Autor Tópico: Canon R6 + RF 100-500mm  (Lida 2325 vezes)

rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #60 Online: 30 de Abril de 2024, 14:28:47
Se o filtro uv for muito ruim deve mudar.

Mas se funcionar pensa só.... é o fim do mundo ter que colocar um vidro tosco na frente de uma lente com qualidade ótica excelente para escapar do Moiré...

Estou aqui incorformado com essa aberração. :aua:

Eu gostaria que fosse um problema na lente, mandaria para assistência para resolver ou trocar por outra....  mas com a lente não deve ter nenhum problema...
« Última modificação: 30 de Abril de 2024, 14:33:15 por rascher »
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #61 Online: 30 de Abril de 2024, 15:48:20
Moiré é um fenômeno físico natural, não é causado por lentes ou câmeras com defeito.

Para toda combinação de câmera + lente, vai existir um padrão no universo que vai causar moiré rsrsrs




Nessa imagem temos Canon R5 e Nikon Z7 com moiré, e até a Sony de 60MP tem um pouco de Moiré ali.

Mas a R6 não tem Moiré, por quê?

A R6 nem "enxerga" a textura, logo não tem Moiré.

E para terminar de complicar, encontrei esse cara dizendo que Moiré é visível a olho nu e muito frequente em algumas espécies de pássaros:
https://digitalbirdphotography.com/11.6.html
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #62 Online: 30 de Abril de 2024, 15:54:02



Achei interessante colocar a Fuji GFX com seus 100MP em MF, surreal a diferença de detalhe :eek:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.571
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #63 Online: 30 de Abril de 2024, 16:12:26


Achei interessante colocar a Fuji GFX com seus 100MP em MF, surreal a diferença de detalhe :eek:

Mais fácil medir pela densidade de pixels. O da GFX-100 tem pixel de 3.76 microns, e a Z7/R5 estão pelos 4.35. A GFX-100 vai resolver melhor detalhe. O próximo "posto" seria do pixel de 2.9 microns, mas não sei se já tem câmera de uso geral com esta densidade. Pra astrofoto, já tem, mas usa sensor pequeno.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.314
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 30 de Abril de 2024, 16:12:29
Achei interessante colocar a Fuji GFX com seus 100MP em MF, surreal a diferença de detalhe :eek:
Foi o que mais me surpreendeu.  :shock:


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #65 Online: 30 de Abril de 2024, 17:05:12
Neste link - https://www.dpreview.com/forums/post/64937922?image=0}

A pessoa usou um tal de adobe Enhanced Raw e o moiré desapareceu inclusive também eliminou a maior parte do aliasing da grade.

Vou testar pra ver como fica....
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #66 Online: 30 de Abril de 2024, 18:16:15
Mais fácil medir pela densidade de pixels. O da GFX-100 tem pixel de 3.76 microns, e a Z7/R5 estão pelos 4.35. A GFX-100 vai resolver melhor detalhe. O próximo "posto" seria do pixel de 2.9 microns, mas não sei se já tem câmera de uso geral com esta densidade. Pra astrofoto, já tem, mas usa sensor pequeno.

Não sei..... Aps-c ganha nesse quesito de densidade de pixels em cima da maioria das FF.
mas na prática não vejo mais resolução de detalhes.....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.571
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #67 Online: 30 de Abril de 2024, 23:41:49
Não sei..... Aps-c ganha nesse quesito de densidade de pixels em cima da maioria das FF.
mas na prática não vejo mais resolução de detalhes.....

Veja que uma câmera com sensor cortado do tamanho da imagem que vc postou, com a mesma densidade de pixels, com a mesma lente da GFX-100 daria o mesmo resutado da GFX-100, só que cortado. Tem vários fatores a levar em conta. Vc disse lá em cima:

Moiré é um fenômeno físico natural, não é causado por lentes ou câmeras com defeito.

Para toda combinação de câmera + lente, vai existir um padrão no universo que vai causar moiré rsrsrs

Correto! Mas vai depender do padrão a ser fotografado. Padrões em escala humana tendem a dar menos moiré se a densidade de pixels for maior. Pode ser que em torno de 3 micron seja o suficiente pra não ter moiré em quase nada que a Humanidade fotografa.


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #68 Online: 01 de Maio de 2024, 14:13:44
Passei a manhã desta quarta-feira realizando os testes com aberturas 8,9,10,11,13. Logo mais vou descarregar e verificar as imagens. Foram feitos os testes com as mesmas aves e no mesmo ambiente que as imagens anteriores aqui postadas.

Mais tarde dou notícias sobre o moiré com as fotos de hoje.
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #69 Online: 01 de Maio de 2024, 18:48:23
O problema continua em qualquer abertura das testadas 8,9,10,11,13,14. Engraçado que o moiré aparece mais na pena de cor cinza. Em outras aves o problema não aparece, quando aparece é algo muito sutil e pontual.

Não sei o que vou fazer agora...

Penso em vender a R6 e comprar outro corpo.... Esperando que esse problema não aconteça tão forte assim...

Frustração total !
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.803
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #70 Online: 01 de Maio de 2024, 20:11:57

Não sei o que vou fazer agora...


Você não conhece ninguém que tenha essa lente para você testar com sua R6?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #71 Online: 01 de Maio de 2024, 20:26:16
Você não conhece ninguém que tenha essa lente para você testar com sua R6?

Não conheço ninguém infelizmente....

Você acha que pode ser problema na lente?

O Duro é se eu trocar de corpo pegar uma R5 ou esperar a R5 MK2 e o problema continuar.... Esse é meu medo
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #72 Online: 02 de Maio de 2024, 09:03:45
Usando o Camera Raw do photoshop, foi possível remover grande parte do moiré, mas aí eu não consigo usar o Topaz Photo AI por exemplo, porque deve-se usar nele o arquivo RAW e depois que passa pelo Camera Raw ele gera um arquivo com outro formato. Aplicar o sharp pelo photoshop fica bem inferior ao Topaz Photo AI.

Usando o Topaz Photo AI ele elimina somente as cores do moiré mas as linhas produzidas por ele continuam e essas linhas são afetadas pelo Sharpen do Topaz Photo AI deixando a imagem bem feia....

Não tem por onde escapar....
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #73 Online: 02 de Maio de 2024, 09:09:14
Topaz sempre trabalhou com jpg, mudou e agora é só raw?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rascher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @rodrigorascher
Resposta #74 Online: 02 de Maio de 2024, 09:16:55
Topaz sempre trabalhou com jpg, mudou e agora é só raw?

Da para usar DNG, JPG mas a qualidade do resultado fica horrível comparado a você usar o RAW direto... Acredito que ele precise e seja mais eficiente usando o arquivo bruto para aplicar o denoise e sharpen.
Fotografo aves com lente fixa 50mm. É impossível ? NÃO !