Autor Tópico: Vinhetas com uma lente Canon 24-105 L USM - O que pode ser?  (Lida 970 vezes)

Diel Fotografia

• Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus
Online: 08 de Outubro de 2022, 09:47:58
Bom dia, caros colegas. Adquiri recentemente uma lente Canon 24-105 L USM e notei que em fotos do céu apareciam vinhetas escuras. Fiz um teste na parede em diferentes distâncias focais e se torna mais evidente em 24mm. A lente tem 4 anos de uso. Está sem parassol e com filtro UV. Alguém tem noção do que pode ser? Ah, já descartei ser o sensor da câmera, pois testei a câmera com uma outra lente 50mm e não aparece! Alguém já passou or isso ou tem alguma noção?

Deus seja sempre louvado.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2022, 10:33:08
Toda lente vinheta.......

Umas mais, outras menos.

Aproveitei e se desfaça do filtro uv, vai melhorar a nitidez e evitar flares.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2022, 12:03:34
Cara toda lente em Full Frame seja Nikon, Canon, Sigma, Tamron, Zeiss, Fuji, etc. vai fazer vinheta em abertura máxima. Geralmente a vinheta desaparece 1 ou 2 stops mais fechada. Se você usar a lente Fullframe num corpo APSC esse problema diminui bastante, mas tem o corte da imagem devido ao sensor menor.

Mas este assunto te preocupa? É só ativar o perfil de correção da lente ou no menu da sua câmera (se for uma câmera mais moderna) ou no próprio software de edição (Lightroom , Photoshop, etc) já tem o perfil de correção que melhora as distorções e tira 100% da vinheta. Pra que se preocupar com isso , jovem ?  :D :D :D

Carlos Motta

• Trade Count: (1)
  • Novato(a)
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2022, 12:49:49
Bom dia, Diel. Não consegui ver as fotos por aqui, mas tive o mesmo problema com minha 24-105. Em 24 mm aparecia uma vinheta muito intensa. Trocava a lente e a vinheta sumia. Descobri que era o parassol acoplado errado (coisa de principiante descuidado, no meu caso).
Se você tem certeza que sem o parassol também tem vinheta e que trocando a lente a vinheta desaparece, sua lente está com algum problema interno. Minha sugestão: leve-a até uma assistência para diagnóstico e orçamento; valerá a pena.
Na Portssar (São Paulo) você ainda ganha  a calibração da lente.

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2022, 14:52:17
Gente, vinheta é normal  :doh:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

felipemendes

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2022, 17:12:32
É normal mesmo. O que estranhei foi aquele vazamento de luz no alto na foto em 24mm.

Diel Fotografia

• Conhecendo
  • *
Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2022, 22:38:24
Toda lente vinheta.......

Umas mais, outras menos.

Aproveitei e se desfaça do filtro uv, vai melhorar a nitidez e evitar flares.

Boa noite. Consegui resolver com a correção no Lightroom. Não sabia dessa do filtro UV. Uso para dar mais segurança, pois estou sem parassol.

Minha câmera agora é uma 5D MKii. Antes usava a T5 com lentes 18-55, 50mm, 18-135 e 75-300, mas nunca tinha reparado em vinheta. Por isso achei estranho :D

Diel Fotografia

• Conhecendo
  • *
Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2022, 22:42:22
Cara toda lente em Full Frame seja Nikon, Canon, Sigma, Tamron, Zeiss, Fuji, etc. vai fazer vinheta em abertura máxima. Geralmente a vinheta desaparece 1 ou 2 stops mais fechada. Se você usar a lente Fullframe num corpo APSC esse problema diminui bastante, mas tem o corte da imagem devido ao sensor menor.

Mas este assunto te preocupa? É só ativar o perfil de correção da lente ou no menu da sua câmera (se for uma câmera mais moderna) ou no próprio software de edição (Lightroom , Photoshop, etc) já tem o perfil de correção que melhora as distorções e tira 100% da vinheta. Pra que se preocupar com isso , jovem ?  :D :D :D

Meu nobre, boa noite! Gratidão pela explicação! Eu agora estou de boa.  :clap:

Nuna tinha reparado nisso, pois usava a cropada e agora com a 5D MK ii e essa lente apareceu! Mas aprendi agora 😁

Diel Fotografia

• Conhecendo
  • *
Resposta #8 Online: 08 de Outubro de 2022, 22:45:35
Bom dia, Diel. Não consegui ver as fotos por aqui, mas tive o mesmo problema com minha 24-105. Em 24 mm aparecia uma vinheta muito intensa. Trocava a lente e a vinheta sumia. Descobri que era o parassol acoplado errado (coisa de principiante descuidado, no meu caso).
Se você tem certeza que sem o parassol também tem vinheta e que trocando a lente a vinheta desaparece, sua lente está com algum problema interno. Minha sugestão: leve-a até uma assistência para diagnóstico e orçamento; valerá a pena.
Na Portssar (São Paulo) você ainda ganha  a calibração da lente.

Boa noite jovem Carlos. Conforme os colegas responderam, não se trata de um defeito, mas um problema comum nas lentes que se corrige na própria câmera ou no Lightroom  :ok:

Diel Fotografia

• Conhecendo
  • *
Resposta #9 Online: 08 de Outubro de 2022, 22:47:51
É normal mesmo. O que estranhei foi aquele vazamento de luz no alto na foto em 24mm.

Boa noite! Aquela luz é o reflexo da lâmpada na parede, pois a tinta é semibrilho :D😅

Diel Fotografia

• Conhecendo
  • *
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2022, 00:03:01
Boa noite. Agora deu ruim. A lente está dando ruído alto ininterrupto que só para, ligando o IS. não foca no manual e no automático o ruído volta. Santo Deus!  :eek:

Fiz até um vídeo:

Diel Fotografia

• Conhecendo
  • *
Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2022, 07:44:25
Alguém já passou por este problema nela e teve que se desfazer de quanto$$$$$?  :D

#muitotristonho :(

Lindsay

• Trade Count: (19)
  • Referência
Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2022, 09:23:22
Manda pra assistência, é defeito mesmo.  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2022, 12:08:04
Meu nobre, boa noite! Gratidão pela explicação! Eu agora estou de boa.  :clap:

Nuna tinha reparado nisso, pois usava a cropada e agora com a 5D MK ii e essa lente apareceu! Mas aprendi agora 😁

Meu amigo não sei se sua 24-105 F4L é a primeira versão. Eu tive a primeira versão e adorava ela. Acho uma lente muito boa; a qualidade ótica chega muito próximo de algumas primes intermediárias da Canon. Toda lente vinheta em abertura máxima no Fullframe, evidente se vc usar num corpo APSC essa lente , quase não vai sentir isso. Mas é corrigivel facilmente.

Outra coisa: recomendo que não use filtro UV; salvo se for de boa qualidade. E vc perdeu  parasol da lente? Recomendo fortemente usar o parasol, não por questão de flare , mas por questão de preservar o elemento frontal. Essa lente já vem com o parasol de fábrica, mas acredito que no Aliexpress vc deva encontrar algum genérico compatível.

Diel Fotografia

• Conhecendo
  • *
Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2022, 22:29:56
Manda pra assistência, é defeito mesmo.  :ok:

Apois, é o jeito :D