Autor Tópico: FILME 35mm : REVELAÇÃO , CROP (um pouco interessante e óbvio.)  (Lida 1836 vezes)

Pedro Vilas Boas

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 598
é uma coisa que passava despercebido, mas.. obvio.

quando a gente vê as cameras DSLR-LIKE... e que tem uma lente correspondente a 200mm , porem como tem um fator de crop de 1,X (algum numero) , logico que aquela tele "vai muito mais longe" do que se não existisse crop (sensor full frame. Seria o nome?)


então... no filme eu tbm posso fazer isso, não?

eu revelo, vejo aonde eu quero que ele aumente (faça um crop)... e marco.
então ele fará uma revelação só naquele corte que eu quero.

agora...
duvidas.
_____________
| ___________|
| |  crop    |
| |    aqui  |
|_|__________|


exemplo acima.... o frame é o retangulozão.
e o retangulozinho (direita inferior) é o corte q eu quero q ele faça e amplie.

essa revelação será com resolução satisfatoria? ficará , ainda assim , bom?


e isso seria equivalente ao que dizem nas DSLR-Like né?
que diz que a lente é de X mm ... mas como tem um crop .. ela corresponde a uma "tele com maior alcance" , né?
 

-----

revelação.
como se gastam muitos rolos de filme, é preferivel revelar numa filha com as poses em vários quadradinhos ...
numa folha parecida com A4... mas esqueci o nome desse tipo de revelação.

alguém pode me lembrar o nome?

e...
é sempre recomendado fazer 2 ou mais fotografias de uma mesma situaçao, certo?
caso alguma dê problema ou qqr coisa parecida, certo?



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2007, 23:45:49
É isso mesmo. As reflex digitais da Canon tem o fator crop de 1,6x, as Olympus e Panasonic 2x e as demais 1,5x (isso a câmera não sendo full frame). Portanto você tem que multiplicar esse fator pela milimetragem da lente. A sua 50mm f1.4 seria uma opção de qualidade e barata para retratos na digital (já que equivaleria entre 75mm e 100mm)

Essas questões de filme eu não tenho muito conhecimento. Mas quanto a perder qualidade, creio que depende do quanto quer ampliar, da óptica da câmera e do ISO utilizado.

Citar
como se gastam muitos rolos de filme, é preferivel revelar numa filha com as poses em vários quadradinhos ...
numa folha parecida com A4... mas esqueci o nome desse tipo de revelação.

Isso seria em revelação PB?
Tive isso na faculdade, mas não me lembro muito.
O professor apenas fez esse "positivo" (não lembro se foi assim que ele chamou) para os alunos conseguirem vizualizar melhor para poder escolher quais queriam ampliar (pq haja $$ para comprar aquelas folhas com haletos de prata para todas as fotos de todos os alunos rs)

PS: DSRL-like são as ultrazooms (Sony H9, Canon S5 IS, etc) e as prossumers (Fuji S9100, Panasonic FZ50, Sony R1, etc). Portanto não são as reflex digitais :)
Geralmente nas prossumers a milimetragem já vem equivalente e nas ultrazzoms não (vem escrito 6-72, por exemplo, que equivalem 36-432mm)
« Última modificação: 18 de Setembro de 2007, 23:49:23 por pedro_raythz »