Um software que eu uso para edição de imagens, que considero bom para edição em JPEG é o Gimp. A versão para Windows já é bem estável (não foi sempre assim). Não sei se ele tem algum plugin para abrir raw, mas no site da Nikon acho que você encontra o software que precisa gratuitamente. O Nikon View se eu não me engano abre RAW.
Francisco,
Acabei de baixar o Gimp e achei bem completinho, gostei bastante....muito obrigado.:thmbup:
A única coisa é que eu achei a qualidade em adição de saturação inferior ao Photofiltre, veja abaixo a diferença entre as duas imagens. Eu fiz uma série de testes e em algumas situações me parece que ocorre erros muito grandes na saturação. Você já notou isso?

Além disso eu fui buscar uma versão mais atualizada do Photofiltre (
www.photofiltre.com) e na versão 8, temos a possibilidade de conversão de RAW de uma série grande de CAMs, inclusive os NEFs.
O Photofiltre é relativamente simples, mas tem boas funções e uma boa qualidade no sharp e saturação.
Por acaso alguém daqui do forum também utiliza o Photofiltre? Alguém já fez comparações entre estes softwares free?
Nigazz,
Obrigado pela dica, vou tentar testar alguns destes que você indicou, mas sinceramente eu gostaria que alguém já tivesse feito este teste. :thmbup: