Autor Tópico: DÚVIDAS COM RELAÇÃO À AQUISIÇÃO DA MINHA 1ª CÂMERA (CANON SL2 POR R$ 2.000,00?)  (Lida 2027 vezes)

vmaurell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Boa noite pessoal!
Desde muito novo sou apaixonado pelo universo da fotografia. Esse ano decidi adentrar de vez nesse mundo e adquirir a minha primeira câmera.

Li muito sobre o assunto, cheguei a adquirir um kit com uma T3I + 18-55mm + 50mm (cuja venda foi cancelada pelo vendedor) e agora sigo na luta.

Pelo pouco que sei, decidi focalizar minhas energias em busca dos seguintes modelos: T3I, T4I, T5I, T6I, 60D ou SL2. Após longa pesquisa, verifiquei que os preços de qualquer uma delas não baixam de R$ 1500,00.

Me corrijam se eu estiver errado, mas acredito que desses as melhores são a 60D e a SL2. Decidi pesquisar pela CANON SL2 no Mercado Livre e me deparei com diversos anúncios por R$ 2.000,00. E o melhor de tudo (ou o pior): um desses anúncios possui 420 avaliações e 5 estrelas. O anúncio é de Belém, pensei na possibilidade de ter sido importada, mas quando a esmola é demais o santo desconfia.  :assobi:

Logo, minha dúvida é a seguinte: existem "falsificações" ou algum outro tipo de trapaça nesse universo das câmeras fotográficas ou dá para comprar sem medo?

Segue link do anúncio: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1897605954-cmera-canon-sl2-18-55mm-is-stm-32gb-sdhc-r1000-a-vista-_JM?searchVariation=86054306520#searchVariation=86054306520&position=2&search_layout=grid&type=item&tracking_id=cfcc34a9-2bb4-4800-ab20-ffff49d77c75


Desde já, muito obrigado!!!


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Isso é golpe.
As avaliações e as 5 estrelas são para o produto, não para o anúncio.
Tome cuidado pra não confundir essas coisas.

Nas informações do vendedor você encontra a seguinte informação:
"Este vendedor ainda não tem vendas suficientes para ter a reputação calculada"
A reputação é calculada com 10 vendas, ou seja, esse vendedor não tem nem 10 vendas concluídas na plataforma.
E entrando no perfil dele podemos ver que ele não tem nenhuma avaliação.

Outro ponto que entrega o golpe é a resposta que ele deu para uma pergunta:
"Olá boa tarde,Entre em contato conosco em uma de nossas central atendimento (número de telefone) Informe seu aparelho desejado e obtenha seu boleto bancário para efetuar o pagamento a vista ou para ter mais informações sobre o produto também..!"

NUNCA FAÇA NENHUM PAGAMENTO FORA DA PLATAFORMA MERCADO LIVRE.
Essa é a principal tática de golpistas, eles pedem pra você entrar em contato fora da plataforma para concluir a compra, NUNCA FAÇA ISSO.
Assim você perde toda a segurança da plataforma.

O que provavelmente vai acontecer caso você realize a compra nesse anúncio é que o vendedor vai te pedir pra fazer algum tipo de pagamento por fora da plataforma. Talvez ele vai te pedir para pagar o frete ou uma taxa extra por fora da plataforma, e se você fizer isso ele vai cancelar o pedido, você vai recuperar o dinhero que pagou na plataforma, mas vai perder o dinheiro que passou por fora.

Outra tática seria a de te convencer de avaliar a compra antes de você receber o produto.
Ele pode te dar uma desculpa para você concluir o pedido com uma avaliação antes de você receber ele.
Assim que você avalia o produto, a plataforma entrega o dinheiro para o vendedor e você perderá esse dinheiro, pois concluiu o pedido e o golpista não vai te enviar a mercadoria.

CUIDADO TAMBÉM COM O MERCADO PAGO.
Muitos golpistas usam o Mercado Pago como forma de camuflar essas estratégias.
Como o Mercado Pago é do Mercado Livre, eles falam que o pagamento por lá também é seguro, MAS NÃO É.
Se ele te pedir para transferir algum valor pelo Mercado Pago, você não terá nenhuma segurança também.

Resumindo, sempre faça tudo pelo próprio Mercado Livre.
Não aceite pagar valores extras por fora.
Não avalie o pedido antes de você recebê-lo.

