Autor Tópico: Z5 + luz Af  (Lida 1719 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.958
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 24 de Setembro de 2022, 10:08:43
Citar
Red light cannot pass through a green filter, so half your sensor can't see it.

Only minimal red light passes through a blue filter, so now, say 70+% of your sensor can't see it.

And some sensors put their PDAF areas in hybrid AF systems only behind the green filters (no idea why).

Result? You need a white (or possibly green) AF assist, not a red one, for the sensor to actually detect the AF assist lamp.

Encontrei isso em um desses fóruns gringos.
No começo me convenceu.....
Mas depois fiquei pensando, então mirrorless não foca em nada de cor vermelha??

Essa explicação não vale pra Canon por causa do dual pixel.

Acho que na verdade o sensor de foco substitui um pixel que seria verde, mas sem a película verde da matriz.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2022, 10:12:07 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.437
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Setembro de 2022, 10:55:38
Encontrei isso em um desses fóruns gringos.
No começo me convenceu.....
Mas depois fiquei pensando, então mirrorless não foca em nada de cor vermelha??

Essa explicação não vale pra Canon por causa do dual pixel.

Acho que na verdade o sensor de foco substitui um pixel que seria verde, mas sem a película verde da matriz.
Ok, então não seria apenas trocar a cor do led dos flashes e rádios??


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.958
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 24 de Setembro de 2022, 11:11:55
Ok, então não seria apenas trocar a cor do led dos flashes e rádios??

Esqueça isso, acho que é viagem.
O sensor de foco provavelmente enxerga luz branca.
Não tem o filtro verde em cima do sensor.
Seria impossível focar numa flor vermelha e sabemos que foca sem problemas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.958
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 24 de Setembro de 2022, 11:16:46
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.437
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2022, 11:42:50
Então vamos aguardar os testes do Felipe, verificar se focou no escuro com o led do rádio/flash.

Vou tentar amanhã pegar a Z6 ll para ver se funciona com algum, mas acho difícil que vai rs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.608
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2022, 17:37:29
Então vamos aguardar os testes do Felipe, verificar se focou no escuro com o led do rádio/flash.

Vou tentar amanhã pegar a Z6 ll para ver se funciona com algum, mas acho difícil que vai rs

Ajudou, sim. Mas note que, com um pouquinho de luz, a câmera foca sem o uso dessa luz sem problemas.

As configurações:
- Luz AF ligada na câmera
- Luz AF ligada no flash
- Flash em primeira cortina (desabilita o HSS)


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2022, 18:20:53
Ajudou, sim. Mas note que, com um pouquinho de luz, a câmera foca sem o uso dessa luz sem problemas.

As configurações:
- Luz AF ligada na câmera
- Luz AF ligada no flash
- Flash em primeira cortina (desabilita o HSS)

Que legal.

Sua camera é Fuii e flash Godox ?

Se for eu vou testar na minha Fuji.

Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.288
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #22 Online: 25 de Setembro de 2022, 18:22:18
Funciona sim, so precisar estar em AF-S pra ligar o auxiliar de AF em cima da camera.

Aquilo nao e infravermelho... se fosse nao enxergariamos a olho nu. e um led somente. Tinha na sony na epoca da a73 e funcionava com os godox v1.


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2022, 18:31:15
Depois de ler o texto do Felipe, fui ao youtube e olhem o que eu achei:



Parece legal, eu não sabia que funcionava.

Vou querer testar na minha Fuji. Só não sei se meu Godox tem essa luz hehe
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.608
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 25 de Setembro de 2022, 18:34:34
Que legal.

Sua camera é Fuii e flash Godox ?

Se for eu vou testar na minha Fuji.

Correto, Fujifilm X-H1 com Godox V860iif. Funcionou também com o transmissor XPro-F.

Como o Carlos Ferrari falou aí em cima, também tem que estar em AF-S.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.608
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 25 de Setembro de 2022, 21:52:15
O sensor de foco provavelmente enxerga luz branca.

Enxerga luminosidade de qualquer cor. Está correto, não tem filtro Bayer sobre o sensor de foco.

Uma coisa que me deixa curioso é que diferentes cores têm diferentes comprimentos de onda, então não tem como o sensor de foco por si só saber qual comprimento de onda está chegando até ele. E o ponto de foco varia pra diferentes cores, embora bem pouco; portanto é importante a câmera saber que cor é aquela. Não sei se o sistema de foco como um todo também faz uso dos pixels de cor na vizinhança do sensor de foco pra focar corretamente.



Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 26 de Setembro de 2022, 02:54:33
Enxerga luminosidade de qualquer cor. Está correto, não tem filtro Bayer sobre o sensor de foco.

Uma coisa que me deixa curioso é que diferentes cores têm diferentes comprimentos de onda, então não tem como o sensor de foco por si só saber qual comprimento de onda está chegando até ele. E o ponto de foco varia pra diferentes cores, embora bem pouco; portanto é importante a câmera saber que cor é aquela. Não sei se o sistema de foco como um todo também faz uso dos pixels de cor na vizinhança do sensor de foco pra focar corretamente.



Felipe, mas o comprimento de onda é emitido pela luz ou pela cor? A cor não precisa de luz para refletir? A luz do flash não seria dominante nessa situação?
 Antes acontecia um erro em calibrar câmeras DSLR com determinada luz, não sei se era luz de led ou tungstênio. Não era a cor de determinado objeto. Mas sendo a  pratica o mais importante para se chegar a verdade, e a tecnologia mudou. Voce percebe no sensor de af, de sua ml,  sensíbilidade com a cor do objeto?
A Nikon tinha o 3d color tracking, não duvido que eles possam fazer o que você falou.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2022, 02:56:50 por Leonardo Tonin »


GFX100

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • #GFX100 !
Resposta #27 Online: 26 de Setembro de 2022, 03:28:46
Correto, Fujifilm X-H1 com Godox V860iif. Funcionou também com o transmissor XPro-F.

Como o Carlos Ferrari falou aí em cima, também tem que estar em AF-S.


Curti
Funciona direitinho na GFX 100
Não sei se vou usar mas funciona de boas
Fujifilm GFX100 + GF 110mm 2.0 + GF 80mm 1.7 + GF 120mm 4.0
GFXFujifilm@gmail.com


moisesprofinfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #28 Online: 26 de Setembro de 2022, 10:37:45
Pessoal estou aqui acompanhando tudo, e absorvendo, bom na minha z5 tem a luz de af, ela é verde. Descobri por exemplo que me acostumei a pegar a lente 28-70 pelo lado e não por baixo, isso implica que a luz verde quando disparada é bloqueada pela posição da mão. Então uma outra coisa que já me adaptei, é que o foco dela quando começa a falhar eu aumento um pouco iso e ela vai tranquilo (em situações extremas). Então a falta do grid está ok, estou me adaptando.

Uma outra situação que percebi é que quando altero as potência dos flashs pelo rádio yn622 tem variado a potência e fazendo o mesmo processo na d750 isso não acontece. Com meu sb700 ou yn568 sobre a câmera tudo tranquilo.

Estou pensando se não há uma incompatibilidade ou falta de upgrade do firmware do radio yn622 para ML.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.608
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 26 de Setembro de 2022, 11:38:33
Felipe, mas o comprimento de onda é emitido pela luz ou pela cor? A cor não precisa de luz para refletir? A luz do flash não seria dominante nessa situação?
 Antes acontecia um erro em calibrar câmeras DSLR com determinada luz, não sei se era luz de led ou tungstênio. Não era a cor de determinado objeto. Mas sendo a  pratica o mais importante para se chegar a verdade, e a tecnologia mudou. Voce percebe no sensor de af, de sua ml,  sensíbilidade com a cor do objeto?
A Nikon tinha o 3d color tracking, não duvido que eles possam fazer o que você falou.

A luz é onda eletromagnética dentro de um espectro específico, que chamamos de espectro visível. Cada cor (com exceção do rosa, que é a junção de duas cores afatstadas no espectro) é uma faixa dentro do espectro visível, que por sua vez, também é onda eletromagnética.

A onda eletromagnética (incluindo a luz, e dentro da luz, a cor) é medida em frequência ou, mais comumente, em comprimento de onda. O sensor de foco por fase mede o quanto a luz de um determinado ponto no espaço está longe da câmera, por meio de diferentes caminhos. Aquela figurinha que já conhecemos:

Fonte: https://www.androidauthority.com/how-pdaf-works-1102272/

O quanto a imagem está longe ou perto é medido por comprimentos de onda. Porém, eu escrevi antes que cada cor possui um comprimento de onda diferente. Logo, um ponto que estará a X comprimentos de onda azul estará a Y comprimentos de onda vermelha. Então, sem saber que cor é aquela, eu não sei como a câmera sabe a distância certa até o assunto. Mas o pessoal que fabrica essas câmeras a quase cem anos sabe muito melhor do que eu como focar uma câmera.

Resumindo, a câmera sabe como fazer foco baseado em cor, eu não. Mas é necessário saber qual cor a câmera está enxergando pra fazer correções.