Autor Tópico: O bom filho, à casa torna... o mau também ! Canon R6  (Lida 4256 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Online: 18 de Fevereiro de 2021, 16:29:59
Após anos pensando....

Quem me acompanha sabe que tive a R logo que saiu mas, me desfiz pq ela era lenta em fps...

Depois fiquei indeciso entre Sony e Canon por 2 anos e, sério, ainda não tenho opinião formada sobre a Sony mas a R6 me convenceu de que ela pode ser uma substituta à altura da clássica e imortal 7D Mk II  :worship: :worship:

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2021, 16:36:24 por Ernesto »
#DeFérias

YP

• Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 17:11:23
Excelente câmera!

Faça bom uso, e não venda em uma semana rsrs

C. Ferrari

• Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 17:40:28
Essa não tem erro!
É o que compete direto com a A7III.

Tenho pensado no futuro em migrar   :assobi: :D

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 17:57:34
 :clap: :clap: :clap:

Quando puder, posta fotos com ela!

fernandoomi

• Conhecendo
  • *
  • Engenheiro Mecânico que acha legal fotografia.
    • IG
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 19:47:30
Por acaso pegou com o Lucas Lapa?
@NANDOBELMONTE

6D, M50, Viltrox Speedbooster EFM-M2; 10-18, 17-40 f4L, 24-105 f4L, 28-135, 70-200 f4L, 50mm f1.4, Tamron 90mm f2.8 Macro, YN35 f2, A6000 PZ16-50

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 20:08:59
Essa não tem erro!
É o que compete direto com a A7III.

Tenho pensado no futuro em migrar   :assobi: :D

Até onde sei o foco da A7III é bem mais legal. Eu só não peguei a Sony A7III por causa dos esportes de ginástica, esportes de luta, pelas brigas de futebol e brigas em manifestações de rua. O tempo de limpeza do buffer da A7III é 50s (A A7III aguenta 16s a 10fps e e toma 50s para limpar). Sem querer entrar em discussões se é necessário ou não, há momentos que eu prefiro disparar feito louco. Para mim, o tempo que ela aguenta a 10fps e o tempo de limpeza do buffer, valem mais que o número de fps. Eu por ex, não preciso de 20fps mas, a R6 aguenta 1000 fotos (talvez mais) a 20fps (se for C-RAW ou JPG)

Mas acho que a A7III é bem mais legal no AF porque:

A Canon tem ótimo AF mas, tem aquele bug com linhas horizontais (eu já coloquei video aqui e testei agora há pouco). Ex.: Na parte superior do batente uma porta, por exemplo, ela não foca nem a pau. Precisa girar uns 30 graus e tem que ficar esperto com isso durante um jogo, por exemplo. Mas se tiver linhas a 30 graus ?  :doh:  :hysterical: aí se alinha de novo a zero graus...  :D  :doh: É preocupante... preciso ver se me adaptarei..Não sei se outras ML tem isso.

Enfim, se alguém não quer o buffer monstruoso da R6 (1000 fotos), a A9, A9 II e A1 podem ser interessantes. (Lembrando que A7S III tem buffer de 1000 fotos mas ela é 12Mpix)

É tudo questão de ponderar... as câmeras tem diferenciais curiosos neste momento...

Ps.: tem uma lista de lentes EF que são incompatíveis com 12fps (mechanic) e é claro que a minha 70-200 2.8 é incompatível, né ? 
:doh:
Não faz 12fps (em mechanic) mas faz 20fps (em electronic)... Vai entender a Canon... enfim, no futuro terei que trocar

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2021, 20:24:30 por Ernesto »
#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 20:26:13
Excelente câmera!

Faça bom uso, e não venda em uma semana rsrs

:D Vou tentar !! É legalzinha... tá me aguentando bem.   :D
#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 20:29:00
Por acaso pegou com o Lucas Lapa?

Oi, não peguei não.

Eu peguei direto na Canon Brasil  :ok:
#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 20:29:45
:clap: :clap: :clap:

Quando puder, posta fotos com ela!

Pois é... nessa pandemia eu tô pensando o que eu fotografo com ela...
#DeFérias

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 20:45:35
Até onde sei o foco da A7III é bem mais legal. Eu só não peguei a Sony A7III por causa dos esportes de ginástica, esportes de luta, pelas brigas de futebol e brigas em manifestações de rua. O tempo de limpeza do buffer da A7III é 50s (A A7III aguenta 16s a 10fps e e toma 50s para limpar). Sem querer entrar em discussões se é necessário ou não, há momentos que eu prefiro disparar feito louco. Para mim, o tempo que ela aguenta a 10fps e o tempo de limpeza do buffer, valem mais que o número de fps. Eu por ex, não preciso de 20fps mas, a R6 aguenta 1000 fotos (talvez mais) a 20fps (se for C-RAW ou JPG)

Mas acho que a A7III é bem mais legal no AF porque:

A Canon tem ótimo AF mas, tem aquele bug com linhas horizontais (eu já coloquei video aqui e testei agora há pouco). Ex.: Na parte superior do batente uma porta, por exemplo, ela não foca nem a pau. Precisa girar uns 30 graus e tem que ficar esperto com isso durante um jogo, por exemplo. Mas se tiver linhas a 30 graus ?  :doh:  :hysterical: aí se alinha de novo a zero graus...  :D  :doh: É preocupante... preciso ver se me adaptarei..Não sei se outras ML tem isso.

Enfim, se alguém não quer o buffer monstruoso da R6 (1000 fotos), a A9, A9 II e A1 podem ser interessantes. (Lembrando que A7S III tem buffer de 1000 fotos mas ela é 12Mpix)

É tudo questão de ponderar... as câmeras tem diferenciais curiosos neste momento...

Ps.: tem uma lista de lentes EF que são incompatíveis com 12fps (mechanic) e é claro que a minha 70-200 2.8 é incompatível, né ? 
:doh:
Não faz 12fps (em mechanic) mas faz 20fps (em electronic)... Vai entender a Canon... enfim, no futuro terei que trocar

Ah, vale dizer que a capacidade de focar no escuro da R6 é impressionante.

Eu não tive acesso a outras MLs lançadas de 2019 para cá. Sei que tudo está evoluindo rápido mas, para quem só usou modelos até 2018, essa R6 é incrível mesmo, foca em baixa luz parecendo DSLR

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2021, 20:51:23 por Ernesto »
#DeFérias

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 20:48:35
Poxa Ernesto, parabéns hein, essa câmera ainda está nos meus planos. Só de pensar que é o mesmo sensor e processador da 1Dx Mark 3, já dá pra ter noção. Aliás, acho que já disse aqui que , eu acho a R6 um custo benefício melhor que a R5, pro meu uso 45 Megapixels são um verdadeiro exagero, então a R6 seria minha escolha lógica em ir pro Mirrorless Fullframe.

Se divirta bastante. O bom dela é usar o adaptador EF , assim as lentes funcionam praticamente de forma perfeita, além das novas lentes RF.

Essa semana voltou a pintar jobs bem em parceria. Claro que para esportes de rua, ensaios ainda não voltou totalmente, pois precisamos tomar os devidos cuidados (foto de gastronomia, tirei os calçados , equipamento higienizado, máscara, álcool gel e vamos bora fazer dinheiro com fotografia) , mas assim sendo bem sincero, ainda vai uns meses para que uma multidão seja vacinada e os eventos como esportes, casamentos, etc, voltem a normalidade.

Tenta "passarinhar" com ela pra ver se a tecnologia de foco em aves funciona bem rsrsrs

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 20:50:27
Ah, vale dizer que a capacidade de focar no escuro da R6 é impressionante.

Eu não tive acesso a outras MLs lançadas de 2019 para cá. Sei que tudo está evoluindo rápido mas, para quem só usou modelos até 2018, essa R6 é incrível mesmo, foca em baixa luz parecendo DSLR

Os poucos testes que fiz já com a R, o foco em baixa luz era impressionante mesmo. Até acho que esse foi um aspecto que a Nikon pecou no Z. Não vou entrar nos detalhes, mas existem pequenas detalhes que fazem diferença nas câmeras .

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 20:53:38
Poxa Ernesto, parabéns hein, essa câmera ainda está nos meus planos. Só de pensar que é o mesmo sensor e processador da 1Dx Mark 3, já dá pra ter noção. Aliás, acho que já disse aqui que , eu acho a R6 um custo benefício melhor que a R5, pro meu uso 45 Megapixels são um verdadeiro exagero, então a R6 seria minha escolha lógica em ir pro Mirrorless Fullframe.

Se divirta bastante. O bom dela é usar o adaptador EF , assim as lentes funcionam praticamente de forma perfeita, além das novas lentes RF.

Essa semana voltou a pintar jobs bem em parceria. Claro que para esportes de rua, ensaios ainda não voltou totalmente, pois precisamos tomar os devidos cuidados (foto de gastronomia, tirei os calçados , equipamento higienizado, máscara, álcool gel e vamos bora fazer dinheiro com fotografia) , mas assim sendo bem sincero, ainda vai uns meses para que uma multidão seja vacinada e os eventos como esportes, casamentos, etc, voltem a normalidade.

Tenta "passarinhar" com ela pra ver se a tecnologia de foco em aves funciona bem rsrsrs

Eu peguei a R6 por causa do baixo ruído em ISO acima de 800 (para esportes). Se fosse para usar sempre com flash ou iso 100, a R5 seria legal mas sem flash e com ISO acima de 800, a R6 se destaca, sem dúvida :ok:

---

A performance dela é de 1D X Mk 3 mesmo. Preciso achar um checklist para saber se há algo que a 1D X Mk 3 faz que ela não faça...
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2021, 20:54:15 por Ernesto »
#DeFérias

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 21:03:18
Oi, não peguei não.

Eu peguei direto na Canon Brasil  :ok:

Viva quem tem moral  :clap:

Pra mim não aparece nenhuma ML no site, nem efm.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2021, 21:48:02
Eu peguei a R6 por causa do baixo ruído em ISO acima de 800 (para esportes). Se fosse para usar sempre com flash ou iso 100, a R5 seria legal mas sem flash e com ISO acima de 800, a R6 se destaca, sem dúvida :ok:

---

A performance dela é de 1D X Mk 3 mesmo. Preciso achar um checklist para saber se há algo que a 1D X Mk 3 faz que ela não faça...

Com certeza, bem , mas uma R6 com certeza, dá pra usar ISO 12.800 com nível mínimo de ruído. Eu raramente passo de ISO 3200 na maioria das vezes pro meu workflow profissional e/ou pessoal. Mas é aquilo, a R6 por ter menos megapixels, com certeza tem uma performance em ISO mais alto melhor que a R5, é uma questão até lógica mesmo.