Finalmente tirei as fotos!!
Bom primeiro uma pequena explicação de como funciona o obturador.
O plug a ser usado é este:

Reparem que ele é menor que um plug estéreo de headphone. O meu eu usei de um adaptador para viva voz antigo de celular. Minha mãe estragou o viva-voz, aí eu aproveitei o fio. Para "bypassar" todas as quebras que já deviam existir no fio eu cortei ele bem curto, o que não importa muito, pois vou usar para modo BULB e não para tirar fotos de mim mesmo! hehe
O esquema elétrico é o seguinte:

Reparem que a chave do Foco deve ser do tipo push-pull, isto é, quando vc aperta ela fecha o contato e quando aperta de novo ela abre. A do obturador pode ser do tipo NA. Isto é, normalmente ela fica aberta e fecha o contato enquanto vc estiver pressionando-a, abrindo assim que se solta.
A chave que mantém as cortinar abertas é a do Foco e não a do obturador como eu pensava. Quero dizer que para tirar a foto em modo bulb você deve fazer o seguinte:
1. Fechar o contato FOCO (como se pressionasse o botão do obturador até a metade na cam)
2. Manter este contato fechado
3. Fechar o contato OBTURADOR (este pode ser aberto depois)
4. Aguarde o tempo necessário
5. Abra o contato FOCO (apertanto novamente a chave).
O MEU PROJETOPor questões práticas utilizei 2 chaves do tipo push-pull, pois já possuia algumas em casa e eram as mais robustas. Uma chave foi retirada de uma sucata de computador (chave grande, branca, do foco) e a outra nem lembro de onde foi tirada (chave vermelha, obturador).
Estas chaves são facilmente encontradas em lojas de eletrônica e você também pode utilizar chaves com hastes em vez de botões. Eu prefito de botão para este caso.
Para acomodar o circuito utilizei uma simples caixa de filme fotográfico, acredito que todos tenham aos montes em casa!! hehe Esta foi uma escolha visando praticidade por alguns motivos:
- A caixa é leve e compacta
- Pode ser furada sem necessitar de furadeira (usei um canivete e uma tesoura com ponta)
- Acomodava bem as chaves.
A montagem1. Primeiro fiz um furo na parte inferior da caixa por onde passei o fio.
2. Soldei os fios às chaves .
Não importa polaridade, o cabo vem com 2 pares de fios, conecte cada par à uma chave. Caso queira descobrir qual par se conecta com qual parte do plug utilize um multímetro ou simplesmente conecte o plug na câmera e faça as conexões com curto-circuito.3. Fiz 2 furos na tampa da caixa por onde passariam as chaves.
Essas chaves geralmente vêm com uma rosca para se prenderem as superfícies firmemente. Eu perdi a rosca da minha e a grande não tinha. Para superar isso coloquei um pedaço de rolha de garrafa no fundo da caixa e a chave pequena ficou "montada" na outra. Tosco, mas funcional!4. Montei tudo e pronto!! hehe
As fotos

É isso! Espero que tenham gostado. Não fiz um passo-a-passo muito "mastigadinho" pq o esquema é bem simples e cada um pode criar a sua solução. Dêem uma olhada aqui tb:
http://www.flickr.com/groups/400d/discuss/72157601379492058/Abração!