Autor Tópico: Nikon f/1.4 ou Sigma f/1.4  (Lida 1605 vezes)

msuar

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 02 de Novembro de 2007, 10:44:57
Possuo uma D80 e estou querendo compra uma lente fixa. Estou em dúvida entre a Nikon 50mm f/1.4 e a Sigma 30mm f/1.4. Alguém poderia me ajudar?

Agradeço antecipadamente


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2007, 12:36:34
Humm... são lentes bem diferentes, com ângulos de visão bem distintos. Falando mais sobre a aplicação e menos sobre a marca de cada uma, diria que para uso diário uma 30mm é melhor, pois a 50mm fica muito "fechada".


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2007, 14:26:57
A 30mm é uma Normal na digital. Muito útil.


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2007, 14:59:30
não falando de ótica tb... acho mais interessante a 30mm na digital do que a 50mm, diria que até no filme eu ainda pegaria uma 40mm pancake da pentax, isso também devido ao meu gosto por grande angulares  :)

Marcelo - POA/RS



msuar

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2007, 23:44:05
Em termos de aplicação, realmente não tenho dúvida que optaria pela 30mm. Minha dúvida é justamente em relação a ótica da 30mm. Vi alguns reviews de usuários dela que me deixaram um pouco em dúvida.
Os reviews da Nikon de 50mm foram bem mais positivos


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2007, 00:34:32
Oi msuar,

para mim, uma das principais razões para se comprar uma Nikon foi usar lentes Nikkor. A outra foi a F2, uma câmera pela qual sou apaixonado desde criança.

Quando comprei uma F2A (hoje tenho toda a família F2 - meterless [finder DE-1], F2A e F2AS) o vendedor me enviou uma Vivitar 70-210/4.0 Serie 1 com fungos. Joguei fora, nem quis saber de mandar arrumar. Simplesmente não valia a pena em termos de custo. Não é esnobismo, não, por favor. Ela chegou a ser uma objetiva conceituada como todas da Serie 1 da Vivitar. Mas não é uma 80-200/4.5 da Nikkor, não adianta.

Quando usava Canon, comprei uma Sigma 90/2.8 macro. Boa lente, competente. Mas suas fotos nunca foram tão nítidas quanto as que eu fazia com minhas lentes Canon, que eram as seguintes: 55/1.2 SSC, 35-70/3.5-4.5 (um zoom oficialmente ordinário mas que fazia excelentes fotos), e um zoom 70/210/4.0.

Tanto Canon quanto Nikon são, primariamente, produtores de... lentes. A Canon para a indústria da TV e a Nikon para microscópios/laboratórios e afins. Elas entraram no ramo de máquinas fotográficas para vender lentes também. O que elas têm de bagagem na produção de ótica de precisão não tem valor. E essa experiência é aplicada mesmo nas suas lentes mais "ordinárias".

Por isso não dá pra comparar a qualidade de uma lente Canon ou Nikkor com as alternativas em termos de qualidade ótica. As alternativas são muito boas, mas não são ótimas. Ao longo da vida eu tive a chance de comprar uma Nikkor 85/1.4 D. É uma lente simplesmente fantástica, acredito que a mais nítida que já usei. Ela foi desenhada para ser nítida até aberta. Para você ter uma comparaçnao,aqui vai uma foto feita com ela e outra feita com a Sigma 90/2.8 macro, ambas em sua abertura máxima:

Nikkor 85/1.4D:

http://newton-i.usefilm.com/images/4/9/1/2/4912/1257603-large.jpg

Sigma 90/2.8 macro:

http://newton-i.usefilm.com/images/2/2/3/5/2235/572301-large.jpg

Canon 35~70/3.5~4.5 (o zoomzinho "vagabundo"...):

http://newton-i.usefilm.com/images/5/1/7/8/5178/1325610-large.jpg

Acho que as imagens falam por si só.

Se sua dúvida se baseia unicamente em qualidade ótica, fique com a Nikon. A 50/1.4D, inclusive, é excelente mesmo totalmente aberta, mas na D80 ela funcionará como uma 75mm devido ao fator de crop.

Agora, se fatores como o ángulo e o custo tiverem um peso importante, a Sigma pode ganhar espoço. Uma outra opção, dentro do universo Nikkor é uma 28/2.8 ou uma 35/2.8. Não sei nas AF, mas existem 28/2.0 e 35/2.0 e 1.4 nas MF (AI e AIS), mas na D80, com elas, você perde a fotometragem e o foco, claro, é só manual.

Se para o tipo de foto que você pretende fazer a 50/1.4 se encaixar (retratos, moda, reportagem de rua mais "fechada"), essa é uma escolha da qual você não vai se arrepender.

Abraço,

José Azevedo


msuar

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2007, 00:07:34
Azevedo,

Antes de mais nada gostaria muito de te agradecer por sua paciência e boa vontade de responder meu tópico com tantos detalhes. Suas colocações fazem total sentido. Mas como falei anteriormente, minha tendência pela Sigma, deve-se muito mais pela amplitude de aplicações que terei com ela do que com uma 50mm que com o fator de crop chegará a 70mm. E minha maior utilização com ela será em pequenos shows onde o espaço interno será um grande limitador.
De qualquer maneira te agradeço e quando possível posterei algumas fotos.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2007, 23:19:57
Oi msuar,

não tem de quê, a gente está aqui para trocar experiências, idéias e conhecimento.
Nesse caso o negócio é ir com a Sigma mesmo. Ou, como opção, usar um zoom, por exemplo, 18-35 ou 55 (são os de kit?) e jogar com o ISO até onde o ruído não for muito grande.
Outra coisa: nas pouquíssimas fotos de show que já fiz, os spots/luzes de palco geraram velocidades e aberturas bem boas para filme ASA 400, por exemplo.
Por isso, a menos que os shows que você pretende fotografar sejam mais intimistas, em casas onde a iluminação seja realmente básica/fraca, eu consideraria um zoom em nome da versatilidade que eles permitem.
Boa sorte e mostre suas fotos, sim, por favor! É sempre um prazer ver fotos do pessoal daqui. Se você quiser ver mais minhas, por favor acesse http://www.usefilm.com/photographer.asp?ID=55356 .

Grande abraço,

José Azevedo


Marcelo K Motozono

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 917
Resposta #8 Online: 05 de Novembro de 2007, 07:15:11
olá

vejo muita gente insatisfeita com a Sigma 30mm F1.4 DC pela net...a nikkor 50mm F1.4 é excelente...tenho uma e nao tenho do que reclamar.


abraço!