Autor Tópico: Diferença entre teleobjetiva e lentes para retrato  (Lida 1594 vezes)

DougFunnie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 11 de Junho de 2021, 15:47:17
Boa tarde, meu nome é Doug mesmo.

Acompanho o fórum a um tempo desde que comecei a estudar sobre fotografia e tenho uma dúvida.

Eu entendo e sei pra que serve uma teleobjetiva e também as lentes com distancias focais de 50mm e 85mm.

A minha dúvida é se eu compro uma tele 55-200mm ou 50mm pra fotografar minha filha no parque com muita luz.


A questão é que na tele eu tenho todos os comprimentos focais de 55 até 200mm e a 50mm pelo que entendi vai me da o mesmo "look" da tele me aproximando e mantendo ela em 2.8.

Não sei se ficou claro o que quis dizer... tenho duvidas se eu ganho mais com a 50mm ou com a tele. Aquelas fotos bonitas com o fundo bem desfocado. Como vou fotografar minha filha na praça com muito sol, talvez a abertura não seja não importante.

Tenho uma d3300 com 18-55mm
« Última modificação: 11 de Junho de 2021, 15:49:32 por DougFunnie »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 11 de Junho de 2021, 16:10:38
Olá Doug.
Não sei exatamente o seu conhecimento sobre teoria da fotografia. Então responderei bem basicamente pra ajudar qualquer colega que venha a acessar esse tópico no futuro.
A abertura da lente não altera somente a quantidade de luz que entra na lente, Doug.
Ela também altera a profundidade de campo (DoF - quanto da foto estará em foco e quanto estará borrado). Isso ocorre de forma inversa (quanto maior abertura, menor a DoF).
Essas lentes fixas que tu te refere, possuem grandes aberturas (f/1.8, f/1.4) o que dá aquele efeito de desfoque que o povo tanto gosta. Só que isso é um risco pra quem não sabe usar. Pois é muito comum de haver reclamação de que "a câmera não foca",  "ela demora a focar" ou "na hora que tiro a foto parece que tá no foco e depois quando vejo no computador tá ruim", exatamente por que a DoF acaba sendo curta demais pra certas situações.

Obs.: É bem interessante estudar sobre DoF - profundidade de campo. E tem até apps pra celular que simulam a DoF conforme a câmera, a lente e a distância focal.

Voltando...
Mas algumas lentes zoom também conseguem chegar a aberturas grandes, como f/2.8, por exemplo. O que dá um pouco de desfoque no fundo também. Porém existem muitas lentes zoom, onde essa abertura é variável. As 55-250 são assim, por exemplo. Ou seja, quanto mais zoom você der, menor será essa abertura máxima do diafragma, resultando em menos desfoque de fundo.
Eu particularmente acho as lentes zoom mais versáteis pra que tem um set limitado. E gosto da aparência de usar uma zoom mesmo pra retratos (tenho uma 70-200 f/4). Mas isso é bem pessoal.
O que você falou está certo, a aparência de uma imagem a 50mm, abertura f/2.8, com objeto focado à mesma distância será praticamente igual em uma lente zoom ou fixa. O que muda de uma pra outra são questões de construção da lente, vidros (nitidez), quantidades de lâminas do diafragma, etc. Que podem com que as imagens tenham pequenas diferenças.



Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.
« Última modificação: 11 de Junho de 2021, 16:13:45 por nandoespinosa »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 11 de Junho de 2021, 16:12:17
Olha, se você comparar a 55-200mm em 55mm em sua abertura máxima (acho que é f3.5) com a 50mm em f3.5 ... as imagens vão ser parecidas (ângulo de visão), mas a 50mm fixa tem bem mais qualidade, e se for fotografar em lugares escuros ela vai até f1.8 o que ajuda bastante... por outro lado a lente zoom é muito mais versátil.

Acho que no seu caso a 55-200mm vai ser mais interessante... em 200mm vai isolar e desfocar mais que a 50mm... e como é em parque com boa luz, a 55-200mm dá conta.


