Autor Tópico: Venda de equipamento com defeito  (Lida 526 vezes)

gv_Phots

• Trade Count: (0)
  • Novato(a)
Online: 12 de Maio de 2021, 21:58:24
Boa noite pessoal, sou novo no blog mas nem tanto no mundo da fotografia, sempre acompanhei o fórum mas só agora tomei coragem em participar... Enfim vamos a dúvida!
Um tempo atrás tive o desprazer de esquecer minha câmera ligada e deixei assim até me tocar uma ou duas semanas depois do ocorrido... Como já devem saber o que vem a seguir, a placa principal da minha câmera queimou e está saindo pouco mais de mil reais para o conserto.
Tenho duas opções:
1- Vender ela como peças para reposição e comprar uma nova.
2- Fazer a manutenção na autorizada.

Ela é uma Canon T6 e usava bastante para faze eventos.

Desde já agradeço a resposta de todos!  :)

Mike Castro

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2021, 09:37:06
Penso eu que não vai conseguir vendê-la por um preço bom, pra tirar peça. Ainda que venda, será por quanto? Uns 300 contos? Talvez nem isso. Somando esses trezentão aos mil do conserto, você consegue comprar outra T6 semelhante à sua?

Se a câmera estiver com pouco uso, zeradinha, melhor arrumar, porque você em tese já a conhece, sabe se caiu, tomou chuva, etc. Mas, se já estiver perto dos 120~150k cliques, aí compensa juntar uma graninha e aproveitar o pepino pra dar um upzinho de câmera.

Infelizmente é uma decisão meio que pessoal, porque a galera não sabe como estão as coisas pra você, entende? Não leve a mal.

Eu tinha uma 60d que travou obturador com quase 300k cliques, mandei arrumar, porque pra mim compensava naquele momento, era minha principal. Hoje, com as 80d e a 60 como reserva, se ela travasse, eu deixaria como recordação ou venderia por mixaria pra tirar peça.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2021, 09:45:36
Não vale o conserto não.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

pablo.ebani

• Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2021, 11:04:11
Por isso que sempre ativo o desligar automático em 30 minutos  :assobi:

Enfim, tbm tenho uma 5Dc com a placa queimada, não vale a pena nem vender, nem arrumar. Felizmente eu já estava com planos de trocar ai peguei uma 5DII e ela ficou enfeitando a sala.
Fuji X-T2 - Fuji X-E2
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
FL 55mm f/1.2 - Meike 28mm f/2.8
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia

amador47sc

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2021, 18:05:05
buenas,
estou enferrujado aqui.

Li duas vezes o post do autor e juro que não consegui entender.
Pessoalmente NUNCA desligo a câmera. ela se auto desliga sozinha (não ?)
e mesmo que não se desligue, uma hora a bateria acaba.
Certeza que o motivo da queima foi esse?

enfim, nunca tive problemas com isso.. .talvez pura sorte.

gv_Phots

• Novato(a)
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2021, 19:43:27
Penso eu que não vai conseguir vendê-la por um preço bom, pra tirar peça. Ainda que venda, será por quanto? Uns 300 contos? Talvez nem isso. Somando esses trezentão aos mil do conserto, você consegue comprar outra T6 semelhante à sua?

Se a câmera estiver com pouco uso, zeradinha, melhor arrumar, porque você em tese já a conhece, sabe se caiu, tomou chuva, etc. Mas, se já estiver perto dos 120~150k cliques, aí compensa juntar uma graninha e aproveitar o pepino pra dar um upzinho de câmera.

Infelizmente é uma decisão meio que pessoal, porque a galera não sabe como estão as coisas pra você, entende? Não leve a mal.

Eu tinha uma 60d que travou obturador com quase 300k cliques, mandei arrumar, porque pra mim compensava naquele momento, era minha principal. Hoje, com as 80d e a 60 como reserva, se ela travasse, eu deixaria como recordação ou venderia por mixaria pra tirar peça.

Mike acho que é até uma boa mandar de volta ao concerto, mas acho que vou optar pela compra de um novo equipamento que pelo preço do conserto consigo encontrar uma um pouco melhor mesmo usada. Era mais um dúvida existencial que eu tinha comigo mesmo.

A câmera tinha uns dois anos de uso e deveria estar lá pelos seus 90k de cliques, pois foi minha primeira câmera para entrar na fotografia.

Se puder tirar só uma outra dúvida que eu tenho, sobre troca de obturador, achei uma 5D Mark II por um preço razoável até no ML. O que pega mesmo é o número de cliques, valeria uma troca?

gv_Phots

• Novato(a)
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2021, 19:50:58
buenas,
estou enferrujado aqui.

