Autor Tópico: Canon R5, R6 e 1D X Mk III: 20fps só em CRAW ?  (Lida 350 vezes)

Ernesto

  • Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.303
  • Ernesto Leite
Online: 06 de Fevereiro de 2021, 10:46:31
Bom dia, pessoal

Vi um vídeo do Jared Polin que me deu a entender que a R5 só faz 20fps se estiver em CRAW (que é um método de compactação destrutivo). Claro que tb deve fazer em JPG...

Mas isso é verdade ?

1. A R5 só faz 20fps em CRAW/JPG ?

2. E a R6 ?

3. Aí me surge a dúvida: Sendo a 1D X Mk III uma mula da R5 (como um colega aqui falou), ela tb só faria 20fps em CRAW/JPG ?


------


Para mim só interessa RAW e não me seria upgrade, mudar para algo que me obrigue a usar padrões de imagem de qualidade inferior.

Não estou preocupado se o CRAW entrega (ou não) qualidade próxima do RAW. E nem em quais situações o CRAW se distanciaria (ou se aproximaria) da qualidade do RAW.

----

Alguém sabe ?

Muito obrigado  :ok:

« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2021, 10:56:58 por Ernesto »
#DeFérias


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.489
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 11:02:16
1Dx III, R5 e R6 fazem 20fps RAW.
Ou até mesmo RAW+RAW pros dois cartões.

Se esse RAW dos 20fps é compressed, não sei dizer, mas com certeza não é o cRAW, pois você pode selecionar RAW ou cRAW nos 20fps. Existe essa opção.

Depois vou dar uma pesquisada para ver se o RAW tem algum tipo de compressão nos 20 fps.
Pode ser o mesmo tipo de compressão da Sony A1 que faz RAW em 30fps e 20fps, mas o RAW em 30fps é 12 bits e o RAW em 20fps é 14bits.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2021, 11:12:08 por Di Torres »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Recomendo nunca ler comentários na Internet.
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 11:34:51
Estes mesmos conceitos se aplicam (mais ou menos) a outros formatos, como o mRAW e o sRAW, presente nas outras câmeras da marca?!

Sent from my motorola one using Tapatalk

I use Debian 11 "Bullseye"on the laptop and Tapatalk on the phone <3


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.047
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2021, 11:45:12
1Dx III, R5 e R6 fazem 20fps RAW.
Ou até mesmo RAW+RAW pros dois cartões.

Se esse RAW dos 20fps é compressed, não sei dizer, mas com certeza não é o cRAW, pois você pode selecionar RAW ou cRAW nos 20fps. Existe essa opção.

Depois vou dar uma pesquisada para ver se o RAW tem algum tipo de compressão nos 20 fps.
Pode ser o mesmo tipo de compressão da Sony A1 que faz RAW em 30fps e 20fps, mas o RAW em 30fps é 12 bits e o RAW em 20fps é 14bits.

Eu acho que o raw canon sempre teve compressão lossless.
Porque os arquivos saem com tamanho diferente a depender da cena.

Já na Nikon os arquivos tem sempre o mesmo tamanho, segundo o que já li por aqui.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 563
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 15:00:40
R5, faz 20 fps.. mudando de 14 bits para 12bits... inclusive tem teste pratico no youtube sobre isso, inclusive com link para donwload das fotos em 14bits e 12bits, e sinceramente não se percebe diferença, salvo se for ficar clareando tons escuros ao extremo, onde se nota que 14bits retem muito ligeiramente, mais detalhes, não chega a 5%.

A 1DX mark  III faz de 16fps para 20fps por apenas manter espelho levantando, não muda nada os bits.
Fotógrafo e birdwatching

http://www.melettiedomiciano.com.br/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.128
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 15:21:28
R5, faz 20 fps.. mudando de 14 bits para 12bits...
Assim como a A1 precisa para atingir os 30 fps.

Tem um problema que a R5 apresenta que outros modelos também sofrem que é ter dois slots de formatos diferentes.
A R5 tem CFExpress e SD UHS-II. Para a maioria das pessoas que usam dois cartões, a configuração costuma ser de redundância, portanto, o poder de transmissão de arquivos para o cartão sempre vai ficar limitado ao cartão mais lento.
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 14 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.128
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 15:24:31
Está aqui um artigo sobre CRAW vs RAW na R5.

https://petapixel.com/2020/09/05/canon-r5-and-r6-comparing-the-file-formats-raw-craw-jpeg-and-heif/

Conclusão: "I think I may be defaulting to shooting CRAW from now on. It feels strange to write this since I have always been a proponent of shooting full RAW files. But I just can’t see any reason not to default to CRAW moving forward".

