Autor Tópico: Vai trocar sua lente adaptada af por nativa?  (Lida 1055 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.469
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Maio de 2024, 17:51:03
É isso, você que usa Canon R e lentes EF, Nikon Z com lentes F, Sony, Fuji etc

Quem já trocou, qual foi o motivo?
Se não vai trocar, diga o por que?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.632
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2024, 19:57:49
As Fuji já começaram com ML, então ainda estão no padrão nativo. Ainda assim, poder-se-ia separar entre lentes antes dos 40Mp e depois. Isso porque a própria Fuji disse que algumas lentes não são capazes de resolver os 40Mp. Neste caso, a pergunta em relação à Fuji tamvez fosse outra.

Respondendo minha própria pergunta, vou me segurar o tanto quanto possível nos 26Mp, também pra manter ao máximo minhas lentes atuais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2024, 20:36:24
As Fuji já começaram com ML, então ainda estão no padrão nativo. Ainda assim, poder-se-ia separar entre lentes antes dos 40Mp e depois. Isso porque a própria Fuji disse que algumas lentes não são capazes de resolver os 40Mp. Neste caso, a pergunta em relação à Fuji tamvez fosse outra.

Respondendo minha própria pergunta, vou me segurar o tanto quanto possível nos 26Mp, também pra manter ao máximo minhas lentes atuais.

Suas fotos não vão ficar ruins porque as lentes não resolvem 40mp  :assobi:

Inclusive cai num tópico muito bom do fuji rumors sobre isso.

Praticamente todas as lentes fuji resolvem mais de 26mp.

Ou seja, tem vantagem em migrar para 40mp com as mesmas lentes.


Eu não sei o que vou fazer com minhas lentes EF FF.

Fui pro ef-m como pit-stop mas sinceramente hoje poderia ir tanto pra Fuji como pra Sony, especialmente se eu ficar em aps-c.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2024, 21:26:35
Cara aqui eu uso MUITO lentes manuais e não tenho do que reclamar.
Tenho várias nativas tambem, basicamente para três sistemas: Sony A e E, Pentax e Sigma.

O problema é saber escolher e encontrar as lentes escolhidas em boas condições e por um preço razoável.

No caso das Pentax K5-II e K3-II (APS-C 16MP e 24MP respectivamente), uso basicamente para brincar com Astrofotografia e isso exige ótica boa.
Não vai ser uma Takumar 133 ou 200 mm de rosca que vai resolver... Uso nelas a Sigma 18-35 1.8 ART para campo amplo e basicamente uma Tamron SP 200mm F2.8 manual que dá e sobra em qualidade ótica. E olha que astrofotografia não é pouco exigente. Nada do nível do Felipe mas já sairam coisas muito boas.

Para uso geral nas Pentax, uso mais as AF modernas do sistema, as DA Limited, são soberbas, minúsculas (e caras pra caramba).

No caso Sony, tenho um balaio de gatos aqui, mas todas de 24MP para cima. A7-III, A7R, A6300, A900.
Nesse caso, optei deliberadamente por ter somente algumas objetivas nativas AF, embora tenha testado um montão delas, inclusive lentes de 30 mil reais.
Das AF Sony E-mount, tenho as zooms do kit, a terrivel SEL2870 porque veio junto com uma A7-II que tive, uma SEL2860 que é bem honesta e tres Samyang (18/2.8,24/2.8 e 45 T1.5). Para o meu uso, quando quero uma lente AF pego o conjunto que é barato e me serve perfeitamente. Já testei outras muito mais caras como as Batis, Touit, zeiss ZA 24-70 F4, algumas da série G e outras mais. São ótimas e tal, mas de maneira alguma minha fotografia melhoraria a ponto de justificar o investimento.

