Autor Tópico: captação de luz  (Lida 738 vezes)

Abilio Fernandes

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Online: 19 de Junho de 2021, 16:06:40
ola


qual a diferença no resultado da captação de luz usando o :
diafragma ?
obturador ?
ISO ?
no photoshop :
niveis ?
curvas ?
gamma ?
exposure ?
brilho e contraste ?

todos estes meios realizam resultados diferentes ?
alguem pode descrever com detalhes ?


obrigado


RFP

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Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2021, 17:54:07
ola


qual a diferença no resultado da captação de luz usando o :
diafragma ?
obturador ?
ISO ?
no photoshop :
niveis ?
curvas ?
gamma ?
exposure ?
brilho e contraste ?

todos estes meios realizam resultados diferentes ?
alguem pode descrever com detalhes ?


obrigado

Sim, todos são diferentes. Mas a resposta que você precisa só vai encontrar num livro.


Di Torres

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Resposta #2 Online: 19 de Junho de 2021, 19:31:00
Pense em um rádio.
O diafragma seria como a antena, quanto maior, mais sinal o rádio pode receber.
O obturador seria o botão de liga/desliga. Ligando e desligando o rádio você controla por quanto tempo ele recebe o sinal.
O ISO seria o botão de volume. Você pode aumentar o volume para ouvir melhor o sinal do rádio, mas se o sinal está ruim, vai aumentar também o ruído.

Ou seja, quanto maior o diafragma da lente, mais luz o sensor da câmera recebe.
O obturador controla por quanto tempo essa luz irá chegar no sensor.
E o ISO te ajuda a ver melhor essa luz, mas se não chegou luz suficiente no sensor, o ISO também vai te mostrar o ruído que essa falta de luz causou.


Abilio Fernandes

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Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2021, 20:49:39
minha duvida é quanto ao resultado

qual o corte de luz e sombra ( volume dos objetos )

e qual a configuração adequada para cada condição de luz ( principalmente de estudio )


LeandroR

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Resposta #4 Online: 19 de Junho de 2021, 20:59:17
minha duvida é quanto ao resultado

qual o corte de luz e sombra ( volume dos objetos )

e qual a configuração adequada para cada condição de luz ( principalmente de estudio )

Suspeito que a resposta que você busca não existe. Imagina quantas situações de luz possíveis existem para definir a configuração adequada para cada uma delas?

Sugiro estudar os fundamentos da fotografia e da luz.


felipemendes

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Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2021, 05:31:13
Suspeito que a resposta que você busca não existe. Imagina quantas situações de luz possíveis existem para definir a configuração adequada para cada uma delas?

Sugiro estudar os fundamentos da fotografia e da luz.

Isso. Ou, melhor ainda, pegar uma câmera e varias todos estes parâmetros e ver o que acontece. Na época do digital, é fácil. Difícil era fazer isso na época do filme. E ainda assim, tinha gente que fazia.


vangelismm

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Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2021, 07:48:40
Parece até que é uma prova de curso de fotografia rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


pablo.ebani

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Resposta #7 Online: 21 de Junho de 2021, 10:13:59
minha duvida é quanto ao resultado

qual o corte de luz e sombra ( volume dos objetos )

e qual a configuração adequada para cada condição de luz ( principalmente de estudio )
Não existe receite pronta, tudo depende do que vc deseja praquela fotografia, se vc pode moldar a luz a sua maneira, como num estúdio, há inúmeras possibilidades de resultados, dramáticos ou mais suaves.

Isso leva tempo, vc vai testando a aprendendo como a luz se comporta em cada situação. Dizer "faz assim que dá certo" é muito vago.
Fuji X-T2 - Fuji X-E2
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
FL 55mm f/1.2 - Meike 28mm f/2.8
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Mike Castro

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Resposta #8 Online: 21 de Junho de 2021, 14:12:07
Isso. Ou, melhor ainda, pegar uma câmera e varias todos estes parâmetros e ver o que acontece. Na época do digital, é fácil. Difícil era fazer isso na época do filme. E ainda assim, tinha gente que fazia.

Quando era office-boy no Foto, a galera mais antiga era meio relutante em ensinar, hahaha.
Aí eu peguei uma K 1000 velha, comprei um filme PRO Value 200, e fui estudar. Com um caderno, fiz foto em 1/60 (que era a velocidade de sincronismo dela) com abertura 1.8, 2.8, 4, 5.6, até fechar o diafragma. E anotando no caderninho: "1ª: 1.8, 2ª: 2.8..." e assim foi. Depois, coloquei a lente em 6,3, fui fazendo foto das velocidades, 1, 1/2, 1/4...
Mandei revelar o filme, e foi assim que descobri na prática o que cada abertura fazia , rsrrsrs