Como nunca usei, não posso opinar. Mas, uma coisa curiosa é que na Canon, o arquivo RAW tem mais ou menos o mesmo tamanho do sensor (50 MB) e o CRAW é a metade. Mais ou menos a mesma coisa acontece na Sony A1 só que o arquivo full vale o dobro do sensor e o comprimido vale o tamanho do sensor.

Aqui estão os dados retirados desse artigo:

Canon R5
RAW: 47.5MB
CRAW: 22.3MB
JPEG: 12.4MB
HEIF: 13.1MB

Canon R6
RAW: 22.5MB
CRAW: 11.1MB
JPEG: 6.5MB
HEIF: 7.3MB
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 15:25:24 por Thales Souto »
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 14 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.047
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 15:33:29
Está aqui um artigo sobre CRAW vs RAW na R5.

https://petapixel.com/2020/09/05/canon-r5-and-r6-comparing-the-file-formats-raw-craw-jpeg-and-heif/

Conclusão: "I think I may be defaulting to shooting CRAW from now on. It feels strange to write this since I have always been a proponent of shooting full RAW files. But I just can’t see any reason not to default to CRAW moving forward".

Como nunca usei, não posso opinar. Mas, uma coisa curiosa é que na Canon, o arquivo RAW tem mais ou menos o mesmo tamanho do sensor (50 MB) e o CRAW é a metade. Mais ou menos a mesma coisa acontece na Sony A1 só que o arquivo full vale o dobro do sensor e o comprimido vale o tamanho do sensor.

Aqui estão os dados retirados desse artigo:

Canon R5
RAW: 47.5MB
CRAW: 22.3MB
JPEG: 12.4MB
HEIF: 13.1MB

Canon R6
RAW: 22.5MB
CRAW: 11.1MB
JPEG: 6.5MB
HEIF: 7.3MB

É porque esse raw já tem uma compressão tipo ZIP, só para frisar, sem perdas.

Talvez na Sony seja o arquivo sem compressão nenhuma.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.160
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 15:40:17
É porque esse raw já tem uma compressão tipo ZIP, só para frisar, sem perdas.

Talvez na Sony seja o arquivo sem compressão nenhuma.

:ponder:
Canon CRAW não era o modo que usa algoritmos de compressão com perdas (lossy)?

O que inclusive esse artigo cita:
https://petapixel.com/2020/09/05/canon-r5-and-r6-comparing-the-file-formats-raw-craw-jpeg-and-heif/
Citar

But when comparing the RAW files of the Canon R5 and Canon R6 to the new CRAW (Compact RAW) files [which use a lossy compression algorithm],
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 15:41:34 por André Sena »
André Sena
@sena_andre


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.128
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 16:12:12
É porque esse raw já tem uma compressão tipo ZIP, só para frisar, sem perdas.

Talvez na Sony seja o arquivo sem compressão nenhuma.
Pode ser mas por que Sony e Nikon não fazem? Estranho né!? Será que é tecnologia patenteada da Canon?
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 14 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


YP

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.905
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 17:13:52
Essas câmeras estão virando uma filmadora até no modo fotografia.

Logo vão querer 120fps em Raw sem compressão.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.160
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 17:21:35
Pode ser mas por que Sony e Nikon não fazem? Estranho né!? Será que é tecnologia patenteada da Canon?

Quase com certeza, não tem nada a ver com tecnologia patenteada, apenas mentalidade de cada empresa.

A Nikon por exemplo é a mais flexível em opções nesse aspecto, mas apenas nos modelos high-end. A imagem abaixo é na Z6 mas é similar em modelos DSLR.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2021, 17:31:13 por André Sena »
André Sena
@sena_andre


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.047
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 18:03:04
:ponder:
Canon CRAW não era o modo que usa algoritmos de compressão com perdas (lossy)?

O que inclusive esse artigo cita:
https://petapixel.com/2020/09/05/canon-r5-and-r6-comparing-the-file-formats-raw-craw-jpeg-and-heif/

Sim.

Craw = lossy = com perdas.

Raw canon comum = lossless = sem perda.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.047
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 18:03:43
Pode ser mas por que Sony e Nikon não fazem? Estranho né!? Será que é tecnologia patenteada da Canon?

Com certeza tem uma penalidade no processamento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.047
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2021, 18:06:15
Most of Canon’s entry-level cameras shoot in 12-bit lossless compressed RAW, whereas most of the higher-end models will shoot in 14-bit lossless compressed RAW.

https://photographylife.com/compressed-vs-uncompressed-vs-lossless-compressed-raw/amp#canon-raw-file-options
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs