Autor Tópico: Lentes para FZ15 , existe ?  (Lida 1332 vezes)

Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Online: 24 de Março de 2007, 09:18:06
possuo um panasonic fz15 e gostaria de saber se existem lentes para ela.....
LENTES nao seria o termo certo... pois ela não é cambiavel, possui uma anel com rosca

só encontrei em um site gringo algumas lentes macros (estou a procura dessas)....

mais não sei marcas boas...... e se tem no Brasil !!!


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #1 Online: 24 de Março de 2007, 13:07:23
Olá,

existe lentes que se adpatam na Fz15, a marca mais conhecida é a Tokina, no Brasil não é fácil achar essas lentes, o mais fácil são os filtros, como citou macro, pode usar filtros close-up que ajudam bem, porém qto as lentes, seria legal vc sempre dar uma pesquisada no Mercado Livre e se for de Sampa, dar uma caminhada na rua 7 de Abril e na Conselhereiro Crispiniano, lá tem várias lojas quem sabe vc pode achar por lá ...
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


astronauta

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 350
Resposta #2 Online: 26 de Março de 2007, 11:30:08
nao se esqueça que a perda de qualidade é gritante ... caso queira começar a trocar de lentes é melhor partir para uma dslr usada e mais barata ...





Seymor

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
Resposta #3 Online: 26 de Março de 2007, 12:15:00
Citar
possuo um panasonic fz15 e gostaria de saber se existem lentes para ela.....
LENTES nao seria o termo certo... pois ela não é cambiavel, possui uma anel com rosca

só encontrei em um site gringo algumas lentes macros (estou a procura dessas)....

mais não sei marcas boas...... e se tem no Brasil !!!
Você pode acoplar filtros à FZ-15, mas não recomendo fazer diretamente na rosca  :doh: do adaptador do para-sol, por dois motivos:

1. Filtros de 72mm são caros.
2. A distância entre a lente e o filtro, devido ao comprimento  :doh: do adaptador causa problemas na imagem (não lembro se era flare, vinhetagem ou reflexo no próprio tubo).

A solução: comprar um adaptador de filtros, que deixe o filtro bem rente à lente. No ebay tem aos montes.

Filtros mais comuns para digitais: polarizador, close-up, ND e cross-screen.

Há, também, lentes grande angulares (diminui a distância focal mínima) e teleconversoras (aumenta a distância focal máxima). Procure o review da FZ-20 (irmã menor da FZ-15) no dcresource.com para uma lista.

Quanto à qualidade da imagem gerada, não tenho conhecimento.

 :thmbup:  


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #4 Online: 28 de Março de 2007, 09:40:20
Nigazz... vlw eu tinha encontrado alguns filtros em sites gringos e infelizmente nao sou de sampa !

astronauta.... por enqnto esta meio fora de mão a compra de um dslr

seymor.... hm deixa eu ver se entendi... então não deve acoplar na base do para-sol ? mais sim direito na boca da lente ?

se for isso eu possuo ja o adaptador para ficar bem proximo a lente.... !

vou dar uma procurada...... orbigado por tudo !

 


faltz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #5 Online: 29 de Março de 2007, 13:47:13
Citar
Nigazz... vlw eu tinha encontrado alguns filtros em sites gringos e infelizmente nao sou de sampa !

astronauta.... por enqnto esta meio fora de mão a compra de um dslr

seymor.... hm deixa eu ver se entendi... então não deve acoplar na base do para-sol ? mais sim direito na boca da lente ?

se for isso eu possuo ja o adaptador para ficar bem proximo a lente.... !

vou dar uma procurada...... orbigado por tudo !
O problema é que a rosca do tubo da FZ15, se não me engano é 62mm, senão as wide e teles da Olympus de 55mm serviriam - são bem mais baratas que as Panasonic.

Tenho as Olympus WCON70 (wide) e TCON70 (tele), além da macro A-Life Size originalmente produzida para as Olympus IS de filme, e as uso em minha Panasonic FZ30.

Nesse site, http://www.cs.mtu.edu/~shene/DigiCam/ , tem tudo sobre lentes conversoras para Panasonic - o autor tem uma FZ10 (usa tubo adaptador como a sua) e uma FZ30.


Diogo Figueira

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo
    • 2Afora
Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2007, 14:18:55
é eu possuo um adaptador mais preciso ver agora qual o tamanho dele...
muito interessante esse site

aonde consigo tele/wide tanto da Olympus como da Panasonic ?

estava vendo la que com as roscas é possivel adaptar tb da sony