Autor Tópico: Como vc guarda seu equipamento?  (Lida 194827 vezes)

Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #75 Online: 23 de Maio de 2008, 17:06:47
Galera!!!
Ressussitando o tópico!!   :clap: :clap:
Muito bem, fico feliz, porque o assunto foi de interesse e utilidade para todos!.
Acabei comprando um higrômetro, SECAR em potes , a caixa plástica já tinha, e banho de sol de vez em quando.  Melhor que isso só numa estufa dos amigos . E usar sempre, claro...

abcs!! :ok:
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Renato Dentello

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #76 Online: 26 de Maio de 2008, 09:02:44
Olá
Faço do jeito que um técnico especializado de uma autorizada me passou, guardo elas no armário em um espaço de mais ou menos 60x60x60, utilizando um lampada de 15W ligada sempre, para manter o ambiente sempre seco (o espaço é todo de madeira, e como essa lampada é bem fraca, não gera calor excessivo, só é o suficiente para acabar com a umidade), fiz há mais ou menos 2 anos e até agora acho que tá dando certo, pois sei de pessoas que guardam de outro jeito e nesse mesmo espaço de tempo já tiveram problemas com fungo ou coisa parecida. Desse jeito vc percebe que o ambiente dentro desse espaço está sempre seco, o que segundo o técnico é o ideal para equipamentos, principalmente objetivas.
Espero ter ajudado


Jovani

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #77 Online: 26 de Maio de 2008, 19:57:49
eai galera..
queria saber se alguem pode dar umas dicas no meu caso.
eu moro na beira da praia, faço fotos de surf,ou seja, não escapo da maresia!!!
qual seria a melhor forma para conservação do meu equipamento?
acredito eu que uma estufa seria a opção, será?

valeuu...
Vendo teleconverter sigma 1.4x para sony/minolta, novo, praticamente lacrado.


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #78 Online: 26 de Maio de 2008, 22:33:54
eai galera..
queria saber se alguem pode dar umas dicas no meu caso.
eu moro na beira da praia, faço fotos de surf,ou seja, não escapo da maresia!!!
qual seria a melhor forma para conservação do meu equipamento?
acredito eu que uma estufa seria a opção, será?

valeuu...

Se fosse você, ia de estufa mesmo. Dê uma olhada na minha acima
Eu moro num lugar muito úmido, 90% no inverno passado


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #79 Online: 28 de Maio de 2008, 11:13:12
Eu tenho opinião que o problema do fungo vai muito além de um simples espaço ou recipiente correto ou não de guardar o equipamento.
Logo de cara a coisa se divide em uma bifurcação:
-Não permitir que o fungo se instale no equipo.
-Mão permitir que o fungo se multiplique no equipo.

Eu prefiro a primeira...ou seja, não levar fungo pra dentro do espaço de guardar.
Esse é o primeiro passo, daí tem muitos cuidados a serem tomados, sem exageros é claro, pois não podemos ficar escravos da coisa.
-Evitar comer e fotografar ao mesmo tempo, manusear o equipo com as mãos cheias de sal ou doce não é legal...então, mãos limpas...
-Limpá-los antes de guardar, tirando suor, impressões digitais, sal, possível ácido úrico, etc.