DougFunnie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2021, 16:28:17
Entendi. Obrigado


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2021, 04:50:14
Sugiro que vc use uma superficie prateada como rebatedor. Ajuda bastante. É possivel encontrar nö mercado fotografico, mas é possivel improvisar algo.
« Última modificação: 12 de Junho de 2021, 04:52:27 por Leonardo Tonin »


DougFunnie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #5 Online: 12 de Junho de 2021, 11:39:03
Eu pesquisei mais e acho que agora sei informar melhor minha dúvida.

1 - Uma tele 55-200mm f5.6 eu vou ter um desfoque mais intenso, cremoso e bonito em 200mm que a 50mm
2 - a 55-200mm vou conseguir separar uma parte da composição com mais facilidade, pois quanto mais zoom eu dou, menor é a área captada pelo sensor.
3 - Vou ter um desfoque mais interessante com a fixa em 50mm pela abertura
4 - A fixa tem uma qualidade de imagem melhor


DougFunnie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #6 Online: 12 de Junho de 2021, 11:39:49
Olha, se você comparar a 55-200mm em 55mm em sua abertura máxima (acho que é f3.5) com a 50mm em f3.5 ... as imagens vão ser parecidas (ângulo de visão), mas a 50mm fixa tem bem mais qualidade, e se for fotografar em lugares escuros ela vai até f1.8 o que ajuda bastante... por outro lado a lente zoom é muito mais versátil.

Acho que no seu caso a 55-200mm vai ser mais interessante... em 200mm vai isolar e desfocar mais que a 50mm... e como é em parque com boa luz, a 55-200mm dá conta.

Entendi


DougFunnie

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #7 Online: 12 de Junho de 2021, 11:40:08
Olá Doug.
Não sei exatamente o seu conhecimento sobre teoria da fotografia. Então responderei bem basicamente pra ajudar qualquer colega que venha a acessar esse tópico no futuro.
A abertura da lente não altera somente a quantidade de luz que entra na lente, Doug.
Ela também altera a profundidade de campo (DoF - quanto da foto estará em foco e quanto estará borrado). Isso ocorre de forma inversa (quanto maior abertura, menor a DoF).
Essas lentes fixas que tu te refere, possuem grandes aberturas (f/1.8, f/1.4) o que dá aquele efeito de desfoque que o povo tanto gosta. Só que isso é um risco pra quem não sabe usar. Pois é muito comum de haver reclamação de que "a câmera não foca",  "ela demora a focar" ou "na hora que tiro a foto parece que tá no foco e depois quando vejo no computador tá ruim", exatamente por que a DoF acaba sendo curta demais pra certas situações.

Obs.: É bem interessante estudar sobre DoF - profundidade de campo. E tem até apps pra celular que simulam a DoF conforme a câmera, a lente e a distância focal.

Voltando...
Mas algumas lentes zoom também conseguem chegar a aberturas grandes, como f/2.8, por exemplo. O que dá um pouco de desfoque no fundo também. Porém existem muitas lentes zoom, onde essa abertura é variável. As 55-250 são assim, por exemplo. Ou seja, quanto mais zoom você der, menor será essa abertura máxima do diafragma, resultando em menos desfoque de fundo.
Eu particularmente acho as lentes zoom mais versáteis pra que tem um set limitado. E gosto da aparência de usar uma zoom mesmo pra retratos (tenho uma 70-200 f/4). Mas isso é bem pessoal.
O que você falou está certo, a aparência de uma imagem a 50mm, abertura f/2.8, com objeto focado à mesma distância será praticamente igual em uma lente zoom ou fixa. O que muda de uma pra outra são questões de construção da lente, vidros (nitidez), quantidades de lâminas do diafragma, etc. Que podem com que as imagens tenham pequenas diferenças.



Enviado pelo Tapatalk - talvez por isso, com erro de português.

Obrigado