Autor Tópico: Contraste das lentes  (Lida 2372 vezes)

mascarenhasbh

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Online: 12 de Setembro de 2007, 13:43:51
É muito comum ver a galera comentar sobre nitidez , CA , vinheta etc. E como tenho pouco experiencia com lentes de Top de linha, gostaria de ver as diferenças de contraste entre algumas lentes. Muita gente fala q lente fixa é contraste é bem mais bonito.... Tem algum site que mostra uma mesma composiçao só que com lentes diferentes? (ex tipo zoom x fixa , e mesmas configuraçoes de abertura e distancia focal)


Leo Terra

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Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2007, 17:51:04
Mascarenhas, basicamente contraste e nitides em lentes estão intimamente ligados, por isso que quando se discute nitidez torna-se desnecessário discutir contrastes, na verdade a melhor técnica de medir nitidez em lentes consiste exatamente em medir contrastes. :) As fixas costumam ter uma boa nitidez por um custo bastante reduzido, já as Zoom com boa nitidez (e por conseqüência um bom contraste), costumam custar muito mais caro do que suas equivalentes fixas, então o correto é afirmar que no mesmo intervalo de preço as fixas realmente apresentam melhor nitidez e contrastes do que as Zoom, mas quando consideramos lentes zoom mais sofisticadas as coisas tendem a se tornar mais emparelhadas.
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mascarenhasbh

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Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2007, 21:48:01
entendi... =] obrigado mais uma vez.


Ivan de Almeida

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Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2007, 08:10:49
Eu acho que o Leo não abordou completamente o assunto. Embora a resolução seja exatamente a capacidade de contrastar coisas muito próximas, o contraste das lentes tem outros aspectos que talvez sejam mais aqueles referentes à pergunta.

Uma das coisas que não gosto em lentes é serem muito contrastadas. Lentes muito contrastadas, quando você expõe corretamente para as altas luzes, fazem as baixas luzes ficarem muito escuras e colapsarem. Podemos dizer que uma lente de muito contraste caracteriza-se pala transição dura das altas para as baixas luzes, e, principalmente, pelo fechamento das baixas luzes. Evidentemente uma lente de muito contraste se sairá bem em um teste de freqüência do tipo MTF, mas nas situações reais isso custará baixas luzes muito fechadas, com pouca legibilidade.

Por isso esses testes que reduzem o desempenho de uma lente a uma medida única terminam não sendo tão úteis, ou melhor, são úteis, é claro, mas não podem ser tomados como únicos que definem a qualidade de uma lente.

Um amigo postou uma foto de uma Nikkor 105mm em um fórum. Eu olhei a foto e observei a beleza da transcrição das luzes baixas somada à preservação das altas. Ele respondeu-me em PVT que era exatamente isso o que desejava mostrar, mas surpreendeu-se por não ter nenhuma outra avaliação do mesmo gênero. Por que? Porque uma grande parte das pessoas julga as lentes por características que podem ser convertidas em números, e elas têm a ilusão de isso corresponder a um julgamento objetivo quando tão somente é um julgamento parcial, tão objetivo quanto parcial. Provavelmente essas características também podem ser convertidas em múmeros, não é esse o problema, mas sim que as análises em geral são feitas APENAS para as coisas já quantificadas, ao meu ver, deixando escapar coisas mais importantes até.

Usando várias lentes, é bastante evidente que algumas transcrevem melhor as baixas luzes. Entre as que tenho, transcrevem bem as baixas luzes a CZJ Tessar 50mm, a Mir 1v 37mm,  a lente da Canonet 17 que transcreve lindamente as baixas luzes, a Jupiter 8 da Kiev 4. Transcrever melhor significa deixá-las mais legíveis, deixá-las com distinções entre os tons, com distinção de detalhes, etc. Já a MC Mir 20M é dura em contraste, a Meyer Lydith 30mm um pouco dura, e outras são médias.

Para ilustrar o que digo, vejam esta foto da Mir 1v...



Podemos ler perfeitamente as áreas de sombra.

