Autor Tópico: Nebulosa Crescente  (Lida 1226 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.603
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 11 de Outubro de 2021, 11:26:31



Da Wikipedia:
A Nebulosa Crescente (também conhecida como NGC 6888, Caldwell 27, Sharpless 105) é uma nebulosa de emissão localizada na constelação de Cygnus, a cerca de 5.000 anos-luz de distância. Foi descoberta por William Herschel em 1792. É formada pelo rápido vento estelar (cerca de 4.800.000 km/h) da estrela Wolf-Rayet WR 136 (HD 192163), colidindo e energizando o vento que se desloca mais lentamente (cerca de 32.000 km/h) ejetado pela estrela quando ela se tornou uma gigante vermelha por volta de 250.000 a 400.000 anos. O resultado da colisão é uma concha e duas ondas de choque, uma se movimentando para fora e a outra para dentro. A onda de choque se movendo para dentro aquece o vento estelar a temperaturas que emitem em raio-X.

Sobre a foto:
Foram um total de 28 quadros de 5 minutos cada (2:20 horas) mais 21 quadros de 8 minutos (2:48 horas), do quintal daqui de casa.
Usei uma câmera ZWO ASI294MC Pro resfriada a -10 graus C com filtro l-eNHance (duo-narrowband Ha e Oiii),.acoplada a um telescópio SkyWatcher Quattro 8", tudo movido por um mount iOptron CEM40.
Empilhei no ASIStudio, editei no Affinity Photo e Topaz Denoise AI.

O Topaz Denoise deixou alguns artefatos nos centros das estrelas. Já a cruz nas estrelas mais brilhantes é causada pelos suportes do espelho secundário do telescópio.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2021, 13:23:53
Ficou ótima essa é bem chata !

Cara experimente o Noiseware.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.845
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2021, 13:33:43

Sobre a foto:
Foram um total de 28 quadros de 5 minutos cada (2:20 horas) mais 21 quadros de 8 minutos (2:48 horas),

Qual a idéia de ter 2 conjuntos de fotos com tempo de exposição diferentes, 5-8 minutos?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.603
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2021, 14:21:15
Qual a idéia de ter 2 conjuntos de fotos com tempo de exposição diferentes, 5-8 minutos?

Normalmente se quer preservar as partes mais claras, assim como as mais escuras. Essa "capa" esverdeada é bem tênue em 300 segundos, mas começa a aparecer melhor em 480 segundos. Mas aí começa a estourar outros detalhes. Isso é um recurso parecido com dupla exposição.

Ficou ótima essa é bem chata !

Cara experimente o Noiseware.

Obrigado! Eu gostei do resultado do Topaz. Tem artefato nas fotos com estrelas, mas eu uso normalmente em imagens sem estrelas. Comprei numa promoção, então vou continuando com esse. Tem um botão de feedback da imagem, que sempre que vejo artefatos, eu clico lá. Tomara que alguém leia.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.956
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2021, 16:02:13
Com tanto empilhamento e uma câmera dedicada, com refrigeração e pouco read noise, eu esperava menos tratamento de ruído na pós.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2021, 16:19:11
Com tanto empilhamento e uma câmera dedicada, com refrigeração e pouco read noise, eu esperava menos tratamento de ruído na pós.

Amigo, 49 quadros e 6 horas de exposição, dependendo do objeto não é nada...

É comum ver stacks equivalentes a 100 horas. Aí sim a relação sinal/ruído fica boa, mas novamente depende o objeto.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2021, 16:20:44 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.956
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2021, 16:27:56
Como é feito um de 100 horas?
Câmeras simultâneas?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2021, 16:33:23
Como é feito um de 100 horas?
Câmeras simultâneas?


dias diferentes


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.603
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2021, 19:55:41

dias diferentes

Isso mesmo. Tem nebulosas que são tão escuras que só com várias noites dá pra capturar detalhe suficiente. Estou fotografando uma nebulosa escura que dá até desânimo. Da primeira noite, não dá pra ver nada.

Também tem que o ruído é mais visível nas partes mais escuras da imagem, mas há detalhe.



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.603
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 07 de Setembro de 2023, 13:36:33
O objetivo de ter refeito esta foto foi capturar a Nebulosa da Bolha de Sabão, mal visível abaixo e à esquerda do centro da imagem. Esta nebulosa planetária foi descoberta somente em 2008, por um astrônomo amador. Foram 14.7 horas de exposição (441 quadros de 2 minutos cada) em 4 noites. Ainda não ficou excelente, não. Ficaram muitos gradientes que não consegui eliminar. Perdi a paciência neste assunto.

« Última modificação: 07 de Setembro de 2023, 13:37:48 por felipemendes »