PS: Nesse anúncio não está assim, mas anúncios em que a única opção de frete é "frete a combinar com o vendedor" geralmente é o golpe do pagamento de taxa por fora.
Só é plausível um anúncio honesto oferecer apenas essa opção de frete quando o produto em questão for muito grande/pesado e não se encaixar nas regras de envio do Mercado Livre, como geladeiras, fogões, etc. Nesses casos, só compre se o vendedor for da sua cidade e você puder retirar pessoalmente.
« Última modificação: 28 de Maio de 2021, 19:51:22 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Sobre falsificação de câmeras e lentes específicas das grandes marcas, não existe.
O que se encontra muito é falsificação de baterias e cartões de memória.
Baterias e cartões de memória só se deve comprar nos sites dos fabricantes.

Câmeras e lentes é tranquilo comprar por fora, o máximo que pode acontecer é você comprar como produto novo e receber um usado/remanufaturado.
« Última modificação: 28 de Maio de 2021, 19:57:30 por Di Torres »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Esse anúncio é um golpe claro e óbvio.


vmaurell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Isso é golpe.
As avaliações e as 5 estrelas são para o produto, não para o anúncio.
Tome cuidado pra não confundir essas coisas.

Nas informações do vendedor você encontra a seguinte informação:
"Este vendedor ainda não tem vendas suficientes para ter a reputação calculada"
A reputação é calculada com 10 vendas, ou seja, esse vendedor não tem nem 10 vendas concluídas na plataforma.
E entrando no perfil dele podemos ver que ele não tem nenhuma avaliação.

Outro ponto que entrega o golpe é a resposta que ele deu para uma pergunta:
"Olá boa tarde,Entre em contato conosco em uma de nossas central atendimento (número de telefone) Informe seu aparelho desejado e obtenha seu boleto bancário para efetuar o pagamento a vista ou para ter mais informações sobre o produto também..!"

NUNCA FAÇA NENHUM PAGAMENTO FORA DA PLATAFORMA MERCADO LIVRE.
Essa é a principal tática de golpistas, eles pedem pra você entrar em contato fora da plataforma para concluir a compra, NUNCA FAÇA ISSO.
Assim você perde toda a segurança da plataforma.

O que provavelmente vai acontecer caso você realize a compra nesse anúncio é que o vendedor vai te pedir pra fazer algum tipo de pagamento por fora da plataforma. Talvez ele vai te pedir para pagar o frete ou uma taxa extra por fora da plataforma, e se você fizer isso ele vai cancelar o pedido, você vai recuperar o dinhero que pagou na plataforma, mas vai perder o dinheiro que passou por fora.

Outra tática seria a de te convencer de avaliar a compra antes de você receber o produto.
Ele pode te dar uma desculpa para você concluir o pedido com uma avaliação antes de você receber ele.
Assim que você avalia o produto, a plataforma entrega o dinheiro para o vendedor e você perderá esse dinheiro, pois concluiu o pedido e o golpista não vai te enviar a mercadoria.

CUIDADO TAMBÉM COM O MERCADO PAGO.
Muitos golpistas usam o Mercado Pago como forma de camuflar essas estratégias.
Como o Mercado Pago é do Mercado Livre, eles falam que o pagamento por lá também é seguro, MAS NÃO É.
Se ele te pedir para transferir algum valor pelo Mercado Pago, você não terá nenhuma segurança também.

Resumindo, sempre faça tudo pelo próprio Mercado Livre.
Não aceite pagar valores extras por fora.
Não avalie o pedido antes de você recebê-lo.

PS: Nesse anúncio não está assim, mas anúncios em que a única opção de frete é "frete a combinar com o vendedor" geralmente é o golpe do pagamento de taxa por fora.
Só é plausível um anúncio honesto oferecer apenas essa opção de frete quando o produto em questão for muito grande/pesado e não se encaixar nas regras de envio do Mercado Livre, como geladeiras, fogões, etc. Nesses casos, só compre se o vendedor for da sua cidade e você puder retirar pessoalmente.

Eu fiquei bem desconfiado, já quase cai em um golpe bem semelhante na compra de uma bicicleta, mas quando pediu o pagamento por fora eu dei pra trás... Acontece que eu tô tão ansioso e entusiasmado pra comprar o equipamento logo  que cheguei a pensar que talvez pudesse não ser (o emocional balança).

Obrigado Di Torres, não vou comprar. Vou aguardar surgirem alguns anúncios mais interessantes na OLX ou Facebook, de modo que possa buscar pessoalmente.

Sobre as câmeras, eu quero uma da linha "I" porque a tela retrátil seria bem útil para minha esposa, existem muitas diferenças entre T3I, T4I, T5I e T6I ou é somente a tela com touch-screen? As T3I são MUITO mais baratas que as demais (talvez pelo número de cliques elevado).

Valeu pela resposta e pelo suporte!!

Abraço!!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Sobre as câmeras, eu quero uma da linha "I" porque a tela retrátil seria bem útil para minha esposa, existem muitas diferenças entre T3I, T4I, T5I e T6I ou é somente a tela com touch-screen?

