Autor Tópico: Álbum para fotos fine art  (Lida 1173 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Janeiro de 2022, 13:04:01
Queria saber se alguém tem experiência com fotos fine ART, estou em dúvida sobre que tipo de álbum ou portfólio devo escolher materiais etc, se for possível que não ultrapassa à casa dos 150 reais pois pretendo fazer um álbum para cada tipo de assunto, tamanho A4.
Já tenho uma grande A2 que está no quadro com materiais específicos para fine ART. Tenho outras em A4 que ainda estão no plástico, antes de imprimir mais queria escolher um bom local de fácil manuseio para apresentar em público, sem uso luvas etc e para poder guardar com tranquilidade em casa.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2022, 14:00:05
Você quer indicação do papel?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2022, 16:11:09
Você quer indicação do papel?

Desculpe não ser exato, seria do álbum ou portfólio em sí.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2022, 16:19:03
Desculpe não ser exato, seria do álbum ou portfólio em sí.

Você queria ver as opções para armazenar as fotos A4, tipo um estojo ou álbum de fotos avulsas, né?
Não tenho como indicar nada porque só tenho feito albuns encadernados nos últimos anos.....
Imagino que você queira a flexibilidade de trocar as fotos do álbum/portfolio com o tempo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2022, 16:59:40
Você queria ver as opções para armazenar as fotos A4, tipo um estojo ou álbum de fotos avulsas, né?
Não tenho como indicar nada porque só tenho feito albuns encadernados nos últimos anos.....
Imagino que você queira a flexibilidade de trocar as fotos do álbum/portfolio com o tempo.

Não pretendo trocar as fotos de álbum, mas pretendo ir adicionando fotos nele depois...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2022, 17:15:50
Eu não faria portfolio físico mas se você tem clientes de mais idade pode ser um diferencial.

Da uma olhada nas pastas portfolios de arquitetos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2022, 18:03:16
Eu não faria portfolio físico mas se você tem clientes de mais idade pode ser um diferencial.

Da uma olhada nas pastas portfolios de arquitetos.

Obrigado vou dar uma olhada


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2022, 19:43:18
Trem de idéias sobre o assunto:

Essa idéia do Vangelismm de álbuns encadernados é bem interessante.

Tenho um conhecido que faz isso com as viagens de férias dele. Fica muito legal. :ok: Fácil de ver e robusto de manusear.

Obviamente você fica travado na questão de alterar o conteúdo. Mas o custo-benefício pode ser interessante.

Sobre montar um portfólio Fineart tem de analisar o seguinte:
1. custo de impressão. Tem como reduzir usando papéis RC ao invés de papéis de fibra de algodão e mantendo uma boa qualidade.
2. manuseio. Não tem como, independente se for papel RC ou de algodão se não tiver nenhuma proteção vai riscar, vai ficar marca de digital, etc etc, etc,

Portfólio fineart tem algumas possibilidades:
a. Album finest da hanemuhle
https://blog.hahnemuehle.com/en/edel-portfolios-fuer-fine-art-drucke-neue-hahnemuehle-inkjet-lederalben-zum-selberdrucken/

É possível adquiri esses álbuns do Brasil. São caros, mas são bonitos.

b. Caixa de portfolio. Muito comum.
Exemplo:
http://www.artphoto.com.br/conteudo/caixas-e-colecao.html

Inclusive você pode pensar em fazer montagem com passe-partout para manuseio.

Obviamente tem um custo elevado.

c. Crystal Clear Bags
Exemplo:
https://www.clearbags.com/bags/clear-bags/retail

Está meio difícil de achar isso no Brasil. Se alguém souber de algum fornecedor, me avise. Ou se tem algum outro produto similar.

E mais fácil comprar isso no exterior. Mas é aquele esquema de compra no exterior, depende de alguém trazer.

Nesse fim de semana vi algumas impressões, em um lançamento de um livro sobre aves, feitas em material de PVC. Não conhecia. Achei a qualidade boa. Não sei o custo da impressão, mas, pelo pouco que conversei parece que é interessante.

Facil de usar em exposição na forma de varal e fácil de usar de portfolio no esquema de caixa.


PS: trem de idéias é o termo mineiro para "brainstorm"
 :assobi: :D
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2022, 19:52:00
tem tbm o nosso colega "Spositon" que entende bastante do assunto.

se vc procurar uma loja especializada o pessoal pode te orientar com os produtos disponíveis no mercado.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2022, 20:00:11
A menos que vá mostrar o portfólio para um público super especializado, não acho que valha a pena gastar com algodão, apesar da diferença ser pouca nesse tamanho A4.
Comparado com os papéis fotográficos das próprias Canon e Hanemuhle.

Sobre marca de dedo, acho que é obrigatório evitar os papéis com brilho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2022, 20:14:05
Normalmente portfólio fineart eu não gosto de álbum ou de fotos dentro de saco plástico antiácido, prefiro uma caixa com folhas soltas, ou algum outro tipo de apresentação como uma sanfona, ou um encadernamento diferentão, mas sempre levando em consideração a coleção que vc deseja mostrar. Tem coleção que fica melhor de um jeito ou de outro. Por ex se for uma serie com um tema definido, que tem uma sequencia para contar uma história é diferente de fotos aleatórias que não se conversam entre si.

