Autor Tópico: Alternar modo pontual e matricial de medição luz 5D III  (Lida 989 vezes)

LeandroR

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Online: 09 de Março de 2022, 15:46:45
Pessoal estou com uma 5D Mark 3 e mexendo nas configurações estou sentindo falta de algo que é bem prático na Nikon: poder configurar um botão customizável para alternar entre modo de fotometria matricial e pontual.

Na minha D7200 eu configurei assim, modo de medição matricial e configurei um botão customizável que somente enquanto pressiono este botão o modo de medição se torna pontual. É algo muito prático no dia dia para leitura de luz pontual sem perder tempo, e não encontro algo parecido na 5D 3. Alguém que usa Canon poderia me dizer se não tem mesmo?

Outra coisa é configurar um botão para desligar flash enquanto mantém pressionado, tbm não encontro na Canon.

:ok:

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2022, 16:53:13
Imagino que o botão próximo aquele visor de cima não te atende porque cicla por todos os modos?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

LeandroR

• Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2022, 17:59:21
Imagino que o botão próximo aquele visor de cima não te atende porque cicla por todos os modos?

Isso. Acho muito prático apenas pressionar o botão para alternar o modo de fotometria e ao soltar ele voltar pro matricial (mesma coisa pra desligar o flash momentaneamente).
Já fucei tudo aqui e não acho, não deve ter essa opção.

Ps: mancada da Canon o ponto de foco não estar linkado com fotometria pontual hein.. acabei de testar aqui...

Fora isso é uma câmera bem gostosa de usar.

Vou ver se faço uns comparativos entre a 5D3 + 50mm e D7200 + 35mm ... Não são câmeras equivalentes mas a resolução é parecida. As cores do arquivo jpg tem grande diferença, vamos ver no RAW.
« Última modificação: 09 de Março de 2022, 17:59:50 por LeandroR »

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 09 de Março de 2022, 18:01:17

Ps: mancada da Canon o ponto de foco não estar linkado com fotometria pontual hein.. acabei de testar aqui...

Reclamação eterna dos usuários da 5d, só a 1dx tinha.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

fernandoomi

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2022, 18:08:57
Já tive várias câmeras Canon (menos a 5D3) mas nenhuma tinha essa opção.
Aprenda uma coisa, a Canon sempre vai usar o Martelo do Aleijamento em suas Câmeras. Sempre que dá eles tiram alguma função... vai ver eles tem algum engenheiro minimalista lá, sei lá! :assobi:

Poxa vida, por que você quer quebrar a regra de composição mais importante da fotografia???? (Regra do meio)  :hysterical:

Também acho péssimo isso.
« Última modificação: 09 de Março de 2022, 18:10:19 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.

felipemendes

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2022, 18:58:52

Essa até eu sabia, e não encosto em uma Canon a uns 5 anos... Achei bem esquisito isso. Todos os outros fabricantes têm.

LeandroR

• Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2022, 20:16:39
Sabia que as Canon de entrada não tinham, mas imaginei que a 5d teria  :doh:

Mas na verdade acho que vou sentir mais falta de mudar temporiamente o modo de medição com um botão só do que o ponto de foco linkado com a fotometria pontual.

YP

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2022, 22:04:50
Eu também deixo um botão de atalho para fazer a fotometria pontual quando pressionado.

A medição por ponto também é interessante.

Hoje vi que a T7 é outras não tem o pino central da sapata, e agora essa também?
Esse martelo 🔨 é grande ein?! Kkk 😂

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2022, 01:06:57
Sabia que as Canon de entrada não tinham, mas imaginei que a 5d teria  :doh:

Mas na verdade acho que vou sentir mais falta de mudar temporiamente o modo de medição com um botão só do que o ponto de foco linkado com a fotometria pontual.

Trabalhei 2x com uma 5D Mark 3, mas no meu caso em particular , nenhum problema pra mim alterar o modo de medição, mas não me lembro se tinha um atalho, acho que não tinha não, apenas o botão na parte de cima mesmo que você seleciona no visor da parte de cima da câmera. Essas câmeras da Canon tem um design tudo meio padrão, tirando a série 1DS, 1D e 1DX , toda a linha profissional é parecida.

Tirando isso, a 5D Mark 3 é uma câmera muito boa, principalmente na construção e durabilidade do obturador que tem muitos casos de 1.5 milhão de clicks por ai.

LeandroR

• Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2022, 15:59:35
Por acaso aquele círculo no centro da ocular é a indicação da fotometria pontual? 

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2022, 23:35:35
Por acaso aquele círculo no centro da ocular é a indicação da fotometria pontual? 

Se refere a este círculo aqui ?

LeandroR

• Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2022, 07:12:45
Sim, o círculo central.

Não havia achado, mas achei agora, parece ser a fotometria pontual mesmo.

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2022, 23:43:07
Sim, o círculo central.

Não havia achado, mas achei agora, parece ser a fotometria pontual mesmo.

Sim este círculo central é onde é feita a medição de fotometria pontual, isso mesmo.

Falando da 5D Mark 3 , o sensor dela é muito bom. Gosto muito dessa câmera. Tem umas cores bem legais e guenta até ISO 12800 tranquilamente (gosto do ruído dela até esse ISO, acima disso já perde bastante) e da construção. Ultimamente estou usando a fotometria central que mede uma área maior do que a pontual, os resultados tem saído melhores. Já acostumou demais com a pontual? Mas isso é assunto pra outro tópico kkkkk

Gabriel Büll

• Colaborador(a)
Resposta #13 Online: 13 de Março de 2022, 20:41:49
Minha mulher usa Canon uma 5D III, realmente acho não tem esse atalho rápido, mas mesmo usando Nikon nunca usei isso, sempre deixo em matricial alterando somente à compensação de exposição conforme à condição, contra luz principalmente.
Oque mais pesa para mim na Canon é não ter à compensação de exposição com ISO automático no modo manual, se tiver não entendi como usar até hoje.

LeandroR

• Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Resposta #14 Online: 13 de Março de 2022, 22:00:06
Sim este círculo central é onde é feita a medição de fotometria pontual, isso mesmo.

Falando da 5D Mark 3 , o sensor dela é muito bom. Gosto muito dessa câmera. Tem umas cores bem legais e guenta até ISO 12800 tranquilamente (gosto do ruído dela até esse ISO, acima disso já perde bastante) e da construção. Ultimamente estou usando a fotometria central que mede uma área maior do que a pontual, os resultados tem saído melhores. Já acostumou demais com a pontual? Mas isso é assunto pra outro tópico kkkkk

A câmera é muito gostosa de usar... Sempre tem esses detalhes que poderiam ser diferentes, outros que é mais questão de habituar mesmo, mas é isso.
Fiz umas fotos rapidamente comparando a 5d e a D7200. As diferenças são pequenas, ruído sendo a principal delas.

Quantas a medição, eu uso matricial e pontual. Os outros modos não tem utilidade para mim.