A guarda em sí, não tem segredo, é só observar as condições mínimas necessárias para "evitar" a instalação dos fungos...
Eu não tenho problemas com fungos, aqui o ar é seco e ventilado, e por isso não me preocupo muito com o assunto, mas se fosse crítico, com muita umidade eu tentaria fazer uma experiência com ausência de oxigênio, ou pelo menos diminuir bastante a presença do oxigênio do local onde se guarda o equipo. Afinal, o que fazem os fabricantes de alimentos perecíveis? Eles retiram o oxigênio da embalagem.
-Nesse tópico, lí que alguns fotógrafos guardam seus equipos dentro de caixas plásticas herméticas, e nesses casos, talvez fosse conveniente fazer uma experiência com uma pequena bomba de vácuo manual, eliminando assim parte do oxigênio.
Tem o custo inical da bomba, acho que umas 100 pilas, e depois nunca mais...
Vale lembrar que, quando se retira parte do ar, se retira junto a umidade, a maresia, etc.
Alguns cuidados se farão necessários, pois eu não saberia explicar o quanto de vácuo nosso equipo suporta, principalmente os LCDs...mas seguramente eles foram desenvolvidos para funcionar nas condições mais adversas possíveis, entre elas os picos elevados ou em vôo sem pressurização.
Obs: Pra retirar parte do ar de uma caixa, basta fazer um furo, bombear o ar pra fora e tampar o furo com uma "rolha" de borracha que vem junto. É muito fácil essa operação...   


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #80 Online: 28 de Junho de 2009, 21:00:37
Ao pessoal que usa antimofo tipo "Secar", vale um lembrete: enrolar o produto em um saco plástico ou deixar dentro de algum pote. Por duas vezes comprei o dito antimofo, e absurdamente o pote estava quebrado/lascado. Mas só percebi quando vi uma pocinha de agua no fundo do guarda-roupa. Para quem coloca o antimofo dentro de uma caixa junto com as lentes,  o cuidado deve ser maior.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #81 Online: 29 de Junho de 2009, 14:18:14
O meu apartamento é muito úmido, não dá para fazer isso. A vez que eu experimentei, funguei a minha 200mm :P
Eu guardo o meu equipamento numa caixa de plástico semitransparente, com tampa, de cerca de 45x40x40cm. Dentro dela ficam todas as minhas lentes, câmeras (já está faltando espaço) e dois potes de antimofo estilo "Secar". Tanto a caixa quanto o antimofo podem ser encontrados em supermercados. Não sei se o antimofo pode ressecar futuramente algum lubrificante da câmera, mas uma coisa é certa: fungo não sobrevive ali dentro :P


HUUMMM..   Já está clareando...
1- Caixa de plástico transparente, dessas muiti-uso, de vários tamanhos, com anti-mofo
2- Estante aberta, ventilada..
3- Tem alguém aqui no MF que guarda em caixa de isopor,  e outro que fez um armário de ferro para remédios, vedado com silicone, e com anti-mofo dentro.

Soluções para apartamento, provável lugar: armários, gavetas, caixas plásticas.  Anti-mofo,  sol, ventilação. 
Claro que cada espaço vai ter a própria solução ideal, mas ainda não vi o consenso geral, só o sílica-gel, anti-mofo, esse acho obrigatório.

abcss

Caro Razinva
Eu guardava na AMAZONIA(morei la 2 anos), dentro de uma caixa de isopor vedada, mas la e umidade minima 95%o ano todo.
No resto dos lugares que tenho morado ou ido para trabalhar nunca nada saiu das malas Tamrac, faço isto dede 1990.
Nunca teve problemas.
La na floresta a galera coloca lampadas ligadas 24hs por dia ,no guardarropa,
para a ropa, sapatos, etc, nao ficar verde,numa semana.
Isso aconteceu comigo assim que cheguei no Para,
ali caiu a ficha que nao ia sobrar nada do equipamento fotografico , que fico salvo no isopor.
Abraço
Angelo.


Duende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 09 de Julho de 2009, 10:36:12
Eu guardo numa caixa transparente com um antimofo... algumas vezes por dia, outras eu deixo ela dormir dentro da bag, que nem é específica para cameras fotográficas...