As manuais que costumo usar nas Sony E-mount são normalmente Zeiss ou Minolta MD e as que tenho tem performance ótica tão boa ou até melhor do que várias Sony G ou Zeiss ZA, a exemplo da Minolta MD 135mm F2 e a MD 17mm F4. Mas não me incomodo de usar foco manual, em muitas situações até prefiro. Resolvem facilmente o sensor de 36 MP da A7R

O único sistema em que só uso lentes nativas é o Sony A-Mount , especificamente na A900, full frame de 24 MP, tenho uma Sony G 70-400 SSM toda fungada que comprei do Pope e que é um absurdo de boa. Uso na A7 tambem com um adaptador eletronico da Sony. Todas as outras lentes que uso na A900 são Minolta AF (catadas a dedo e com resolução de sobra)

Claro que se pegar uma Helios-44 não vai resolver nem 16 MP direito. Tem que ter bom-senso

Dá para usar quase todas as lentes EF e EF-S nas Sony E-mount se usar um adaptador eletronico decente. O Sigma MC11 funciona perfeitamente, mas obviamente o AF não é tão ágil (o que não me afeta).


Examplos de casamentos "estranhos" que uso:


Sigma Art 30mm F1.4 (SA-mount !) na A73/A7R/A6300 com adaptador eletronico AF Sigma MC11-SA
Minolta AF 100mm 2.8 Macro na A73/A7R/A6300 com adaptador eletronico Sony AF LA-EA4, combinação que mata a pau, melhor que a Canon 100/2.8 L Macro
Canon EF 40mm STM na A73/A7R/A6300 com adaptador eletronico AF Sigma MC11-EF
Minolta MD 17/4 na A73/A7R/A6300, manual... Até hoje não vi uma UGA melhor para full-frame

Não vou me desfazer das manuais "top" nem a pau, simplesmente porque teria que investir uma fortuna para substituir pelas nativas.
Novamente, são lentes que selecionei ao longo dos anos entre as melhores.

Mas se a prioridade for AF ou outra coisa que só as nativas tem, aí é outro papo. Cada um tem as suas necessidades.








YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.469
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2024, 11:30:54
Pois é, a Fuji nasceu ML mas tem alguns adaptadores, não? Objetivas Canon e Nikon funcionam com af, certo?
Seria o caso de algum usuário ter migrado das citadas para a Fuji e manter alguma lente adaptando.


Falando sobre mim, não possuo lente nativa Z mount. Tenho apenas F mount e uso com adaptador FTZ.
Uma que ainda tenho Dslr, sendo meu backup e as vezes utilizo.
Mas tenho vontade de comprar objetiva Z, pois fica mais equilibrado no corpo,  mais nitidez, af melhor, GA é muito melhor resolvida . Enfim, é de fato melhor mas o que pega é valor alto, infelizmente.
« Última modificação: 23 de Maio de 2024, 11:31:17 por YP »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.005
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2024, 11:35:19
Pois é, a Fuji nasceu ML mas tem alguns adaptadores, não? Objetivas Canon e Nikon funcionam com af, certo?
Seria o caso de algum usuário ter migrado das citadas para a Fuji e manter alguma lente adaptando.


Falando sobre mim, não possuo lente nativa Z mount. Tenho apenas F mount e uso com adaptador FTZ.
Uma que ainda tenho Dslr, sendo meu backup e as vezes utilizo.
Mas tenho vontade de comprar objetiva Z, pois fica mais equilibrado no corpo,  mais nitidez, af melhor, GA é muito melhor resolvida . Enfim, é de fato melhor mas o que pega é valor alto, infelizmente.

Eu mesmo tenho Nikon Z e não tendo nenhuma Nikon F, comprei a 50mm 1.8G pra usar adaptada e a 300mm f4 PF. Tô de olho na 500mm 5 6 PF, mas vai depender de valores.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.632
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2024, 11:52:59
Pois é, a Fuji nasceu ML mas tem alguns adaptadores, não? Objetivas Canon e Nikon funcionam com af, certo?
Seria o caso de algum usuário ter migrado das citadas para a Fuji e manter alguma lente adaptando.


Falando sobre mim, não possuo lente nativa Z mount. Tenho apenas F mount e uso com adaptador FTZ.
Uma que ainda tenho Dslr, sendo meu backup e as vezes utilizo.
Mas tenho vontade de comprar objetiva Z, pois fica mais equilibrado no corpo,  mais nitidez, af melhor, GA é muito melhor resolvida . Enfim, é de fato melhor mas o que pega é valor alto, infelizmente.

Novamente, falando das Fuji, somente as mais modernas (a partir da X-T3) os adaptadores de outras marcas funcionam 100%. Eu tinha um adaptador pra Canon EF, e em AF-S funcionava bem. Porém em AF-C, ficava somente caçando foco sem chegar a lugar nenhum. Acabei devolvendo tudo.

Talvez, se eu tivesse lentes de outro sistema, consideraria comprar uma câmera mais nova. Mas trocar de câmera pra usar lente adaptada não faz muito sentido, pelo menos pra mim. 


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2024, 15:08:01
Viajei na maionese...     :doh:

Agora entendi que estavam falando de coisas tipo Canon EF p/ R  ou NIkon F p/ Z, autofoco...

No meu caso, uso algumas AF Canon EF, Sigma SA e Minolta A na Sony A7, tudo com AF.
Não vejo necessidade urgente de troca ou algo que me incomode a ponto de ter que fazer.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.888
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2024, 15:20:40
Tenho apenas F mount e uso com adaptador FTZ.
Uma que ainda tenho Dslr, sendo meu backup e as vezes utilizo.

Acho que esse é um momento complexo na transição: trocar uma lente F para Z e não ficar sem a possibilidade de um corpo de backup para usar a lente. Ai tem de pensar bem. Ou esperar mais para trocar o segundo corpo e atualizar a lente. :ponder:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2024, 15:46:53
Uma coisa que me incomodou na época que tive Canon..

Eu adorava a EF 24-105 STM IS f3.5-5.6 , uma lente com uma qualidade ótica invejável pelo preço.

Quando lançaram a versão para mirrorless, a Rf 24-105mm F/4-7.1 Is Stm foi uma decepção porque cá entre nós F7.1 no lado tele chega a ser ofensivo, além da qualidade ótica ser inferior. O jeito foi mesmo usar a antiga com o adaptador e funcionava muito bem.

Outra coisa similar aconteceu comigo com a Sony A7... A lente do kit era a SEL2870 que eu muito detesto, só que na época a única opcão que a sony tinha era a Zeiss ZA 24-70 F4 que custava muito, muito mais. O que me salvou foi uma Canon EF 24-85 USM com o adaptador MC11, mas isso já é considerado muito "não nativo". Depois comprei um adaptador AF da Sony para usar uma A-Mount Minolta 24-85 que apesar de ter 40 anos destruia a SEL2870 e chegava muito perto da Zeiss...  Falando em Zeiss, a ZA 24-70 F2.8 para A-Mount está no mercado mais barata do que a equivalente F4 e-mount.

Então não vejo muito sentido em sair correndo feito um desesperado atrás das nativas. Tem muitas lentes Tamron, Sigma para DSLR bem mais em conta do que as equivalentes ML. E as vezes nem tem equivalente.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.469
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2024, 16:00:50
Uma coisa que me incomodou na época que tive Canon..

Eu adorava a EF 24-105 STM IS f3.5-5.6 , uma lente com uma qualidade ótica invejável pelo preço.

Quando lançaram a versão para mirrorless, a Rf 24-105mm F/4-7.1 Is Stm foi uma decepção porque cá entre nós F7.1 no lado tele chega a ser ofensivo, além da qualidade ótica ser inferior. O jeito foi mesmo usar a antiga com o adaptador e funcionava muito bem.