SL2 é uma boa pra começar, dá uma olhada nas vantagens em relação as t3i/t4i/t5i: https://www.imaging-resource.com/cameras/canon/t3i/vs/canon/sl2/

Já vem com um sensor mais recente de 24mp, wifi, nfc, touch screen etc. Evite versões capadas como as T* e T100.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Cara pesquise com calma no OLX sempre acha SL2 por 1.900 a 2.200 reais em bom estado. Essa do Mercadolivre tb achei estranho, aparecem uns 100 anúncios iguais, não sei como o Mercadolivre não fez bloqueio dessa porcaria ainda .

Sobre a SL2, pode ir nela, é uma câmera pequena no tamanho e gigante na capacidade. Ela é um grande passo em relação as Rebels como T3i, T5, etc. Cãmera muito competente pra lazer e pra trabalhos (era minha segunda câmera). Coloco como pontos positivos:
-> LCD articulado;
-> Dual Pixel (acho que é a camera mais barata que tem Dual Pixel);
-> Entrada pra microfone;
-> Mesmo sensor da 80D de 24Megapixels , num corpo minúsculo;
-> Desempenho em ISO alto dá banho nas Rebels como T3i, T5, T6, eu ia com ela tranquilamente até 3200, sabendo fotometria adequadamente fiz muitas fotos com ISO 6400 e perfeitamente usáveis;
-> Melhor alcance dinâmico em relação a outras Rebels (apesar que nunca liguei pra isso, pois se vc souber fotometria correta, raramente precisará disso)

Contras:
-> A entrada para o microfone poderia ser do lado contrário do LCD touch, não gostei disso;
-> 9 pontos de foco no visor ótico;
-> Dependendo do tamanho das suas mãos, pode ser uma câmera pequena. Pra quem tem mãos pequenas tudo bem.

Poder ir nela , é um ótimo investimento pra aprender fotografia.


vmaurell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
No momento eu não tenho muito capital para investir, pretendo começar em uma bem básica para ir "inteirando" valor e adquirindo equipamentos mais modernos ao logo do tempo.

Encontrei um kit a venda na minha cidade com baixo valor e que me chamou atenção:

TI3 com 5.082 cliques (com todos os acessórios inclusos, inclusive a lente 18-55mm) por R$ 1350,00. Além disso, o vendedor me ofereceu, no valor de R$ 400,00, uma lente YAHSICA AF Mount 50MM F1.8.

Sobre essa lente YAHSICA, será que possui qualidade semelhante as das lentes Canon? Vale os R$ 400,00 investidos?

Obrigado!!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
T3i vale mil reais, não pague mais que isso.

Sobre a lente eu nem vou comentar né, as lentes Canon são tão baratas e você vem com história de Yashica, por favor né


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Pois é, 400,00 compra a 50mm canon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
T3i vale mil reais, não pague mais que isso.

Sobre a lente eu nem vou comentar né, as lentes Canon são tão baratas e você vem com história de Yashica, por favor né

T3i não valia mais que mil reais... mas no mercado de hoje tá dificil de achar...o real não vale mais nada as câmeras usadas dispararam de valor.
« Última modificação: 29 de Maio de 2021, 11:26:00 por LeandroR »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Sinceramente eu prefiro comprar câmera usada no ML (precisa garimpar bem, pois os preços estão absurdos), pois assim eu tenho 7 dias pra testar bem a câmera. Pois é impossível você testar o suficiente comprando pessoalmente, é muito fácil pegar uma câmera com defeito oculto, pode ser um autofoco impreciso, uma saída hdmi/audio/usb queimada, dead pixels (o pior defeito), eu mesmo já vendi pessoalmente uma câmera com toda a parte de audio sem funcionar e o comprador não percebeu (mas ele não iria usar pra filmagem mesmo).

Na OLX também da pra comprar de outros estados pelo OlxPay agora, mas eles não aceitam devolução por arrependimento, só se o produto tiver defeito e precisa reclamar em 24hs, então não é bom para o comprador, mas para o vendedor é ótimo.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
No momento eu não tenho muito capital para investir, pretendo começar em uma bem básica para ir "inteirando" valor e adquirindo equipamentos mais modernos ao logo do tempo.

Encontrei um kit a venda na minha cidade com baixo valor e que me chamou atenção:

TI3 com 5.082 cliques (com todos os acessórios inclusos, inclusive a lente 18-55mm) por R$ 1350,00. Além disso, o vendedor me ofereceu, no valor de R$ 400,00, uma lente YAHSICA AF Mount 50MM F1.8.

Sobre essa lente YAHSICA, será que possui qualidade semelhante as das lentes Canon? Vale os R$ 400,00 investidos?