Agora vejam esta da MC Mir 20M, como as baixas luzes são fechadas.



E estas da Canonet 17 (em filme, por isso já diferentes um pouco)





Podemos observar em todas essas as baixas luzes são legíveis e fazem parte da cena.

Agora, vejam esta da MIr 20M, também em filme. Observem como as baixas luzes são fechadas.



Resumindo; além da capacidade de contrastar micro detalhes, que é extremamente importante, é claro, e que é bem traduzida por gráficos MTF, há uma transcrição das luzes que é também contraste de cena, e para mim é um a fator importantíssimo. Eu gosto de lentes pouco contrastadas no sentido que apontei aqui.

« Última modificação: 13 de Setembro de 2007, 08:25:57 por Ivan de Almeida »


Leandro Federsoni

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Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2007, 08:43:28
Ivan,

Excelente colocação.

Obrigado




mascarenhasbh

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Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2007, 10:12:34
legal ivan =) era isso minha duvida , tem lentes q as imagens saem mais contrastadas , duras , e outras mais suaves... gostei das fotos e da explicaçao! obrigado. =]


Leo Terra

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Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2007, 11:31:26
No caso quanto menor o contraste menor será também a nitidez, porque a falta de contraste nas lentes se dá por invasão de luz periférica, então é uma faca de dois gumes, se você tem maior contraste tem maior nitidez, se tem menor contraste tem menor nitidez, exatamente por conta das transições serem menos evidentes é que é proporcionada essa impressão dada pelo Ivan, não que a luz dura seja mais dura, na verdade a transição torna isos mais suave (assim como o que ocorre com a própria luz suave), portanto não espere nitidez de uma lente pouco contrastada porque não terá.
Leo Terra

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bjp77

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Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2018, 14:59:38
Ressuscitando o tópico, alguém tem essas fotos que Ivan de Almeida havia postado ?
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eduedmais

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Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2018, 16:33:29
Ressuscitando o tópico, alguém tem essas fotos que Ivan de Almeida havia postado ?
Eu também fiquei curioso!
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bjp77

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Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2018, 17:19:21
Também estou curioso pra brincar com a lente Mir 1 37mm e a Júpiter 8.
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Ernesto

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Resposta #10 Online: 18 de Setembro de 2018, 18:57:41
As lentes de alto contraste tinham deixado de ser fabricadas quando o filme colorido chegou




Mas, hoje em dia é mais fácil testar isso
Coloque uma Nikon ao lado de uma Fuji (fotometre em uma e cópia a exposição na outra...depois footmetre na outra e copie a exposição na primeira)


Fotografe uma pessoa idosa (rugas e olheiras) dentro de um local fechado com luz artificial normal e sem Flash

A lente Fuji terá mais contraste (ressalta rugas e olheiras)


Ou...foto em P&B de uma rua ao por-do-Sol com bastante sombras


Qq lente boa da era P&B tem alto contraste

Ela de fato cai para o preto mais rápido, perdendo detalhes em cenas de alto DR.


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« Última modificação: 18 de Setembro de 2018, 19:01:57 por Ernesto »
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Ernesto

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Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2018, 19:05:33
As lentes de alto contraste tinham deixado de ser fabricadas quando o filme colorido chegou




Mas, hoje em dia é mais fácil testar isso
Coloque uma Nikon ao lado de uma Fuji (fotometre em uma e cópia a exposição na outra...depois footmetre na outra e copie a exposição na primeira)


Fotografe uma pessoa idosa (rugas e olheiras) dentro de um local fechado com luz artificial normal e sem Flash

A lente Fuji terá mais contraste (ressalta rugas e olheiras)


Ou...foto em P&B de uma rua ao por-do-Sol com bastante sombras


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Ela de fato cai para o preto mais rápido, perdendo detalhes em cenas de alto DR.


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Para quem tem Nikon:

Desligando e ligando o ADL no máximo da Nikon, nas situações acima, dá para ter uma ideia/noção (quebra-galho), simulada por software de algo próximo


Mas não é igual...


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