Bom galera, já estava com essa idéia na cabeça faz tempo.
Surgiu a oportunidade de usar um filtro emprestado e realizei a tentativa.
A idéia é utilizar 2 filtros PL-C sobrepostos para que, ao girá-los obtenha-se uma diminuição grande da quantidade de luz incidente na mídia (sensor ou filme). Ou seja, ter todos os filros ND rapidamente.
Se os filtros fossem polarizadores não-circulares essa incidência poderia ser levada a 0, seria como uma tampa na frente da lente. Com dois circulares o máximo que consegui foi o mostrado abaixo.
As fotos foram feitas com uma lente Canon 35-80mm III, que peguei emprestada da cam analógica do meu amigo. Além disso o ISO tava em 800, por isso a qualidade da imagem não tá lá essas coisas.
Bom, o teste (clique na imagem para ver ampliada):

Exposure: 1/250
Aperture: f/5.6
Focal Length: 32 mm
ISO Speed: 800

Exposure: 1/25
Aperture: f/5.6
Focal Length: 28 mm
ISO Speed: 800
Exposure Bias: 0/3 EV
Reparem na diferença absurda na velocidade usada, de 1/250 sem nada para 1/25 com os filtros.
Eu não tive mt chance de escolher local e uma composição bonita, além disso o sol tava bem baixo e eu aproveitei a sombra de um poste como parasol, pq se mirasse um pouco mais a frente na rua dava de cara com o sol.
Além da diferença na velocidade notei um ganho alto nos azuis, talvez pela qualidade de um dos filtros que, ainda por cima eram de marcas diferentes (o meu Tiffen e o S&K do meu amigo).
Bom... Comentários?! Leo?!