Obrigado!!
Rapaz a Yashica produziu lentes vintage para diversos sistemas. Essa 50MM é Autofoco? Eu desconhecia que existia. A maior leva de 50MM Yashica você pode usar na Canon com adaptador, mas são lentes de foco e abertura 100% manuais. Existe um tópico aqui no fórum com mais de 400 páginas pra você se divertir sobre o assunto. A Yashica lançou lentes para M42 e seu encaixe de câmera CY (Contax Yashica) . É bem fácil adaptar ambos em câmeras DSLR cropadas da Canon como a T3i.

No entanto, eu vi essa semana no facebook gente vendendo a 50MM 1.8 STM por 500 reais. Penso que é muito melhor. 400 reais numa 50MM antiga tá caro pro meu gosto, só pagaria se fosse uma Takumar 50MM 1.4, por exemplo, mas dai é outro nível de lente.


vmaurell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Após ler as orientações acabei desistindo do negócio...
Sobre a lente, realmente, depois me dei conta que seria uma furada... Vale muito mais investir R$ 300,00 a mais para adquirir uma lente Canon.

Continuo garimpando Facebook, OLX e ML, porém, anda bem difícil.. Preciso de um equipamento com a tela retrátil, uma vez que eu vou utilizar como hobbie (ao menos por enquanto) e minha esposa utilizará profissionalmente (gravando vídeos e aulas).

Já que as SL2 estão praticamente indisponíveis no mercado, tenho focalizado minhas atenções nas 60D. Encontrei dois kits completos dela: o primeiro com 45K de cliques por R$ 1800,00 (Facebook) e o segundo com 21K de cliques e lente com fungos por R$ 1700,00 (Mercado Livre).

Logo, tô basicamente entre as seguintes opções:

1. Kit completo da T3I c/ 6K de cliques por R$ 1.400,00 (Facebook)
2. Kit completo da 60D c/ 45K de cliques por R$ 1.800,00 (Facebook)
3. Kit completo da 60D c/ 21K de cliques por R$ 1.700,00 (Lente com fungo - Mercado Livre)

Será que compensa pagar a diferença para comprar uma 60D? Ela é tão superior assim às da linha TXi?


*Tá simplesmente impossível encontrar câmeras por menos de R$ 1200,00. Por menos de R$ 1.000,00 só aquelas "Cybershot" e olhe lá.
« Última modificação: 30 de Maio de 2021, 12:04:44 por vmaurell »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Sinceramente? Pro seu objetivo esse orçamento não vai te oferecer uma boa opção.
Sua esposa vai ter você ou outra pessoa operando a câmera?
Se não, um requesito mínimo pro objetivo dela seria ter uma câmera com Dual Pixel AF, que é um autofoco decente pra vídeo.
Câmeras sem isso precisam usar foco manual pra vídeo, e é um saco trabalhar dessa forma sem alguém pra operar a câmera.

As mais baratas que você pode encontrar com Dual Pixel AF são as 70D e as SL2.
Na série txi a primeira que começou a oferecer isso foi a t7i e costuma ser mais cara que essas duas.

Dá pra achar SL2 ou 70D na faixa dos R$2000, é só negociar.
Mande ofertas pro pessoal, muitas pessoas estão dispostas a vender por muito menos do que anunciam aparecendo uma oferta séria que vai garantir grana pra elas imediatamente ao invés de esperar por meses por uma venda.
Eu mesmo comprei duas Canon M50 esse ano por menos de R$3500 cada, sendo que a maioria dos anúncios dessa câmera estão próximos de R$5000. Fui mandando minha oferta pra vários anunciantes até achar alguém que topasse, e achei dois com a câmera em excelente condição e baterias extras ainda por cima.

Mas talvez nem a SL2 e nem a 70D seria ideal pra você agora.
Sua esposa já tem iluminação e áudio?
Um smartphone com investimento em iluminação e áudio vai te dar um resultado melhor nos vídeos do que uma câmera sozinha.
E é bem tranquilo achar opções de kits de áudio e iluminação de qualidade nessa faixa de R$1500 que você está confortável.

Agora, se você quer muito mesmo uma câmera e não tá disposto a pagar muito mais que esse valor, eu pegaria a mais barata possível, como essa t3i que citou, faria uma oferta num valor ainda menor e investiria o resto em coisas que vão fazer a diferença e que você vai poder usar futuramente, como lentes, luz e áudio. Câmera vai embora rápido. Tenho equipamento de iluminação e aúdio aqui que já está fazendo mais de 5 anos e continuam trabalhando até hoje, enquanto isso nesse tempo já troquei de câmeras 3 vezes.
« Última modificação: 30 de Maio de 2021, 12:58:30 por Di Torres »