Autor Tópico: Tabela de exposição sem fotômetro  (Lida 3614 vezes)

duartepictures

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 22 de Maio de 2007, 05:57:33
Pessoal, se alguém puder me ajudar!!! Vi, há muitos anos uma tabela de exposição para máquinas fotográficas SRL's na revista "Mecânica Popular, em que se utilizava um sistema de passos. e comecei a fotografar a partir dali. Entretanto tenho tentado achar esta tabela de exposição básica (Abertura x Velocidade) em relação a determinada ISO. Por exemplo:
Em dia de sol claro, utilizando-se um filme (ou máquina digital regulada para ISO 100) a seguinte exposição básica:

f: 11 - 1/250

Logicamente pode-se alterar , tanto a velocidade quanto a quantidade de luz, segundo as necessidades e objetivos do fotógrafo.

Gostaria de saber se alguém tem uma tabela com todas as ISO, em que se encontre a exposição básica para cada uma delas.

Abraço a todos

 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2007, 08:07:56
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2007, 08:44:59
O ideal é aprender a expor com o fotômetro mesmo, essa técnica que vc está falando é antigona, de quando ainda não se tinha fotômetro e se trabalhava por estimativa hehehe, mas tenta uma busca por Sunny 16.
« Última modificação: 22 de Maio de 2007, 08:46:25 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2007, 23:56:49
Citar
Pessoal, se alguém puder me ajudar!!! Vi, há muitos anos uma tabela de exposição para máquinas fotográficas SRL's na revista "Mecânica Popular, em que se utilizava um sistema de passos. e comecei a fotografar a partir dali. Entretanto tenho tentado achar esta tabela de exposição básica (Abertura x Velocidade) em relação a determinada ISO. Por exemplo:
Em dia de sol claro, utilizando-se um filme (ou máquina digital regulada para ISO 100) a seguinte exposição básica:

f: 11 - 1/250

Logicamente pode-se alterar , tanto a velocidade quanto a quantidade de luz, segundo as necessidades e objetivos do fotógrafo.

Gostaria de saber se alguém tem uma tabela com todas as ISO, em que se encontre a exposição básica para cada uma delas.

Abraço a todos
Oi,

acho que o que você estava buscando é uma tabela de EV - Exposure Values/Valores de Exposição. Neste link você tem um documento muito bom sobre ela, vale uma olhada:

http://cmc.ihmc.us/papers/cmc2004-256.pdf

Tudo bem que ela é antiga, mas conhecimento nunca é demais e ela tem a sua utilidade: caso o fotômetro da sua máquina pife ou a bateria acabe (se você estiver usando uma máquina mecânica), você não fica sem fotografar.

Abraços,

José Azevedo