Realmente eu não entendo como isso aconteceu e também não tive coragem de abrir a câmera para ter certeza, além disso levei em mais duas autorizadas de São Paulo e me disseram a mesma coisa que a primeira.

gv_Phots

• Novato(a)
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2021, 19:52:04
Por isso que sempre ativo o desligar automático em 30 minutos  :assobi:

Enfim, tbm tenho uma 5Dc com a placa queimada, não vale a pena nem vender, nem arrumar. Felizmente eu já estava com planos de trocar ai peguei uma 5DII e ela ficou enfeitando a sala.

Caso não consiga vender coloco como enfeite na estante do meu escritório.

gv_Phots

• Novato(a)
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2021, 19:53:39
Não vale o conserto não.

Se não fosse uma de entrada até faria o concerto, mas entre uma outra de entrada e uma melhor usada opto pela usada.

Mike Castro

• Colaborador(a)
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2021, 20:44:32
Mike acho que é até uma boa mandar de volta ao concerto, mas acho que vou optar pela compra de um novo equipamento que pelo preço do conserto consigo encontrar uma um pouco melhor mesmo usada. Era mais um dúvida existencial que eu tinha comigo mesmo.

A câmera tinha uns dois anos de uso e deveria estar lá pelos seus 90k de cliques, pois foi minha primeira câmera para entrar na fotografia.

Se puder tirar só uma outra dúvida que eu tenho, sobre troca de obturador, achei uma 5D Mark II por um preço razoável até no ML. O que pega mesmo é o número de cliques, valeria uma troca?

Então, agora que vc colocou o tempo de uso e a vida útil, tbm acho que não vale a pena mexer...
Com o dindin do conserto e mais um pouco vc compra uma, mesmo que do mesmo modelo, só que menos usada.

Deixa essa na estante, rsrsrs.

Sobre comprar uma câmera bastante cliques, vou usar uma analogia tosca, mas válida: Imagine que a correia dentada do seu carro quebre com 150k km. (Seria o equivalente ao obturador da sua maquina com 150k cliques)
Você manda retificar o cabeçote, fica zero bala. Compressão lá em cima, tudo ótimo!

Só que o resto do carro ainda tem 150k km. Então a suspensão vai começar a sentir, o freio, câmbio... Isso seria a parte eletronica, botôes, contatos de flash, por exemplo... Essas partes não serão revisadas com a troca do obturador, então, daqui um tempo, pode zicar de novo...

Bom, é isso.

Mike Castro

• Colaborador(a)
Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2021, 20:46:10
buenas,
estou enferrujado aqui.

Vira e mexe eu esqueço minhas máquinas ligadas também, achei esquisito.

Acho que o defeito pode não estar relacionado a esse fato. FOi uma zica aleatória.

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2021, 23:01:23
Eu francamente falando acho que ela não vale nem 300 conto. Se vc tiver ela com a lente do kit, talvez vale a pena vender a lente + a câmera para peças de reposição por uns 400 reais.

De toda forma, não mandaria para conserto, acho que não compensa. Esses dias vi uma T6 a venda com 35.000 cliques por 1.200 reais com a lente do kit. Só pra arrumar sairia 1.000 é quase o preço de uma usada em bom estado, não acho que compense arrumar.

adrianojsmoreira

• Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2021, 18:00:52
Vira e mexe eu esqueço minhas máquinas ligadas também, achei esquisito.

Acho que o defeito pode não estar relacionado a esse fato. Foi uma zica aleatória.

Eu ia perguntar a mesma coisa pois também fiquei em dúvida sobre esse ser o motivo do problema. Mesmo que a função de desligar após ficar inativa por "x" minutos, uma hora a bateria iria acabar. Nunca li nada sobre acontecer algo assim caso esqueça ligada.

@adrianofotopro
www.adrianomoreira.com

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2021, 23:32:36
Eu ia perguntar a mesma coisa pois também fiquei em dúvida sobre esse ser o motivo do problema. Mesmo que a função de desligar após ficar inativa por "x" minutos, uma hora a bateria iria acabar. Nunca li nada sobre acontecer algo assim caso esqueça ligada.

Até onde eu saiba a bateria tem um modo que desliga a câmera ou fica em modo econômico de energia; as DSLR que já tive todas eram assim. Acredito que foi mais uma zica mesmo. É raríssimo uma placa de uma câmera queimar porque deixou ligada; a não ser que seja uma bateria falsificada e de péssima qualidade.