Em fineart apresentação é tudo, e as ideias são tantas, as opções muitas inimagináveis... dar uma olhada no pessoal especializado é interessante pq sempre pode aproveitar alguma ideia.

Conhecimento importa mais que equipamento.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2022, 21:27:40
tem tbm o nosso colega "Spositon" que entende bastante do assunto.

se vc procurar uma loja especializada o pessoal pode te orientar com os produtos disponíveis no mercado.

Eu   :ok:   Amigo vale mais que dinheiro em conta, com diria meu saudoso pai.

@Gabriel Bull , infelizmente fine art é uma brincadeira cara e fazer os álbuns mais caros ainda,mas se vc está dentro deste publico comprador, bom pra você

Já tem um álbum A2 (?) , então tem mostruário com apresentação do álbum

Solução que eu faria de papeis. Procure por pack fine art , tipo este https://www.dinashop.com.br/pacote-de-amostras-hahnemuhle-a4-texture.html .

Pra conservação e mostruário: paspatur, conjunto de fundo e aro, assim o cliente não vai meter o dedão cheio de gordura a não ser que queira, mais ai vc explica pra ele antes de abrir sua linda pasta em cartonagem pra manipular as fotos pelo paspatur, de mão limpa pra não sujar e não colocar o dedo na foto para "ver" a textura, inclusive saliente que na entrega do álbum vai ser dado uma par de luvas.

Ahh sim, deixe somente para os álbuns os papeis oferecidos no mercado, alguns dupla face, os outros deixe disponível apenas para quadro, se interessar comercializar

Abração e boa sorte


zerof

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #12 Online: 11 de Janeiro de 2022, 10:55:45
Quem quiser ver um álbum que usa a linguagem PHP e o banco de dados MySQL é só ver 'TRAVEL PHOTO ALBUMS' nesta página:

TRAVEL PHOTO ALBUMS

https://ed48.com/


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2022, 11:25:11
Trem de idéias sobre o assunto:

Essa idéia do Vangelismm de álbuns encadernados é bem interessante.

Tenho um conhecido que faz isso com as viagens de férias dele. Fica muito legal. :ok: Fácil de ver e robusto de manusear.

Obviamente você fica travado na questão de alterar o conteúdo. Mas o custo-benefício pode ser interessante.

Sobre montar um portfólio Fineart tem de analisar o seguinte:
1. custo de impressão. Tem como reduzir usando papéis RC ao invés de papéis de fibra de algodão e mantendo uma boa qualidade.
2. manuseio. Não tem como, independente se for papel RC ou de algodão se não tiver nenhuma proteção vai riscar, vai ficar marca de digital, etc etc, etc,

Portfólio fineart tem algumas possibilidades:
a. Album finest da hanemuhle
https://blog.hahnemuehle.com/en/edel-portfolios-fuer-fine-art-drucke-neue-hahnemuehle-inkjet-lederalben-zum-selberdrucken/

É possível adquiri esses álbuns do Brasil. São caros, mas são bonitos.

b. Caixa de portfolio. Muito comum.
Exemplo:
http://www.artphoto.com.br/conteudo/caixas-e-colecao.html

Inclusive você pode pensar em fazer montagem com passe-partout para manuseio.

Obviamente tem um custo elevado.

c. Crystal Clear Bags
Exemplo:
https://www.clearbags.com/bags/clear-bags/retail

Está meio difícil de achar isso no Brasil. Se alguém souber de algum fornecedor, me avise. Ou se tem algum outro produto similar.

E mais fácil comprar isso no exterior. Mas é aquele esquema de compra no exterior, depende de alguém trazer.

Nesse fim de semana vi algumas impressões, em um lançamento de um livro sobre aves, feitas em material de PVC. Não conhecia. Achei a qualidade boa. Não sei o custo da impressão, mas, pelo pouco que conversei parece que é interessante.

Facil de usar em exposição na forma de varal e fácil de usar de portfolio no esquema de caixa.


PS: trem de idéias é o termo mineiro para "brainstorm"
 :assobi: :D

Realmente muitas ideias, sobre não ter como evitar riscos meio que desanimou um pouco, acho que vou ficar com uma caixa com as fotos fine art com poucas fotos (as fotos que acho que nunca vou ter chance de fazer novamente), e o álbum vou fazer com impressão normal mesmo...


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2022, 11:27:49
Realmente muitas ideias, sobre não ter como evitar riscos meio que desanimou um pouco, acho que vou ficar com uma caixa com as fotos fine art com poucas fotos (as fotos que acho que nunca vou ter chance de fazer novamente), e o álbum vou fazer com impressão normal mesmo...

Sem contar o alto valor para ter vários álbuns ou caixas para fotos fine ART.