Obrigado pelas dicas Ângelo.
Acho que não teria coragem de fazer uma trilha dessas sozinho.
Além dos riscos variados tem a logística de alimentação e alojamento.
Fiz duas no Nepal, com grupos.
Ansioso aqui para acabar essa praga e poder fazer uma dessas.
Mas a primeira viagem será de carro mesmo, pelo nordeste.
Abraço
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 12 de Janeiro de 2021, 01:10:54
Lindíssimas fotos e lindo lugar, agora as fotos 3 e 4 estão espetaculares, parabéns!

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2021, 18:58:57
Lindíssimas fotos e lindo lugar, agora as fotos 3 e 4 estão espetaculares, parabéns!

Legal que tenha gostado!
Obrigado, Cheferson!
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2021, 18:59:09 por angelone »

Gabriel Büll

• Colaborador(a)
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2021, 22:51:07
Parabéns pelas fotos e pela coragem de ir sozinho toda essa distância...
Uma curiosidade já foi no Everest?

angelone

• Colaborador(a)
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2021, 15:10:59
Parabéns pelas fotos e pela coragem de ir sozinho toda essa distância...
Uma curiosidade já foi no Everest?

Rapaz, nao tem coragem não, é  familiaridade relativa com o ambiente,  com navegaçao (mapas, gps..),   um pouco de confiança na condiçao física, equipamento e fé que nao vai acontecer acidente rsrs.. Mas, obviamente, prefiro ir acompanhado. A questão é que se for ficar esperando por companhia para tudo q já fiz,  não teria feito trips incríveis como essa.  Sozinho se aprende muito: o erro, mal planejamento, distraçao, etc.. causa estrago, no fisico e no ego rsrs... Se o erro for crasso poderá ser o ultimo, mas faz parte..  No caso era para ter ido com 2 amigos que desistiram um pouco antes da viagem. Outra oportunidade poderia nao aparecer tão cedo..

Everest, campo base suponho, nao fui e nem tenho pretençao de ir. Primeiro porque nao gosto de lugares muito frequentados, segundo por que é bem caro (mas se for presenteado e sem custos eu vou de boa rsrs...). Caso fosse para o Himalaia seguramente escolheria outra alternativa, mais selvagem e fora dos roteiros populares.  De qualquer forma estou bastante satisfeito com a imensa Cordilheira dos Andes, que tem montanhas e paisagens maravilhosas, relativamente próximas de nós.. Diversao para uma vida inteira, ou mais..
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2021, 15:16:11 por angelone »