Outra coisa similar aconteceu comigo com a Sony A7... A lente do kit era a SEL2870 que eu muito detesto, só que na época a única opcão que a sony tinha era a Zeiss ZA 24-70 F4 que custava muito, muito mais. O que me salvou foi uma Canon EF 24-85 USM com o adaptador MC11, mas isso já é considerado muito "não nativo". Depois comprei um adaptador AF da Sony para usar uma A-Mount Minolta 24-85 que apesar de ter 40 anos destruia a SEL2870 e chegava muito perto da Zeiss...  Falando em Zeiss, a ZA 24-70 F2.8 para A-Mount está no mercado mais barata do que a equivalente F4 e-mount.

Então não vejo muito sentido em sair correndo feito um desesperado atrás das nativas. Tem muitas lentes Tamron, Sigma para DSLR bem mais em conta do que as equivalentes ML. E as vezes nem tem equivalente.
Esse adaptador da Sony tem o motor de foco integrado?
Coisa que a Nikon não fez com as lentes AF-D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2024, 16:22:26
Sim, tem.

O meu é o LA-EA4 que pega todas as objetivas, inclusive as antigas Minolta AF sem motor na lente. Pega tambem as Sony com motor.

https://www.sony.pt/electronics/conversores-adaptadores-montagem/la-ea4

Tem um modelo mais novo, menor, mas que só pega as da Sony, não faz AF com as Minolta AF antigas.

https://electronics.sony.com/imaging/imaging-accessories/imaging-lens-accessories/p/laea5

Tem outras coisas bem interessantes para Sony:

https://www.monsteradapter.com/products/la-ke1-pentax-k-mount-lenses-to-sony-e-mount-cameras-adapter
https://www.monsteradapter.com/products/la-fe2-nikon-f-mount-lenses-to-sony-e-mount-cameras-adapter-with-af-motor-built-in


Com os adaptadores AF corretos as Sony E-mount podem usar Nikon AF, Pentax AF, Sigma SA, Canon EF e EF-S
« Última modificação: 23 de Maio de 2024, 16:27:55 por AFShalders »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2024, 17:07:34
Pois é, a Fuji nasceu ML mas tem alguns adaptadores, não? Objetivas Canon e Nikon funcionam com af, certo?
Seria o caso de algum usuário ter migrado das citadas para a Fuji e manter alguma lente adaptando.


Falando sobre mim, não possuo lente nativa Z mount. Tenho apenas F mount e uso com adaptador FTZ.
Uma que ainda tenho Dslr, sendo meu backup e as vezes utilizo.
Mas tenho vontade de comprar objetiva Z, pois fica mais equilibrado no corpo,  mais nitidez, af melhor, GA é muito melhor resolvida . Enfim, é de fato melhor mas o que pega é valor alto, infelizmente.

Nas suas relações de trabalho,na fotografia de casamento,, você não tem amigos colegas que usam Nikon ou Canon, que possam lhe responder dentro do contexto apropriado? Por mais que se tente ajudar, situações, necessidades diferentes. Apesar disso. O que o André disse me parece uma boa.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.005
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Maio de 2024, 21:06:59
Acho super válido se o preço for convidativo pegar lentes diferentes do Mount. Aliás, cada vez mais vai pro desuso essa questão de mounts nativos, tem adaptador até pra usa lentes Sony FE e Canon RF em câmeras Nikon Z e pelo que vi em reviews, funciona muito bem.

Obviamente você não precisa ter TODAS suas lentes adaptadas, mas eu fotógrafo aves com uma Nikkor 300mm f/4 + TC 2x e funciona super bem. Então não vejo la muitos problemas em aproveitar oportunidades e usar tudo que possa a seu favor.
« Última modificação: 24 de Maio de 2024, 21:08:56 por cfcsosa »


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 25 de Maio de 2024, 05:51:47
Sem atender  o contexto específico do consumidor, esse discurso apenas benefícia vendas.