O speedbooster, também chamador por "Lens Turbo" ou Redutor Focal de fato é o melhor acessório para câmeras mirrorless.
Ele funciona de maneira similar, mas inversa ao Teleconversor. No teleconverter, a lente fica mais tele (1,4x ou 2x) e perde 1 stop no 1,4x e 2 stops no 2x. No redutor focal a lente fica mais grande angular em 0,71x e ganha 1 stop de luz.
O bacana que ele é até menor do que o adaptador de lentes padrão EF/EF-M da Canon.
Peguei o modelo Viltrox EF-EFM M2.
Funciona muito bem na M50, tenho também o EF-EF-M da marca, mas que não tem a conexão USB para atualizar o Firmware. Este (o simples) é ruim pois algumas lentes ficam "piscando" a iris, já no Speedbooster eu consegui atualizar para o firmware 1.3 que segundo consta corrige este problema (na EOS M50).
O foco funciona perfeitamente já que a lente e o corpo são da mesma marca.
O maior bônus é a maior abertura da lente que se consegue.. Minhas lentes f/4 viram f2.8. O mais legal foi a EF 50mm f1.4 que se tornou uma f1.0

Também tem o fato de transformar a câmera numa mini full frame, já que reduz a distância focal, deixando a lente com praticamente o mesmo enquadramento original da lente.
Ouvia falar dos Metabones para Sony, mas sempre diziam que ele dava problema com o autofoco, acho que nas Canon este é um acessório "must have".
Parece que tem também um Speedbooster para RF, mas só funciona para gravação de vídeo 4k em que a câmera só usa o miolo do sensor... De toda forma é interessante.