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #83 Online: 11 de Julho de 2009, 16:55:32
Já mudei para Rio das Ostras, então coloco uma lâmpada de 20w / 220v ligada direto 24hs bem em cima da caixa transparente sem tampa, com as lentes e câmeras também sem tampas, e um pote de SECAR. Tinha dúvida qto ao SECAR estragar alguma borracha das lentes, mas já tive orientação que não há lubrificantes dentro das lentes, é tudo de teflon, pode colocar. E usar sempre que puder, e dar banho de sol de 15 minutos sempre.
Depois coloco as fotos de como ficou minha caixa.
É isso, abraços! :ok:
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


dlima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Amador...por definição aquele que ama fotografar
    • Flickr
Resposta #84 Online: 19 de Abril de 2010, 16:32:55
vou comprar uma caixa semitransparente organizardora e silica em gel.. no mercadolivre tem higrometro com sensor externo e interno, de 35 reais.. E o mesmo modelo que a gente usa em sala de vacinas, na geladeira, pra nao deixar a temperatura e a umidade na geladeira subir muito, entao suponho que funcione.. vou colocar na caixa mesmo e usar o higrometro e a silica pra reduzir a umidade ambiente.. quanto ao sol, s[o pegar a caixa e colocar tudo no sol 1 ou 2 vezes por semana. Acho o armario/estufa uma alternativa muito boa, porem pra quem é profissional mesmo, com muitos anos e muita grana ( do musashi ali tem mais de 100 mil de material... ) investidos.. pra mim, um reles amador que tem 4 ou 5 lentes, acho que a caixa ja esta de bom tamanho.. valeu pelo topico, otimas dicas...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #85 Online: 19 de Abril de 2010, 16:49:38
Já que o tópico foi ressucitado, depois do verão terrivelmente úmido aqui no Sul, terminei minha caixa armazenadora





Higrometros tem vários modelos no DealExtreme. Aí dentro da caixa a umidade está variando entre 20% com sílica bem seca
e 40% quando já começa a ficar rosada. Aí já ponho para secar novamente.

E já fiz também uma caixa fechada com duas lâmpadas UV para dar um "banho de luz" caso o inverno me prive de sol por muito tempo.


« Última modificação: 19 de Abril de 2010, 16:49:59 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #86 Online: 19 de Abril de 2010, 20:35:40
Já que o tópico foi ressucitado, depois do verão terrivelmente úmido aqui no Sul, terminei minha caixa armazenadora



Higrometros tem vários modelos no DealExtreme. Aí dentro da caixa a umidade está variando entre 20% com sílica bem seca
e 40% quando já começa a ficar rosada. Aí já ponho para secar novamente.

E já fiz também uma caixa fechada com duas lâmpadas UV para dar um "banho de luz" caso o inverno me prive de sol por muito tempo

E as cameras?  Em outra caixa?
Gostei da solução para as divisões, pode fazer em EVA, dessas placas coloridas que vendem em papelarias, pode colar umas 2 ou 3 e grudar embaixo com fita adesiva, deve ficar bom...  :ponder:
Deixo a sugestão da lâmpada de 220volts, de 20 ou 15 w, ligada 24hs, que libera um calor pequeno, e consome pouco,  e o higrometro, existem naciionais perfeitos, e baratos, procure em lojas de material eletronico, de som, que eles tem.
abcs!
« Última modificação: 19 de Abril de 2010, 20:46:50 por Razinva »
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


marcoslourenco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Marcos LourencoStudio
Resposta #87 Online: 19 de Abril de 2010, 23:50:26
Eu deixo o equipamento em prateleiras de madeira as amquinas ficam em cima de saquinhos de silica gel é o que tem dado certo pra mim até agora.
MarcosLourenco


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #88 Online: 25 de Abril de 2010, 17:47:27
Quem mora em casas com umidade, precisa realmente tomar cuidado com isso, pois o mofo domina tudo.

Eu deixo todo o equipamento dentro de uma mochila Alhva Aventura, com cerca de 500g de sílica gel azul dentro. Isso já faz uns 4 anos, nunca tive fungos nas lentes, mas a cada mês eu seco a sílica no forno ou em uma panela, e sempre que faço saídas em lugares úmidos como florestas, deixo as lentes no sol.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #89 Online: 25 de Abril de 2010, 18:05:25
Em um tanque hermético preenchido com atmosfera de argônio superseco. =)
Vácuo é coisa de principiante.

:P